Instalações e Recursos Materiais

 Escola Superior de Negócios Atlântico (ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL) está sedeada num Edifício emblemático, o Edifício Heliantia, considerado Imóvel de Interesse Público pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e pelo IPPAR, tendo sido considerado uma das 7 Maravilhas de Gaia. Para além desse facto, encontra-se enquadrado num ambiente onde predominam os pinheiros e o mar. 

ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL tem também instalações no Porto, na Rotunda da Boavista e gere um ninho de Empresas e uma residência universitária na Rua de Belos Ares, na zona da Boavista. 

Tanto a Sede como o polo no Porto dispõem de excelentes condições para a atividade do ensino, incluindo todos os equipamentos e sistemas de informação. 

SEDE

A ABS está sedeada num Edifício emblemático, o EDIFÍCIO HELIÂNTIA (EH), em Vila Nova de Gaia. O Edifício tem uma área global de 2500 m2 e está envolvido por um terreno que totaliza 12.022 m2.

O Edifício de planta retangular possui quatro pisos com pé direito duplo e uma cobertura plana revestida por lajes de betão. O EH é circundado por espaçosas varandas (5 metros de largura) com vistas para o mar, abertas e sobrepostas nos diferentes pisos. As varandas são ornadas com girassóis, planta (do grego: hélios-sol e anthos-flor) que está na origem do nome do EH. Concebida em função da luz solar, as fachadas Nascente e Poente apresentam balcões sobrepostos verticalmente e os amplos degraus da fachada Sul recebem diretamente a luz solar.

No interior do EH, existe uma escadaria principal e as grades de um antigo elevador, onde o principal elemento decorativo é também o girassol, presente ainda em outros locais, tais como nas molduras da porta da entrada, em candeeiros de teto e mosaicos no pavimento.

Voltado para o mar, no extremo do pinhal de Francelos, o EH foi originalmente concebido para ser uma clínica de tratamento helioterapêutico. Projetada pelo Arq.º Francisco de Oliveira Ferreira, a Clínica Heliântia foi concebida de acordo com os modelos de clínicas da Suíça, e edificada segundo os moldes mais exigentes da tipologia arquitetónica, afirmando-se na arquitetura contemporânea e influenciando outros projetos nacionais.

O Edifício Heliântia revela-se uma peça arquitetónica duplamente interessante. Em primeiro lugar porque o seu programa técnico-formal representa o eclodir de uma das primeiras manifestações da modernidade (tornando-se num dos primeiros exemplares onde se utilizam as estruturas de cimento armado), particularmente no norte do país; em segundo lugar porque, relativamente ao conjunto da obra assinada por Oliveira Ferreira, estamos perante uma obra de síntese onde confluem soluções inteligentes e sensíveis que até aí se encontravam dispersas e subaproveitadas.

A Clínica Heliântia foi inaugurada, em 1930, pelo Dr. Joaquim Ferreira Alves e constitui, para além de um marco na história da arquitetura moderna no Norte de Portugal, uma referência em termos de práticas medicinais.

Passados alguns anos de abandono, o imóvel foi adquirido pelo BPA, tendo, em 1990, sofrido uma profunda remodelação do seu interior, tendo sido adaptado ao uso exclusivo para um espaço cultural e Instituição de Ensino (IESF). Têm sido, entretanto, introduzidas benfeitorias e adaptações a novos formatos de formação, bem como obras de conservação, sempre que necessárias. Em 2002, o espaço foi readaptado de forma a adequar o edifício às novas realidades em termos de tecnologia de informação. Aproveitou-se também para criar novas salas de aula.

 

O Edifício Heliântia está classificado como MONUMENTO DE INTERESSE PÚBLICO, desde 2013, e mantém com o território circundante e com a orla marítima uma relação peculiar e privilegiada. De acordo com a Portaria n.º 210/2013, a sua classificação “reflete os critérios … relativos ao valor estético, técnico e material intrínseco do bem, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística, à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva e à sua importância do ponto de vista da investigação histórica e científica”.

O Edifício Heliântia é conhecido e reconhecido por uma vasta maioria da sua população de Concelho de Gaia. Em 2014, foi considerado uma das 7 MARAVILHAS ARQUITETÓNICAS DE GAIA. Em 2016, o EH foi um dos 51 locais abertos ao público no âmbito da 2ª edição do Open House Porto, tendo, nos 2 dias do evento, recebido mais de uma centena de visitantes. O Open House Porto é uma coprodução anual da Casa da Arquitetura e da Trienal de Arquitetura de Lisboa, com a parceria das Câmaras do Porto, Gaia e Matosinhos, que pretende dar a conhecer à comunidade projetos de arquitetura de elevado interesse público.

 

O Edifício Heliântia encontra-se enquadrado num AMBIENTE onde predominam os pinheiros e o mar, convidando à calma, ao estudo e à reflexão, sem, no entanto, se encontrar demasiado afastada dos principais eixos viários. O EH dispõe de amplos espaços verdes, com manutenção diária, que podem ser usufruídos por estudantes e docentes.

Os ACESSOS ao Edifício são rápidos, dada a sua proximidade de eixos viários de grande importância, como são o IC1, para além da proximidade (cerca de 200 metros) de uma Estação de Caminho de Ferro da Linha do Norte (Francelos), e serviço de transportes coletivos rodoviários assegurado.

O Edifício dispõe de PARQUE DE ESTACIONAMENTO próprio, circundando o Edifício.

O Edifício Heliântia está equipado com central telefónica, rede informática, WI-FI, aquecimento central alimentado por uma caldeira a gás, gerador de emergência acionado por motor a diesel, sistema de deteção e ataque contra incêndios e ainda sistema geral e alarme contra roubos.

O Edifício dispõe de PLANO DE EMERGÊNCIA, com todas as necessárias condições de segurança, devidamente auditadas pelos técnicos oficiais. Todos os pisos do Edifício dispõem de sanitários apropriados e estão servidos por espaços/salas de arquivo.

As instalações do BAR e da CANTINA dispõem de uma ótima localização, com um terraço com vistas para o mar, onde, no Verão, é tentador conviver e descansar.

As SALAS DE AULA ocupam uma área de mais de 600 metros quadrados. A maioria das salas é de média dimensão (35 a 45 m2), dispondo de grande luminosidade. Os acessos às Salas são simples, através de escadas ou de elevador.

A ABS dispõe de uma ampla Secretaria para atendimento aos Estudantes e Docentes, com serviços de Reprografia (fotocópias e de encadernação). Existem 7 salas de aulas teóricas, uma sala de informática e um Auditório. Os Estudantes podem dispor da biblioteca com uma sala de apoio, várias salas de estudo e uma sala para a Associação de Estudantes. Os Docentes dispõem de vários gabinetes, de uma sala de apoio e de uma sala de reuniões. A ABS utiliza vários gabinetes para a Direção e restantes colaboradores.

INSTALAÇÕES DO PORTO

A EA possui um polo no CENTRO DA CIDADE DO PORTO (Rotunda da Boavista), junto a inúmeros pontos de paragens de autocarros e a uma estação central de metro, ocupando a totalidade do 6º piso do Centro Comercial Brasília. A área de mais de 800 m2 é constituída por 9 salas de formação espaçosas (todas com luz natural e ar condicionado), duas das quais com cerca de 42 m2, e uma sala de informática.

A EA disponibilizou à ABS a quase totalidade do espaço das instalações no Porto embora, atualmente, não seja todo necessário. O acesso às instalações é feito por elevadores próprios e/ou escadas, e contam com um espaço de Receção e uma Secretaria, com serviços de Reprografia. A ABS dispõe de 2 gabinetes de trabalho para os seus colaboradores, 3 salas de apoio e arquivo, 7 salas de aulas teóricas e uma sala de informática. Os Docentes podem utilizar uma sala de apoio e uma sala de reuniões. Os estudantes têm à sua disposição uma sala de estudo e uma sala de convívio (68 m2), disponível para trabalho e lazer. As instalações contam ainda com um espaço exterior (100 m2), que pode ser utilizado quer por Docentes quer por estudantes.

EQUIPAMENTOS

Em ambas as instalações, as salas estão equipadas com material pedagógico, como cadeiras, mesas, secretária, quadro, computador com capacidade multimédia e sistema de projeção digital, e outros equipamentos, como câmara de vídeo digital, máquina fotográfica digital, flip-chart, projetor de slides, telas de projeção, televisor e DVD.

Os estudantes têm à sua disposição SALAS DE ESTUDO e SALAS DE INFORMÁTICA. Todas as Estações de Trabalho têm acesso gratuito à Internet, permitem a personalização das ferramentas de trabalho e a utilização de espaço de trabalho pessoal.

Em ambas as instalações estão disponíveis SERVIÇOS DE REPROGRAFIA/FOTOCÓPIAS e de encadernação.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Em ambas as instalações, os estudantes têm acesso à Internet de banda larga desde 2004, quando a ABS foi pioneira na iniciativa e-U, CAMPUS VIRTUAIS. Esta iniciativa, reconhecida a nível europeu, veio dotar as universidades portuguesas aderentes de uma infraestrutura de suporte à aprendizagem estruturada em aplicações de e-learning e gestão de conteúdos, suportadas por uma rede local, com e sem fios, com acesso à Internet de banda larga.

A ABS dispõe ainda dos Programas “PRIMAVERA” e “MICROSOFT PROJECT” utilizados, respetivamente, nas disciplinas de Contabilidade e Gestão de Projetos.

A ABS aderiu ao Programa Office 365 Educação da Microsoft, uma coleção de serviços que permite colaborar e partilhar trabalhos escolares, pelo que  os estudantes, ex-estudantes e Docentes têm acesso a esse serviço sem qualquer custo, usufruindo de inúmeras vantagens. Os Estudantes e os Docentes têm acesso às versões on-line do Word, PowerPoint, Excel, a um Bloco de Notas Escolar do OneNote e 1 TB de armazenamento no OneDrive para arquivarem os seus documentos. Os Professores dispõem ainda de uma série de funcionalidades úteis, como conferências e aulas on-line, sites de equipa, etc. O Office 365 engloba a possibilidade de descarga das aplicações do Office para todos os dispositivos e sistemas operativos. Os utilizadores podem trabalhar com os colegas no mesmo ficheiro e aceder a formação on-line gratuita. É possível sincronizar e-mail, calendário e contatos, visualizar e editar documentos do Office mobile, em telemóveis e tablets Windows, iPhone ou Android.

NINHO DE EMPRESAS

O Apoio ao Empreendedorismo foi sempre uma das apostas da ABS. Atualmente, gere dois ninhos de empresas no Porto, em instalações de parceiros da EA. Para além disso, é associada da INOVAGAIA, estando representada na Direção, dispondo de condições favoráveis para a instalação de empresas de estudantes.