Entidade Instituidora

A Espaço Atlântico foi criada em 1990, no âmbito do então Grupo Banco Português do Atlântico (BPA), com o objetivo de se constituir como uma verdadeira Escola de Negócios, sedeada no Norte do País, e fundamentalmente vocacionada para as áreas Financeira, Fiscal e de Comércio Internacional, em que as preocupações de qualidade e modernidade do Ensino fossem relevadas. Esta Escola de Negócios deveria funcionar como pólo aglutinador de competências académicas e empresariais, promovendo um salto qualitativo para o tecido empresarial português.

Atualmente, a EA pretende ser uma Escola Total de Gestão, constituindo-se num espaço familiar onde a aprendizagem contínua se estende ao longo da vida. A empresa tem como Missão oferecer formação de forma modular e planeada, no sentido de permitir que cada aluno, ao longo da vida, possa escolher aquilo que quer aprender e de que forma pretende aprender, em que momento quer aprender e com quem pretende aprender, sendo todo o processo de aprendizagem feito de forma absolutamente sinergética e integrada.

Como Princípios delineadores da sua atividade a EA procura:

  • Dinamizar um ecossistema baseado no poder de interatividade e de cooperação do e-Business;
  • Fomentar uma cultura organizacional de e-Business sustentada em valores de confiança e em estratégias de inovação;
  • Desenvolver uma estratégia de e-Business inspirada e focalizada no Cliente;
  • Implementar processos e sistemas de e-Business para transformar os dados em informação, conhecimento e estratégias de excelência;
  • Construir uma arquitetura tecnológica para suportar e dinamizar a estratégia de e-Business.

Os Valores assentam em quatro pressupostos chave: Excelência, Rigor e Qualidade na formação ministrada, Inovação e Responsabilidade.

Hoje, a Espaço Atlântico desenvolve-se em torno de quatro vetores essenciais, com um funcionamento autónomo, mas sinergético:

  • A Formação de caráter Académico, conducente a Grau ou profissionalizante, corporizada na Escola Superior de Negócios Atlântico;
  • O 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário, no CH (Colégio Heliântia);
  • A Qualificação e a Formação, estruturante e especializada, não conducente a Grau, destinada a pessoas individuais ou a empresas e seus quadros, organizada em torno do CDC (Centro de Desenvolvimento de Competências);
  • A Consultoria e Investigação Aplicada, incluindo as atividades de Investigação e Desenvolvimento, centralizada no NPME (Núcleo de Apoio a PME).

ESQUEMA DAS ÁREAS DE ATIVIDADE DA ESPAÇO ATLÂNTICO