FAQ

Fui aceite na ABS. E agora?

Olá! Sê bem-vindo à ABS!

A ABS oferece um conjunto de serviços e ferramentas que vão facilitar a tua rápida introdução/integração na vida universitária. Não deixes de participar nas atividades académicas promovidas pela ABS e a nossa Associação de Estudantes. Para descobrir mais, consulta o nosso Guia de Estudante ou envia e-mail para geral@abs.pt. Boa sorte!

Quando começa e termina o ano académico?

O ano letivo na ABS começa a meados de setembro e finaliza no final de junho. Ocorrendo ainda a Época de Exames e a Época Especial de Exames. Podes sempre consultar o Calendário Académico do Guia de Estudante bem como o site www.abs.pt.

Como sei as datas dos momentos de avaliação?

O Estudante tem acesso ao calendário Escolar onde constam as datas de Exames. Por outro lado, no horário do Moodle vem discriminado as datas dos momentos de avaliação contínua.

O que é a nota mínima?

Segundo o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos – RAC, para cada momento de avaliação com um peso superior a 10% na classificação, existe uma nota mínima que, não sendo explicitada pelo docente na ficha da unidade curricular, é definida em 6,0 valores.  Se o Estudante não atingir terá que se submeter ao Regime de Avaliação por Exame.

Se não puder ir a um teste de avaliação o que posso fazer?

Segundo o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos – RAC, em casos devidamente justificados, com a anuência do Docente, a Direção pode aprovar a realização de uma 2ª chamada para qualquer um dos momentos de avaliação, incluindo para Componentes do Regime de Avaliação Contínua, sujeitas ao pagamento da Taxa de 2ª Chamada em vigor.

Se não conseguir entregar um trabalho na data limite o que acontece?

Segundo o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos – RAC, para efeitos de harmonização de procedimentos e para prossecução de políticas definidas pelo Instituto, os trabalhos deverão ser entregues até à data estipulada pelo docente, sob pena de sofrerem uma penalização que, não sendo explicitada na ficha de unidade curricular, é definida em 20% (com um limite máximo de atraso de 5 dias corridos).

Quantas épocas de avaliação existem?

Segundo o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos – RAC, nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e nos cursos conducente ao Grau de Licenciado existem quatro Épocas de Avaliação, com diferentes Regimes de Avaliação:

  • Época Normal (Regime de Avaliação Contínua e Regime de Avaliação por Exame);
  • Época de Summer Term (Regime de Avaliação por Exame);
  • Época de Recurso (Regime de Avaliação por Exame);
  • Época Especial (Regime de Avaliação por Exame).

Nos cursos de Pós-Graduação, MBA e nos cursos conducente ao grau de Mestre existem três Épocas de Avaliação:

  • Época Normal (Regime de Avaliação Contínua e Regime de Avaliação por Exame);
  • Época de Recurso (Regime de Avaliação por Exame);
  • Época Especial (Regime de Avaliação por Exame).

Porque é que a Unidade Curricular de opção não vai funcionar?

Anualmente, o Conselho Técnico Científico decide quais as unidades curriculares de opção que decide oferecer em cada curso, podendo manter unidades curriculares de anos anteriores ou criar unidades curriculares novas.

As unidades curriculares de opção cujo número de estudantes não atinja o limite mínimo, poderão não funcionar, podendo os estudantes ser transferidos para outra unidade curricular de opção, de acordo com as suas escolhas e o número de vagas disponíveis em cada turma ou frequentar a unidade curricular em conjunto com a turma do regime de ensino à distância (nos casos em que este existe).

Os estudantes que tenham escolhido uma unidade curricular de opção cujo número de vagas tenha ultrapassado o limite máximo, serão colocados noutra unidade curricular de opção, de acordo com as suas escolhas e o número de vagas disponíveis em cada turma.

O que fazer para entregar justificação de teste junta da Entidade Patronal?

Os estudantes poderão requerer junto dos Serviços Académicos ou junto do Docente aquando a realização do teste de avaliação.

O que são créditos ECTS?

O ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é um instrumento utilizado para avaliar o volume de trabalho que desenvolves numa unidade curricular do teu curso, facilitando o reconhecimento do teu trajeto académico em Portugal. Poderás obter mais informações no Regulamento de Aplicação do Sistema de Créditos Curriculares.

Quero-me candidatar a uma Bolsa de Estudo. O que devo fazer?

A ABS auxilia no processo de obtenção de Bolsa de Estudos para alunos nacionais através dos Serviços Académicos. Deverão ser apresentados os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão
  • Declaração do IRS do ano civil anterior ao início do ano letivo a que se refere a candidatura
  • Declaração do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ou a caderneta predial do imóvel utilizado como habitação própria e permanente do agregado familiar
  • Saldo das contas bancárias à ordem e a prazo
  • Comprovativo do IBAN com identificação do titular da conta

Preciso de Alojamento. A ABS pode ajudar-me?

A ABS não é responsável por conseguir nem gerir o alojamento para os alunos. No entanto poderá orientar o aluno para alojamentos de parceiros, caso haja disponibilidade. No entanto aconselhamos o Programa Aconchego para uma alternativa ao alojamento. Podes consultar as condições do programa aqui.

Sou um aluno estrangeiro. Como faço com os vistos?

A ABS não se responsabiliza com a obtenção dos vistos de estudante. Apenas poder ser fornecida uma ajuda e uma orientação para o estudante obter o visto.

Posso estudar dentro da ABS?

Sim, a ABS dispõe de uma biblioteca e de uma sala para estudantes para que estes possam realizar trabalhos e estudarem quando precisam. Além disso, existe a opção de requisitar uma sala de aula mediante a disponibilidade da mesma.

Onde posso comer na ABS?

Dispomos de uma cantina gerida pela empresa “Angels Approach” que disponibiliza pequenos almoços, almoços, lanches…

O que é o Provedor do Estudante?

O Provedor do Estudante é um órgão que tem como missão:

  • Defender e promover os interesses legítimos dos estudantes da Escola Superior de Negócios Atlântico;
  • Atender e analisar as reclamações e sugestões dos estudantes, relativas ao funcionamento do instituto, apresentado relatórios com propostas de soluções;
  • Reger-se por princípios de neutralidade e confidencialidade.

Acabei o curso. E agora?

A parte difícil está para trás. Agora que tens as ferramentas para o sucesso o mundo é teu! A ABS dispõe do Gabinete de Inserção Ativa que auxilia na procura de emprego, preferencialmente, na área.

Gostava de participar em projetos fora do âmbito académico. Na ABS é possível?

Claro que sim! A ABS orgulha-se da organização anual do Atlântico Business Summit e de uma Feira de Empresas onde os alunos apresentam as empresas correspondentes aos seus locais de estágio. Contamos também com a realização de concursos ao longo do ano académico aos quais todos os alunos são convidados a participar.

Gostava de viver uma experiência académica no estrangeiro. É possível?

Claro que sim! ABS dispõe de um programa de Erasmus. Podes consultar as condições de ingresso no nosso Guia de Estudante, aqui ou mandar e-mail para geral@abs.pt para mais informações.

Tenho uma ideia para um negócio. Podem-me ajudar?

Claro que sim! A ABS dispõe de Think Tank promovida internamente e composta por duas associações empresariais, a Atlântico Business Center (ATLBC) e a Associação para o Desenvolvimento de Consultoria Aplicada em Ciências Empresariais (ADECE) que auxiliam no desenvolvimento de um plano de negócios e a implantação de ideias de negócio.

Como posso manter-me a par da vida da ABS?

Para acompanhares todas as notícias e novidades relativas à ABS basta seguir-nos nas redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, recebendo a nossa newsletter ou então consultando o site para novidades.