Gestão Financeira e Fiscal

OBJETIVOS GERAIS

Este curso destina-se a jovens com o 12º ano e a maiores de 23 com experiência empresarial, tendo como OBJETIVO formar PROFISSIONAIS DE GESTÃO capazes de satisfazer atuais e futuras necessidades, desafios e oportunidades empresariais.

As metodologias de ensino constituem o carácter distintivo do ciclo de estudos, complementando os CONHECIMENTOS TEÓRICOS E EXPERIMENTAIS obtidos com um importante conjunto de experiências vividas em contacto com a realidade dos NEGÓCIOS.

O Estudante ficará qualificado para exercer funções de responsabilidade na:

  • Gestão Estratégica
  • Gestão Financeira
  • Gestão Fiscal
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Contabilidade

Terá ainda a capacidade para participar no lançamento de um novo negócio ou empresa, conhecendo os trâmites legais e contabilístico-fiscais, em comunhão com o ambiente e a comunidade local.

O Ciclo de Estudos fornecerá APTIDÕES AVANÇADAS e COMPETÊNCIAS pessoais e profissionais para que intervenha na gestão de negócios nas áreas referidas com AUTONOMIA, sentido ético e social.”

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

O Estudante adquire CONHECIMENTOS APROFUNDADOS em áreas de suporte (áreas comportamentais, Métodos Quantitativos) e Gestão Empresarial (Finanças, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Sistemas de Informação), especializando-se de acordo com as opções/projetos escolhidos, e desenvolvendo os soft skills necessários ao desempenho de funções de gestão.

Desenvolve APTIDÕES AVANÇADAS:

  • para interpretar a informação e resolver problemas complexos no financiamento de uma empresa ou negócio,
  • na gestão emocional de Recursos Humanos ou na implementação de políticas de Marketing, analisando as suas implicações legais e contabilístico-fiscais;
  • negociar e comunicar de forma fundamentada com diferentes stake holders;
  • para analisar problemas concretos na vida empresarial, com conhecimentos muito específicos ao nível financeiro e fiscal,
  • será competente para investigar, selecionar e tratar informação relevante, quer no ambiente externo, quer no interior da organização em que exerce as suas funções, estará habilitado para fundamentar as suas decisões e pareceres publicamente, comunicando com grandes públicos e com audiências restritas, de especialistas ou não, mantendo à vontade e disponibilidade para continuar a aprendizagem ao longo da sua vida.
  • para participar na gestão de um negócio, empresa/departamento, e executar estratégias financeiras, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Sistemas de Informação e Economia Digital.”
  • utilizar Métodos Quantitativos na elaboração de planos de negócios e de estudos de mercado ou económicos; adotar atitudes críticas e inovação para analisar tecnologias, modelos de negócio e soluções nos Sistemas de Informação.

Ateliers de Comunicação

Gestão Emocional e Dinâmica de Grupo

Economia da Empresa

Contabilidade I

Gestão de Empresas

Marketing

Mercados Financeiros

Métodos e Técnicas em Economia e Finanças

Contabilidade II

Direito dos Negócios

Gestão Fiscal (IRS)

Finanças da Empresa

Contabilidade de Gestão

Análise da Informação e Controlo de Riscos

Disciplina de Opção

Gestão Fiscal (IRC)

Sistemas de Informação de Gestão

Gestão de Recursos Humanos

Gestão Financeira

Disciplina de Opção

DISCIPLINAS DE OPÇÃO

Gestão Fiscal IVA

Marketing de Serviços

Economia Digital e Negócios da Internet

Casos de Estratégia

Seminários

Análise Financeira

Gestão Comercial e Técnicas de Negociação

Avaliação de Empresas

Finanças Internacionais

Direito Internacional

Políticas Macroeconómicas

Comércio Internacional

Inovação e Empreendedorismo

Análise de Dados

Estruturas e Instrumentos de Apoio à Internacionalização

Estágio

O Curso está estruturado com a lógica de existirem:

  • Disciplinas de Suporte – fornecendo metodologias e técnicas em 3 áreas: cultura económica, áreas comportamentais e métodos quantitativos.
  • Disciplinas de Base – a estrutura central do curso, fornecendo a educação de base em todas as áreas necessárias para um gestor de empresas.
  • Disciplinas de Especialização na área financeira e fiscal:
    • disciplinas obrigatórias, na área da contabilidade, área das finanças e área da fiscalidade.
  • Estágio – culminando o processo de integração do aluno na área das finanças e fiscalidade essa integração vai sendo feita de forma crescente ao longo do curso, pelo desenvolvimento de trabalhos aplicados, visita a empresas e contacto com empresários convidados em diferentes disciplinas, e culmina com um ano de imersão na vida empresarial com o desenvolvimento de projetos, preparando o aluno para a gestão na área financeira; o Estágio é aceite pela OCC*, cumprindo os requisitos para efeitos de estágio em processos de admissão à OCC.
    • disciplinas de opção, permitindo aos alunos especializar-se nas áreas de sua preferência.

 

  • Coordenador   João Paulo Peixoto