Departamentos

GABINETE DE INSERÇÃO ATIVA

O Gabinete de Inserção Ativa (GIA) tem como objetivo principal desenvolver a ligação entre os alunos e o meio empresarial, promovendo, quer ao longo de cada percurso formativo, quer após a sua conclusão, experiências profissionais gratificantes. O GIA leva a cabo diversos programas de acompanhamento de alunos na procura ativa de emprego, como sejam a orientação profissional, a prestação de informação, a promoção de estágios, entre outros.
O Gabinete tem como funções:

  • Apoiar a realização do estágio curricular obrigatório;
  • Reunir e divulgar informação sobre estágios disponíveis;
  • Celebrar protocolos de cooperação com empresas empregadoras;
  • Promover apresentações de empresas na escola;
  • Manter bases de dados dos alunos atualizadas de acesso restrito.

A ABS tem disponibilizado às empresas uma base de dados dos finalistas dos cursos, tendo como objetivo maximizar as alternativas de emprego apresentadas aos alunos e colaborar com o mundo empresarial, dando às empresas a oportunidade de obter, de forma rápida e eficiente, os recursos humanos com o perfil pretendido. Se associarmos à atuação dinâmica do Gabinete de Inserção Ativa, o facto de o último ano ser constituído por projetos desenvolvidos em empresas na disciplina Estratégia Empresarial e por um Estágio Curricular, compreende-se porque é que nos últimos anos a taxa de colocação dos finalistas dos cursos da escola no mercado de trabalho é de 100%.

GABINETE DE AÇÃO SOCIAL

O Gabinete de Ação Social Escolar (GASE) tem como objetivo principal apoiar os alunos carenciados que pretendam vir a beneficiar de condições preferenciais na frequência dos cursos, nomeadamente na isenção ou redução de propinas, preços especiais na aquisição de material de estudo e em atividades promovidas pela escola.

PSICOLOGIA

Este serviço apresenta duas modalidades de intervenção:

Intervenção por turma – dinâmica de grupos:

  • Integração na vida académica – no inicio de cada ano letivo e para todos os novos alunos são dinamizados workshops e atividades cujo objetivo é facilitar a integração, autonomia e aprendizagem, para assim minimizar as potenciais dificuldades que possam surgir na entrada de um novo ciclo de ensino;
  • Intervenção continua (intervenção por turma) – em sessões de grupo/turma são realizados workshops e treino de competências sobre temas de ordem relacional (social, familiar, laboral e académica) e situações de avaliação e stress. Por norma esta sessões prevalecem no 1º semestre dos cursos e poderão ocorrer 1 vez por semana.

Intervenção para a comunidade ABS

  • Consulta Psicológica de Adultos – por marcação
  • Dinamização de variados workshops subordinados a diferentes temas, tais como, violência no namoro, sexualidade, redução de riscos no uso de substâncias e outros materiais de apoio ao estudo e gestão de tempo, entre outros.

O plano de atividades deste serviço não é estanque pelo ao longo do ano letivo e de acordo com as necessidades diagnosticadas, poderão ser definidos outro tipo de intervenções, tais como individuais, familiares, apoio na orientação vocacional e de carreira, etc..

GABINETE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O Gabinete de Relações Internacionais é responsável pelo apoio às políticas e atividades internacionais gerais, monitorizando o desenvolvimento de todas as iniciativas relacionadas com a internacionalização do ensino, nomeadamente no âmbito da cooperação e mobilidade académica, e promovendo e incrementando os acordos de colaboração e programas de intercâmbio com universidades e escolas secundárias estrangeiras.
Anualmente, este gabinete realiza mais do que uma visita a Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné estando a alavancar as suas atividades com outras instituições de ensino superior, escolas secundárias, associações empresariais, entidades empresariais, entre outros.