Objetivos de Aprendizagem
O Estudante adquire CONHECIMENTOS APROFUNDADOS em áreas de suporte (áreas comportamentais, Métodos Quantitativos) e Gestão Empresarial (Finanças, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Sistemas de Informação), especializando-se de acordo com as opções/projetos escolhidos, e desenvolvendo os soft skills necessários ao desempenho de funções de gestão.
Desenvolve APTIDÕES AVANÇADAS:
- para interpretar a informação e resolver problemas complexos no financiamento de uma empresa ou negócio,
- na gestão emocional de Recursos Humanos ou na implementação de políticas de Marketing, analisando as suas implicações legais e contabilístico-fiscais;
- negociar e comunicar de forma fundamentada com diferentes stake holders;
- utilizar Métodos Quantitativos na elaboração de planos de negócios e de Marketing, estudos de mercado ou económicos; adotar atitudes críticas e inovação para analisar tecnologias, modelos de negócio e soluções nos SI.
- para participar na gestão de um negócio, empresa/departamento, e executar estratégias financeiras, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Sistemas de Informação e Economia Digital.”
Objetivos Gerais
Este curso destina-se a jovens com o 12º ano e a maiores de 23 com experiência empresarial, tendo como OBJETIVO formar PROFISSIONAIS DE GESTÃO capazes de satisfazer atuais e futuras necessidades, desafios e oportunidades empresariais.
As metodologias de ensino constituem o carácter distintivo do ciclo de estudos, complementando os CONHECIMENTOS TEÓRICOS E EXPERIMENTAIS obtidos com um importante conjunto de experiências vividas em contacto com a realidade dos NEGÓCIOS.
O Estudante ficará qualificado para exercer funções de responsabilidade na:
- Gestão Estratégica
- Gestão Financeira e Fiscal
- Gestão e Sistemas de Informação
- Economia Digital
- Gestão do Marketing
- Gestão de Recursos Humanos
Terá ainda a capacidade para participar no lançamento de um novo negócio ou empresa, conhecendo os trâmites legais e contabilístico-fiscais, em comunhão com o ambiente e a comunidade local.
O Ciclo de Estudos fornecerá APTIDÕES AVANÇADAS e COMPETÊNCIAS pessoais e profissionais para que intervenha na gestão de negócios nas áreas referidas com AUTONOMIA, sentido ético e social.”
Ensino e Investigação
- Corpo docente constituído por doutorados, especialistas e convidados altamente qualificados na área da gestão
- Participação em atividades de extensão científica e intervenção na comunidade: ciclos de palestras, seminários/workshops com especialistas convidados
- Durante o curso são desenvolvidas atividades de formação, investigação e desenvolvimento experimental de nível e qualidade reconhecidos, com publicações ou produção científica relevantes
- A resolução de casos práticos nas diferentes disciplinas do curso fomenta, simultaneamente, a investigação aplicada e sentido de autonomia do estudante, bem como a sua inserção e compreensão da realidade empresarial.
Carreiras
Algumas saídas profissionais:
- Gestão e Administração de Empresas
- Direção e Gestão das Áreas Contabilísticas e Financeiras
- Direção e Gestão das Áreas Comerciais e de Marketing
- Gestão de projetos Auditoria e Consultoria
- Empreendedorismo – criação do próprio negócio
Estrutura Curricular
O Curso está estruturado com a lógica de existirem:
- Disciplinas de Suporte – fornecendo metodologias e técnicas em 3 áreas: cultura económica, áreas comportamentais e métodos quantitativos.
- Disciplinas de Base – a estrutura central do curso, fornecendo a educação de base em todas as áreas necessárias para um gestor de empresas.
- Disciplinas de Especialização em diferentes “negócios”:
- o disciplinas obrigatórias, nas finanças, marketing, recursos humanos e sistemas de informação;
- o disciplinas de opção, permitindo aos estudantes especializar-se nas áreas de sua preferência.
- Casos de Estratégia em Gestão e Negócios e Estágio – culminando o processo de integração do aluno(a) na área da gestão de negócios; essa integração vai sendo feita de forma crescente ao longo do curso, pelo desenvolvimento de trabalhos aplicados, visita a empresas e contacto com empresários convidados em diferentes disciplinas, e culmina com um ano de imersão na vida empresarial com o desenvolvimento de projetos, preparando o estudante para criar e gerir negócios.
Ateliers de Comunicação | | 6 ECTS |
Gestão Emocional e Dinâmica de Grupo | | 6 ECTS |
Economia para Gestores | | 6 ECTS |
Contabilidade I | | 6 ECTS |
Introdução à Gestão e aos Negócios | | 6 ECTS |
Marketing | | 6 ECTS |
Mercados Financeiros | | 6 ECTS |
Métodos e Técnicas em Economia e Finanças | | 6 ECTS |
Contabilidade II | | 6 ECTS |
Direito dos Negócios | | 6 ECTS |
Sistemas de Informação de Gestão | | 6 ECTS |
Gestão de Recursos Humanos | | 6 ECTS |
Finanças da Empresa | | 6 ECTS |
Investigação Aplicada à Gestão e Negócios | | 6 ECTS |
Estatística Aplicada | | 6 ECTS |
Economia Digital | | 6 ECTS |
Gestão Fiscal (IRC) | | 6 ECTS |
Estratégia Empresarial | | 6 ECTS |
OPCIONAIS
Análise de Dados | | 6 ECTS |
Análise Financeira | | 6 ECTS |
Comercio Internacional | | 6 ECTS |
Gestão e Sustentabilidade Empresarial | | 6 ECTS |
Inovação e Empreendedorismo | | 6 ECTS |
Marketing Digital | | 6 ECTS |
Psicossociologia das Organizações | | 6 ECTS |
Políticas Macroeconómicas | | 6 ECTS |
Técnicas de Comunicação Empresarial | | 6 ECTS |
Gestão Financeira | | 6 ECTS |
Contabilidade de Gestão | | 6 ECTS |
Casos de Estratégia em Gestão e Negócios | | 12 ECTS |
Estágio | | 30 ECTS |
Coordenador do Curso: Mestre João Paulo Peixoto
Presidente da Escola Superior de Negócios Atlântico – Atlântico Business School.
Mestre em Ciências Empresariais, MBA em Gestão de Empresas e Licenciado em Economia pela FEP, em 1987, premiado pela Melhor Média Final do curso.
Professor Especialista em Finanças, Banca e Seguros, conta com mais de 30 anos como Docente de Ensino Superior.
Especialista em mercados financeiros, foi responsável pela introdução dos Derivados (contratos de futuros e opções) em Portugal, liderando a criação da Bolsa de Derivados do Porto, sendo autor de diversas publicações na área, tendo fundado a FUTOP – Futuros e Opções, SA.
Paulo Jorge Fernandes Pintassilgo
Grau Académico:
Mestre
Categoria:
Professor adjunto convidado
Vínculo:
Tempo integral
Fernando António Correia Esperança
Grau Académico:
Mestre
Categoria:
Professor adjunto
Vínculo:
Tempo integral
António Pedro Seara Sequeira do Vale Peixoto
Grau Académico:
Mestre
Categoria:
Professor adjunto
Vínculo:
Tempo integral
ID:
–
Luís Manuel Borges Gouveia
Grau Académico:
Doutor
Categoria:
Professor coordenador convidado
Vínculo:
Tempo parcial
Silvio Roberto Stefani
Grau Académico:
Doutor
Categoria:
Professor coordenador
Vínculo:
Tempo integral
Elizabeth de Magalhães Serra
Grau Académico:
Doutor
Categoria:
Professor coordenador convidado
Vínculo:
Tempo parcial
Natércia do Céu Andrade Pesqueira Menezes
Grau Académico:
Doutor
Categoria:
Professor adjunto convidado
Vínculo:
Tempo parcial
António Melo
Grau Académico:
Doutor
Categoria:
Professor adjunto convidado
Vínculo:
Tempo parcial
Amaro Fernando da Fonseca Correia
Grau Académico:
Doutor
Categoria:
Professor coordenador
Vínculo:
Tempo integral
Loic dos Santos Pedras
Grau Académico:
Doutor
Categoria:
Professor adjunto convidado
Vínculo:
Tempo parcial
Miguel Jorge Rodrigues de Magalhães
Grau Académico:
Doutor
Categoria:
Professor adjunto convidado
Vínculo:
Tempo parcial
Amândio Francisco Caridade da Silva
Grau Académico:
Doutor
Categoria:
Professor adjunto convidado
Vínculo:
Tempo parcial
Paula Alexandra Magalhães Serra
Grau Académico:
Mestre
Categoria:
Professor Adjunto
Vínculo:
Tempo integral
Paulo Sérgio Teixeira Costa
Grau Académico:
Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)
Categoria:
Professor Adjunto convidado
Vínculo:
Tempo integral
Empregabilidade
A ABS, no âmbito do seu Sistema Interno de Garantia de Qualidade, monitoriza regularmente a situação face ao emprego dos seus diplomados, traduzindo-se os resultados no 2022-23 Relatório Diplomados – Empregabilidade
O Portal InforCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso.
Prosseguimento de Estudos
Os diplomados deste curso de Licenciatura podem candidatar-se à(s) seguinte(s) a formação graduada:
Acreditação, Registo e Avaliação
Regime de Funcionamento
- Duração: 6 semestres
- Horário: Pós-Laboral
- Edição 2024: Inicio outubro
Testemunhos
Olá, o meu nome é Renata Martins, tenho 22 anos, e resido em Vila Nova de Gaia. Decidi inscrever-me na Licenciatura em Gestão e Negócios porque acredito que este curso me permitirá adquirir os conhecimentos e habilidades necessários para gerir negócios de maneira mais eficiente e estratégica. Sempre tive interesse em aprofundar aspetos administrativos e financeiros, e a licenciatura é o caminho ideal para alcançar esse objetivo. Este curso, oferece diversas vantagens, como a oportunidade de aprender com professores experientes e capacitados, adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão, e desenvolver competências essenciais para o mercado de trabalho, como liderança, pensamento crítico e resolução de problemas. A minha experiência com os docentes tem sido positiva e as unidades curriculares abordam temas relevantes, que contribuem significativamente para a nossa formação. As metodologias de ensino são diversificadas, combinando aulas teóricas com estudos de caso, trabalhos em grupo e atividades práticas, o que torna o ensino mais dinâmico e eficaz. A avaliação é coerente com os objetivos das disciplinas, permitindo que os alunos demonstrem o seu conhecimento e competências de maneira abrangente. Para o futuro, espero que a licenciatura tenha um impacto significativo na minha carreira profissional. Pretendo aplicar os conhecimentos adquiridos, e abrir o meu próprio negócio. A Licenciatura em Gestão e Negócios certamente será um ativo competitivo, permitindo-me contribuir de maneira mais eficaz e estratégica para o sucesso das organizações em que eu vier a trabalhar. Por fim, quero agradecer a toda comunidade escolar, pela experiência vivida durante este 1ºAno de licenciatura! Desejo a todos umas boas férias, e um bom regresso para o próximo ano!
Renata Martins
Aluna 1º ano de Licenciatura de Gestão e Negócios 2023/2024
Sou Mãe, Esposa, voluntária, funcionária e estudante pós-laboral, e considero-me resiliente, talvez a palavra mais correta seja mesmo esta – RESILIÊNCIA. O meu meio século de idade cronológica envolveu um conjunto de vivências, acontecimentos e sentimentos relacionados com o trabalho, sendo que cedo tentei detalhar metas, conhecer os desafios e as regras que iriam regular esse caminho, quer fossem sociais, legais ou outras.
Neste caminho social e profissional fui militar, com orgulho, numa carreira em que nada é mais igual do que ser soldado, em que as regras se aplicam ao militar, seja qual for o sexo, o credo, a cor, a orientação política, todos vestem a mesma farda e têm a noção que o ganho só existe se o esforço for coletivo. Despida a farda, com os miúdos pequenos, fui confrontada com empregos novos e sempre com algo a se manter, a vontade de contribuir, o meu empenho, o procurar saber para melhor executar o que esperavam de mim. Se havia e há discriminação ela não está associada ao meu sexo, mas sim aquilo que eu considero a forma correta de me apresentar na sociedade, contra o estabelecido e as verdades dogmáticas.
Ao fim destes anos, a minha vida permitiu-me as condições para incrementar as minhas habilitações académicas, e valorizar-me socialmente e profissionalmente através da obtenção da licenciatura, e é a minha perspetiva, que a mulher deve vencer pela sua competência, pelo seu mérito, pela vontade de saber e capacidade de lutar para demonstrar que é um elemento de valor. Tal como malabarista mantive e mantenho muitas bolas no ar e todas elas são importantes, a família, o emprego, o estudo. Devemos lutar para garantir a igualdade sem discriminação, como ela é determinada na Constituição da República, pois o caminho deve ser feito lado a lado, com as nossas forças a suprir a fraqueza do outro e vice-versa.
Isabel Mónica Machado Ribeiro
Aluna da Atlântico Business School – 3º ano de Licenciatura
Testemunhos
Olá, o meu nome é Renata Martins, tenho 22 anos, e resido em Vila Nova de Gaia. Decidi inscrever-me na Licenciatura em Gestão e Negócios porque acredito que este curso me permitirá adquirir os conhecimentos e habilidades necessários para gerir negócios de maneira mais eficiente e estratégica. Sempre tive interesse em aprofundar aspetos administrativos e financeiros, e a licenciatura é o caminho ideal para alcançar esse objetivo. Este curso, oferece diversas vantagens, como a oportunidade de aprender com professores experientes e capacitados, adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão, e desenvolver competências essenciais para o mercado de trabalho, como liderança, pensamento crítico e resolução de problemas. A minha experiência com os docentes tem sido positiva e as unidades curriculares abordam temas relevantes, que contribuem significativamente para a nossa formação. As metodologias de ensino são diversificadas, combinando aulas teóricas com estudos de caso, trabalhos em grupo e atividades práticas, o que torna o ensino mais dinâmico e eficaz. A avaliação é coerente com os objetivos das disciplinas, permitindo que os alunos demonstrem o seu conhecimento e competências de maneira abrangente. Para o futuro, espero que a licenciatura tenha um impacto significativo na minha carreira profissional. Pretendo aplicar os conhecimentos adquiridos, e abrir o meu próprio negócio. A Licenciatura em Gestão e Negócios certamente será um ativo competitivo, permitindo-me contribuir de maneira mais eficaz e estratégica para o sucesso das organizações em que eu vier a trabalhar. Por fim, quero agradecer a toda comunidade escolar, pela experiência vivida durante este 1ºAno de licenciatura! Desejo a todos umas boas férias, e um bom regresso para o próximo ano!
Renata Martins
Aluna 1º ano de Licenciatura de Gestão e Negócios 2023/2024
Sou Mãe, Esposa, voluntária, funcionária e estudante pós-laboral, e considero-me resiliente, talvez a palavra mais correta seja mesmo esta – RESILIÊNCIA. O meu meio século de idade cronológica envolveu um conjunto de vivências, acontecimentos e sentimentos relacionados com o trabalho, sendo que cedo tentei detalhar metas, conhecer os desafios e as regras que iriam regular esse caminho, quer fossem sociais, legais ou outras.
Neste caminho social e profissional fui militar, com orgulho, numa carreira em que nada é mais igual do que ser soldado, em que as regras se aplicam ao militar, seja qual for o sexo, o credo, a cor, a orientação política, todos vestem a mesma farda e têm a noção que o ganho só existe se o esforço for coletivo. Despida a farda, com os miúdos pequenos, fui confrontada com empregos novos e sempre com algo a se manter, a vontade de contribuir, o meu empenho, o procurar saber para melhor executar o que esperavam de mim. Se havia e há discriminação ela não está associada ao meu sexo, mas sim aquilo que eu considero a forma correta de me apresentar na sociedade, contra o estabelecido e as verdades dogmáticas.
Ao fim destes anos, a minha vida permitiu-me as condições para incrementar as minhas habilitações académicas, e valorizar-me socialmente e profissionalmente através da obtenção da licenciatura, e é a minha perspetiva, que a mulher deve vencer pela sua competência, pelo seu mérito, pela vontade de saber e capacidade de lutar para demonstrar que é um elemento de valor. Tal como malabarista mantive e mantenho muitas bolas no ar e todas elas são importantes, a família, o emprego, o estudo. Devemos lutar para garantir a igualdade sem discriminação, como ela é determinada na Constituição da República, pois o caminho deve ser feito lado a lado, com as nossas forças a suprir a fraqueza do outro e vice-versa.
Isabel Mónica Machado Ribeiro
Aluna da Atlântico Business School – 3º ano de Licenciatura