Integração de Estudantes e Promoção do Sucesso Escolar

A Escola Superior de Negócios Atlântico (ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL) é uma Escola pequena, quase familiar, em que os estudantes, Docentes, colaboradores e membros dos órgãos de gestão se conhecem bem e interagem diariamente. Nesse sentido, a integração dos estudantes efetua-se de uma forma natural.

 

Há ainda vários mecanismos que facilitam essa integração:

  • a maior parte dos Estudantes inscreve-se na ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL por sugestão de um aluno ou ex-aluno que, normalmente, o aconselha, dá sugestões e apoia na integração;
  • existe um de Regime de Tutoria (opcional), ficando cada novo aluno adstrito a um Tutor (Docente) que o apoiará ao longo de todo o seu percurso académico, incluindo a integração no início do curso;
  • a Direção recebe os Estudantes sempre que solicitada, sem necessidade de pré-marcação.

Nos últimos anos, a ABS tem procurado atingir novos mercados e alargar a base social de recrutamento, promovendo a inclusão social e atraindo/abrangendo novos públicos, sobretudo desfavorecidos.

Nesta evolução, destacam-se três dinâmicas importantes

  • O processo de internacionalização da ABS, levando à ingressão de muitos estudantes dos PALOP na ABS.
  • Os cursos TeSP, permitindo a ingressão de Estudantes procurando um ensino mais prático, com uma ingressão mais rápida (um ano) no mercado de trabalho
  • Diversos Programas (Valorizar para Competir, Apoiar para Competir, Programa E=MC2, Programa Traz um Amigo), permitindo a frequência do curso a jovens com menores capacidades financeiras.

Este alargamento da base social de recrutamento, foi acompanhado por medidas tendendo a facilitar a sua integração, incluindo ações para promover o seu sucesso escolar.

 

A preocupação da ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL com o sucesso escolar está bem patente no seu REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS (RAC):

Artigo 15.º: Insucesso Escolar

  1. A Direção tem como responsabilidade acompanhar os Estudantes durante o seu percurso escolar, tomando as medidas que a cada momento se mostrarem necessárias para combater o insucesso e o abandono escolar.
  2. Sem prejuízo de outras medidas que se mostrem adequadas face a cada situação, a Direção poderá:
    • a) Efetuar um diagnóstico para analisar a situação e definir o melhor plano de trabalhos para reverter a situação.
    • b) Nomear um ou mais Docentes para prestarem apoio em horário extra aos Estudantes em dificuldade.
    • c) Definir momentos de Stress Weekend, com acompanhamentos especiais, de forma a possibilitar evoluções do processo de aprendizagem que conduzam a melhorias na classificação.
  3. Se detetar que o risco de insucesso escolar abrange vários Estudantes, e sem prejuízo de outras medidas que se mostrem adequadas face a cada situação, a Direção poderá:
    • a) Definir cursos específicos, intensivos, para suprir as dificuldades encontradas por esse(s) grupo(s) de aluno(s).
    • b) Definir momentos específicos de Summer Term para esse(s) grupo(s) de aluno(s).
  4. Para Estudantes ou grupos de Estudantes com dificuldades específicas em se deslocar à ESNA, como sejam alunas grávidas, puérperas e lactantes ou com filhos a seu cargo, Estudantes doentes, Estudantes estrangeiros ou deslocados por motivos profissionais, Estudantes com dificuldades de mobilidade ou com frequentes deslocações ao estrangeiro, a Direção poderá definir modelos de ensino mais tutoriais, com o apoio da plataforma tecnológica de ensino, que permitam um processo de aprendizagem com menos deslocações à Escola e um horário mais flexível.

A DETEÇÃO de eventuais problemas que possam ocasionar insucesso é a primeira das preocupações da Direção, recorrendo para isso:

  • à opinião dos Estudantes, transmitida de forma informal a Docentes e Direção, ou de forma formal, através da AE ou dos órgãos onde os Estudantes participam;
  • aos inquéritos pedagógicos pela importância que tanto Estudantes como Docentes e Direção lhes atribui.

Detetados problemas de insucesso, existem vários mecanismos de RESOLUÇÃO:

  • o Summer Term é um Regime de Avaliação para os Estudantes que não consigam aprovação numa unidade curricular na Época Normal (seja em avaliação contínua seja em exame); entende-se que, se o aluno não teve bons resultados, necessita de apoio para os conseguir; assim, em vez de se submeter a um novo Exame, assiste novamente à unidade curricular, lecionada de uma forma intensiva e tutorial, de forma a apreender os conceitos necessários para obter aprovação;
  • o Stress Weekend surge para a melhoria de trabalhos e projetos; o Docente dá a possibilidade de, durante um fim de semana, após uma reunião com o Docente para análise dos erros cometidos, os Estudantes, em regime de imersão no Edifício Heliântia, normalmente em grupo, melhorarem trabalhos com baixa classificação;
  • por vezes, a Direção decide a realização de cursos para suprir insuficiências de base para de Estudantes; por exemplo, nos TeSP, para homogeneizar o conhecimento dos Estudantes dos PALOP, são lecionados cursos de Word, português, etc.
  • finalmente, e de acordo com o RAC, existe uma atenção para as situações dos Estudantes com dificuldade de deslocação ou carências especiais.

O Regime de Tutoria tem um papel importante, tanto ao nível da deteção (precoce) dos problemas como da sua resolução.

 

Finalmente, quando o insucesso deriva de PROBLEMAS DE NATUREZA FINANCEIRA, existem vários mecanismos para evitar que isso afete o sucesso escolar. De acordo com o Regulamento Financeiro dos Cursos:

Artigo 2.º: Regimes de Pagamento Especiais

  1. Atenta à evolução da conjuntura económica, nacional e internacional, e a eventuais problemas financeiros que os Estudantes possam estar a sentir, a Direção disponibiliza-se para analisar a situação de cada aluno e definir, em conjunto, prazos e modalidades de pagamentos adequadas a cada caso particular.
  2. Os Estudantes com dificuldades (pontuais ou permanentes) em cumprir os seus compromissos com a Escola, devem solicitar uma reunião com a Direção, de forma a analisar a sua situação e obter um plano de pagamentos adequado à sua situação particular (Programa Apoiar para Competir).
  3. Os Estudantes que se encontram em situação de desemprego, podem ingressar no Programa Valorizar para Competir, sendo o pagamento das propinas suspenso até que ingressem num novo emprego.