A Atlântico Business School, à luz do conceito de “Business School” que a caracteriza, mantem uma ligação próxima com o meio empresarial, extremamente forte e diversificada, geradora de dinâmicas a diversos níveis. O apoio ao empreendedorismo foi, desde a constituição da empresa em 1990, uma das suas grandes apostas, dando-se particular relevo ao programa JEEP – Jovens Empresários de Elevado Potencial, uma iniciativa pioneira na área do empreendedorismo nacional. Este programa apresentou até 2005 diversas edições organizadas quer pela Espaço Atlântico (entidade instituidora da Atlântico Business School), quer pela ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), com resultados francamente positivos e uma ampla notoriedade e reconhecimento dos seus méritos.
Entretanto, o relacionamento com o meio empresarial envolvente intensificou-se, em 2008, com a criação do NPME (Núcleo de Apoio à Gestão de PME), que passou a centralizar a área de Investigação Aplicada. Este núcleo mantém uma intensa atividade de Consultoria, dirigida essencialmente a pequenas e médias empresas, desenvolvida em cooperação com associações e outros parceiros.
Assim, e dando continuidade à atuação da Atlântico Business School no campo do empreendedorismo, foi criada em 2020 uma Incubadora de Empresas: Atlântico Business School – Centro de Negócio, Tecnologia e Incubação Empresarial, também designada por Centro de Incubação Atlântico. Em Fevereiro de 2020 obteve a certificação nos termos previstos na Portaria nº 344/2017 de 13 de novembro, e integrou a Rede Nacional de Incubadoras.
O principal objetivo desta Incubadora, é a promoção e acompanhamento dos empreendedores, disponibilizando-lhes meios e apoios que lhes permitam transformar os seus projetos inovadores, ou as suas ideias de negócio, em realidades empresariais.
É ainda objetivo da Incubadora a promoção da interação entre o meio empresarial e as instituições de ensino e de investigação e desenvolvimento, com vista a usufruir de vantagens, sinergias e complementaridade que daí decorrem.
O Centro de Incubação Atlântico possui dois núcleos de incubação: um núcleo em Vila Nova de Gaia localizado no Edifício Heliântia – Av. dos Sanatórios, Valadares, e um núcleo no Porto no edifício de escritórios do Centro Comercial Brasília – Praça Mouzinho de Albuquerque – 6º andar
O Centro de Incubação Atlântico presta serviços de apoio às empresas e ideias incubadas que comtemplam:
- Espaços para incubação física (gabinetes ou co-working) ou virtual
- Orientação técnica na fase de implementação e desenvolvimento da ideia ou de arranque da empresa
- Apoio à criação da empresa
- Domiciliação fiscal
- Consultoria especializada e outros serviços especializados