Em clima de preparação para o início do ano letivo, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lançou um comunicado relativamente à receção dos novos estudantes no ensino superior.
Como não nos poderia ser indiferente, eu, Francisco Cabral Nascimento venho por este meio, elucidar o nosso corpo estudantil sobre os temas retratados nesse mesmo comunicado:
Devido à situação em que se encontra atualmente o nosso país e às medidas que foram implementadas relativamente à pandemia associada à COVID-19, é importante ter em mente que serão tomadas medidas de segurança e proteção para salvaguardar os nossos alunos no que diz respeito às atividades letivas e não letivas no ano letivo 2020-2021.
Queremos que os nossos alunos se sintam integrados e bem-recebidos acima de tudo e, por esse motivo, as atividades de praxe académica na nossa instituição não serão suspensas.
No entanto, em momento algum serão toleradas manifestações de abuso, humilhação nem subserviência.
Este tipo de ações e situações devem ser combatidas quer pelos estudantes, quer pelo corpo de docentes da instituição, independentemente de ocorrerem dentro ou fora da instituição.
É imperativo que a receção aos novos alunos ocorra em moldes que demonstrem as vantagens da formação superior para o seu futuro, as mais-valias de uma sociedade baseada no conhecimento e o desafio da investigação científica.
Neste novo ano, as orientações das autoridades de saúde sobre o adequado funcionamento das atividades letivas e não letivas devem ser cumpridas com o todo o rigor, limitando a organização de ajuntamentos de estudantes, festas e outras receções.
A realização de práticas e iniciativas de receção e integração dos novos alunos deve ser estimulada e promovida, no entanto, sempre respeitando as normas de segurança sanitária e de prevenção à propagação da pandemia, envolvendo a atenção reforçada da nossa associação de estudantes e da Atlântico Business School.
No que diz respeito à nossa instituição, estaremos sempre alerta e disponíveis para ajudar os nossos alunos e para lhes proporcionar a melhor experiência possível na sua entrada para o ensino superior.
Se quiser consultar o comunicado na sua integra, pode visitar a seguinte página: https://www.abs.pt/wp…/uploads/2020/10/carta-praxes.pdf
Cumprimentos,
Francisco Cabral Nascimento.