Licenciatura Gestão e Negócios EaD – 100% online

  Curso em associação com o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA).

Ensino à Distância – o que é e como funciona?

O conceito de Ensino à Distância (EaD) implica a separação física entre estudantes e docentes, que se encontram em diferentes locais e cuja comunicação é feita através de suportes e plataformas tecnológicas.

O EaD é um modelo alternativo e eficaz para a qualificação superior de estudantes fora da idade de referência, o que contribui para a realização de uma outra prioridade do XXI Governo Constitucional, também consagrada no Programa do Governo: o investimento na qualificação da população portuguesa, designadamente a qualificação de adultos em ambiente de trabalho e em estreita colaboração com os empregadores.

Assume-se como uma alternativa de elevada qualidade à modalidade presencial e não apenas uma mera reprodução ou paralelo do mesmo.

A flexibilidade de tempo e de lugar proporcionada pelo EaD preconiza que os estudantes possam desenvolver o seu percurso formativo ao ritmo que melhor se compatibiliza com a sua vida pessoal e profissional. Este objetivo impõe uma nova abordagem pedagógica, que implica inovações a nível curricular que atendam às necessidades dos destinatários. Assim, a conceção de planos de estudos curriculares é orientada para assegurar uma elevada flexibilidade quanto à inscrição e frequência e a oferta efetiva de unidades curriculares optativas, tendo em vista a valorização de percursos de aprendizagem personalizados e adaptados às concretas necessidades de formação dos estudantes.

No ensino em regime de EaD são disponibilizados recursos e conteúdos especialmente construídos e adaptados a este tipo de ensino e aprendizagem.

O regime de EaD da ABS tem por base um Modelo Pedagógico, peça central do EaD, que está na base da gestão integral do curso de Licenciatura em Gestão e Negócios EaD.

Constitui-se como referencial para o EaD, contendo os pressupostos e as orientações pedagógicas fundamentais para o ensino e a aprendizagem, centrado no estudante e na valorização dos seus percursos de aprendizagem, através do diálogo, da interação e da colaboração entre pares e em comunidades, integrando, nos seus pressupostos básicos, a flexibilidade para aprender em qualquer momento e lugar e contemplando a inclusão e a participação digitais.

Objetivo Geral Licenciatura Gestão e Negócios EaD

Licenciatura em Gestão e Negócios (EaD) permitirá Formar Profissionais de Gestão, com conhecimentos aprofundados para satisfazer necessidades empresariais, aptidões avançadas para resolver problemas complexos e competências pessoais e profissionais para participar nos processos de gestão e inovação.

As capacidades que os Estudantes desenvolvem com o Ensino à Distância (EaD) (autoestudo e pesquisa online, comunicação interativa, autonomia, confiança, proatividade,…) são essenciais na sua preparação para a intervenção no Mercado de Emprego. Assim, os conhecimentos aprofundados obtidos pelo autoestudo a partir das orientações bibliográficas, das discussões nas aulas síncronas interativas e do apoio tutorial na web, as aptidões avanças derivadas dos diversos projetos aplicados e trabalhos de grupo online, e as competências pessoais e profissionais adquiridas com os casos de estudo e o contacto via web com diferentes realidades empresariais, preparam o Estudante para o exercício de funções de responsabilidade em Gestão Financeira e Fiscal, Gestão Empresarial, Gestão de Sistemas de Informação, Marketing e Gestão de Recursos Humanos. Fornecerá igualmente aptidões avançadas e competências pessoais e profissionais para que intervenha e investigue na gestão de negócios das áreas referidas com autonomia, sentido ético e social.

Ensino e Investigação

  • Corpo docente constituído por doutorados, especialistas e convidados altamente qualificados na área da gestão
  • Participação em atividades de extensão científica e intervenção na comunidade: ciclos de palestras, seminários/workshops com especialistas convidados
  • Durante o curso são desenvolvidas atividades de formação, investigação e desenvolvimento experimental de nível e qualidade reconhecidos, com publicações ou produção científica relevantes
  • A resolução de casos práticos nas diferentes disciplinas do curso fomenta, simultaneamente, a investigação aplicada e sentido de autonomia do estudante, bem como a sua inserção e compreensão da realidade empresarial.

Carreiras

Algumas saídas profissionais:

  • Gestão e Administração de Empresas
  • Direção e Gestão das Áreas Contabilísticas e Financeiras
  • Direção e Gestão das Áreas Comerciais e de Marketing
  • Gestão de projetos Auditoria e Consultoria
  • Empreendedorismo – criação do próprio negócio

A Licenciatura Gestão e Negócios EaD na Atlântico Business School

Empregabilidade

Este curso não tem estatísticas disponíveis uma vez que é um curso novo.

Prosseguimento de Estudos

Os diplomados deste curso de Licenciatura podem candidatar-se à(s) seguinte(s) a formação graduada:

Acreditação, Registo e Avaliação

Estrutura Curricular

jpp

Coordenador do Curso: Mestre João Paulo Peixoto 
Presidente da Escola Superior de Negócios Atlântico – Atlântico Business School. 
Mestre em Ciências Empresariais, MBA em Gestão de Empresas e Licenciado em Economia pela FEP, em 1987, premiado pela Melhor Média Final do curso.  
Professor Especialista em Finanças, Banca e Seguros, conta com mais de 30 anos como Docente de Ensino Superior.  
Especialista em mercados financeiros, foi responsável pela introdução dos Derivados (contratos de futuros e opções) em Portugal, liderando a criação da Bolsa de Derivados do Porto, sendo autor de diversas publicações na área, tendo fundado a FUTOP – Futuros e Opções, SA.  

WFS2019

Coordenador Docentes: Professor Doutor Reinaldo Ferreira

Doutor em Informática na área da tecnologia Web
Membro da Comissão Científica de várias conferências e congressos internacionais, tais como do Congresso internacional “Multidimensional sustainability: transitionsandconvergences” e Atlântico Business Summit.
Investigador nas áreas da Inovação, Transformação Digital e Tecnologias de Informação com projetos de investigação nas áreas do E-learning, produtividade nas empresas, Economia Digital, Ciência da Web e Web semântica, entre outras.
Desenvolvedor de software Web desde 1995 e criou a software, uma plataforma pioneira no desenvolvimento rápido de aplicações orientadas para os negócios.
Autor de diversos artigos e co-autor do livro “Sistemas de Informação: Diagnósticos e Prospetivas” (2022).

amaro

Coordenador dos Estudantes: Professor Doutor Amaro Correia 
Doutor (PhD), em Ciências da Informação – Sistemas e Tecnologias da Informação. 
Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais na UM  
Colaboração permanente dos Jornais Publituris e  MaiaHoje 
Direção de Comunicação e de Marketing da Empresa de Turismo, Iberobus  
Docente ABS: Licenciatura e Cursos Técnico Superiores Profissionais nas áreas de Sistemas de Informação de Gestão – Inovação e Empreendedorismo – Análise da Informação e Controlo de Riscos – Economia Digital e Negócios da Internet. 

foto_paulo costa

Paulo Costa

Grau Académico:
Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)

Categoria:
Professor adjunto convidado

Vinculo:
Tempo parcial

ID:
https://orcid.org/0000-0003-2449-8555

Foto Silvio Stefani2

Silvio Roberto Stefani

Grau Académico:
Doutor

Categoria:
Professor coordenador

Vinculo:
Tempo integral

ID:
https://orcid.org/0000-0002-5871-8686

Loic Pedras

Loic dos Santos Pedras

Grau Académico:
Doutor

Categoria:
Professor adjunto convidado

Vinculo:
Tempo parcial

ID:
https://orcid.org/0000-0001-9542-7397

migmag

Miguel Jorge Rodrigues de Magalhães

Grau Académico:
Doutor

Categoria:
Professor adjunto convidado

Vinculo:
Tempo parcial

ID:
https://orcid.org/0000-0002-7672-9805

Amaro Fernando da Fonseca Correia

Grau Académico:
Doutor

Categoria:
Professor coordenador

Vinculo:
Tempo integral

ID:
https://orcid.org/0000-0003-1546-891X

Foto Paulo Alcarva

Paulo Alexandre dos Santos Alcarva

Grau Académico:
Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)

Categoria:
Professor adjunto convidado

Vinculo:
Tempo integral

ID:
https://orcid.org/0000-0002-1366-766X

Foto_Fernando Esperança

Fernando António Correia Esperança

Grau Académico:
Mestre

Categoria:
Professor adjunto

Vinculo:
Tempo integral

ID:
https://orcid.org/0000-0002-2281-6321

PEDRO PEIXOTO

António Pedro Seara Sequeira do Vale Peixoto

Grau Académico:
Mestre

Categoria:
Professor adjunto

Vinculo:
Tempo integral

ID:

WFS2019

Reinaldo Ferreira

Grau Académico:
Doutor

Categoria:
Professor coordenador convidado

Vinculo:
Tempo integral

ID:
https://orcid.org/0000-0003-2020-0491

PAULO PINTASSILGO

Paulo Jorge Fernandes Pintassilgo

Grau Académico:
Mestre

Categoria:
Professor adjunto convidado

Vinculo:
Tempo integral

ID:
https://orcid.org/0000-0002-7228-4255

Foto António Melo

António Melo

Grau Académico:
Doutor

Categoria:
Professor adjunto convidado

Vinculo:
Tempo parcial

ID:
https://orcid.org/0000-0002-1206-6790

Vasco Marques

Vasco Marques

Grau Académico:
Mestre

Categoria:
Professor adjunto convidado

Vinculo:
Tempo parcial

ID:

Natércia_docente

Natércia Menezes

Grau Académico:
Doutor

Categoria:
Professor adjunto convidado

Vinculo:
Tempo parcial

ID:
https://orcid.org/0000-0001-6830-7752

Regime de Funcionamento

  • Duração: 6 semestres

  • Horário: Pós Laboral

  • Edição 2024/25: Inicio outubro

Formulário

Agendar uma Reunião de Esclarecimento
Submeter

Testemunhos

Foto Fernando

O Ensino à Distância, tal como o teletrabalho, é hoje uma realidade incontornável que ganhou força após a pandemia da COVID 19. E ainda bem que assim foi. 

Hoje em dia, há licenciaturas, pós-graduações e mestrados 100% online que beneficiam, sobretudo, quem trabalha e pretende estudar em simultâneo. 

Honestamente, nunca fui crente em cursos EaD e no trabalho online até que, por força da pandemia e da necessidade de trabalhar à distância, de fazer formações e reuniões online e até encontros de amigos, passei a render-me a este recurso, tão importante e agora imprescindível nas nossas vidas.  

Hoje, no plano profissional e não só, evitam-se muitas viagens, poupa-se tempo e dinheiro e agilizam-se processos à distância. Com isto, não quero dizer que não hajam circunstâncias em que é importante estar presencialmente, “face to face”, pelo contrário, acho que há casos em que é mesmo necessário estar pessoalmente. 

O importante é sabermos gerir da melhor forma o que nos é mais favorável e aproveitarmos as ferramentas que temos ao nosso dispor de forma a otimizarmos tempo e custos. 

Após o período da pandemia, comecei a ponderar retomar a ideia de tirar uma licenciatura em gestão, tendo a consciência que já tinha abandonado esse desígnio por falta de disponibilidade de tempo para o conciliar com o lado profissional, familiar e cívico. Mas após comentar esta ideia com a minha mulher, não me deixou pensar muito e incentivou-me a avançar com este projeto que tinha ficado pelo caminho há uns largos anos atrás.  

Era imperativo conciliar a vida pessoal, familiar e profissional com os estudos, portanto teria que ser sempre num horário pós-laboral. Após várias pesquisas na internet, surgiu-me a Licenciatura em Gestão e Negócios EaD, da Atlântico Business School, que me suscitou curiosidade. 

Procurava uma licenciatura em que não fizesse um investimento de tempo e dinheiro em vão e, depois de pesquisar melhor, soube que esta seria a primeira no regime EaD a ter a acreditação A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Esse fator foi preponderante para avançar; tinha encontrado o curso que procurava, com a credibilidade que é imprescindível e com a possibilidade de conciliar com a vida que tenho. 

Se bem pensei, melhor o fiz. Tem sido um percurso enriquecedor que me tem permitido crescer a todos os níveis, tenho adquirido muitos conhecimentos importantes para o meu dia a dia e ganhei amizades para o resto da vida. Reparem, neste “pormenor”, ganhei amizades para o resto da vida, estando juntos à distância! É verdade, parece estranho, mas é uma experiência incrível, podermos construir laços tão importantes desta forma, até mesmo com alguns Docentes.  

O que nos uniu foi o caminho comum e a vontade de superar todos os obstáculos que foram surgindo no percurso, nunca esquecerei a frase que tantas vezes dizíamos desde o início:  

– “Aqui, ninguém fica para trás!” E assim tem sido, somos todos finalistas e quase família.  

Esta licenciatura é exigente, desengane-se quem pense optar por esta modalidade de ensino na procura de facilidades, é um curso trabalhoso que exige muito de nós, mas não podia ser de outra forma. A grande vantagem é a poupança de tempo nas deslocações e a possibilidade de faltar a uma ou outra aula e poder ver posteriormente a gravação. Disse uma ou outra aula propositadamente, porque acho importante assistir ao maior número de aulas possível, até para termos a oportunidade de nelas participar.  

Se dissesse que tem sido fácil conciliar tudo, seria desonesto da minha parte. Houve momentos menos bons, mas tenho noção que não há desafios sem momentos menos bons, o mais importante é que levo deste curso muitos momentos bons e uma boa preparação para prosseguir o percurso académico, se assim entender. 

Portanto, se me perguntarem se valeu a pena, respondo sem hesitações, valeu muito a pena! 

Fernando Camelo Almeida
Aluno do 3º ano da Licenciatura Gestão e Negócios EaD (100% Online) 2023/2024

Foto Sandra Cristelo

Decidi inscrever-me no ensino superior para realização pessoal e profissional no sentido de obter mais qualificações para gerir o meu negócio. 

Já anteriormente tentei conciliar o estudo académico com o meu negócio e a gestão familiar mas acabei por desistir devido à pressão de ter um negócio próprio em que muitas vezes não tem um horário fixo e no padrão habitual. 

Com esta nova licenciatura EAD tenho a disponibilidade certa para conciliar tudo a nível profissional, familiar e a vida académica, uma vez que nos permite a nós enquanto alunos fazer a gestão do nosso tempo da melhor forma, conciliando as aulas, a matéria a estudar e os trabalhos a entregar adaptados à nossa disponibilidade. 

Sandra Cristelo
Aluna 1º ano de Licenciatura de Gestão e Negócios EaD 2021/2022

Elisabete Balula__

Conciliar a minha vida pessoal/familiar, com o trabalho/estudo requer organização e resiliência. É uma jornada de equilíbrio constante, mas procuro garantir que cada área recebe a atenção e o tempo necessário.
Para manter este equilíbrio, procuro estabelecer prioridades, delegar tarefas e pedir ajuda, sempre que possível, mas também aprendi a não ser tão perfeccionista e a aceitar as minhas falhas como uma parte do processo.
Com uma atitude positiva, consigo enfrentar os desafios diários e desfrutar de uma vida plena e realizada, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Elisabete Balula
Aluna da Licenciatura em Gestão e Negócios EaD (Ensino à Distância) 2023/2024

1014_RUI RAMOS_SEDE

Vindo de uma pandemia que nos limitou a liberdade de movimentos a um nível sem precedentes, tivemos que nos adaptar rapidamente, tal como é exigido neste mundo acelerado, a novas realidades e novos conceitos. As empresas foram forçadas a alterar muitos dos seus paradigmas e hesitações em permitir que os seus colaboradores trabalhassem fora do local habitual, percebendo que isso poderia ser benéfico para ambos os lados. Alguns custos de exploração e operação poderiam ser otimizados, e a poupança seria significativa. Por outro lado, muitos colaboradores viram isto como uma oportunidade para melhorar as suas condições de trabalho e alcançar um equilíbrio mais significativo entre trabalho e vida pessoal. 

Durante o mesmo período, as escolas e as academias enfrentaram um enorme desafio ao adaptarem-se a esta nova realidade. Nas escolas, com mais ou menos dificuldade, foi possível adaptar-se, mas nas universidades, essa missão era, sem dúvida, mais complicada. Consideremos um sistema que tem sido pouco ou nada alterado, uma forma muito concreta de avaliar os conhecimentos. Bem sabemos da aversão à mudança que o ser humano possui, e neste aspecto, essa resistência é ainda maior. Mas a mudança era necessária e mais do que isso, desejável, pois as empresas, dínamos que movem a economia, assim o exigiam. 

Assim como hoje é possível estar presente numa reunião, independentemente da distância física entre as partes, não será possível que o Ensino à Distância (EaD) se realize nesses mesmos canais, independentemente da distância? Há algum tempo que desejava voltar aos estudos, para concluir algo que tive de deixar a meio caminho por situações pessoais e profissionais que me impediram de continuar. Informei-me sobre este novo conceito de ensino e questionei-me: Porque não? E atirei-me de cabeça, como se tivesse sido tomado por um impulso que me levou a abraçar esta decisão. 

As aulas começaram, muito a medo, na verdade não conhecia ninguém, mas além disso, questionava-me sobre como decorreriam as aulas e os trabalhos, se não havia contacto físico com os demais. Estas dúvidas e inquietações pairavam sobre a minha cabeça e seguramente também sobre a dos meus colegas. Aqui, a mente aberta dos alunos, aliada à experiência dos professores, foi fundamental para que o sucesso surgisse, depois de trabalho árduo. 

Desengane-se quem pensa que o EaD é mais fácil; a facilidade termina quando podemos assistir a uma aula depois de ela ter acontecido. As dificuldades são imensas quando é necessário ter a disciplina de preparar a matéria que será ministrada pelo professor e levar dúvidas que possam contribuir para o sucesso das nossas aprendizagens. A conciliação entre o trabalho, a família e os estudos é um ponto de dor significativo neste modelo de aprendizagem. Um aspecto essencial para se ter sucesso é, sem dúvida, a organização. Na minha humilde opinião, para que o sucesso seja maior, falta que algumas áreas da academia compreendam que à distância também se pode produzir conhecimento. 

Para além do conhecimento valioso que pude consolidar em certos casos e adquirir noutros, o que mais valioso que levo desta experiência são as pessoas que ficarão para o resto da minha vida no meu coração. 

Rui Ramos
Aluno 3º ano da Licenciatura Gestão e Negócios EaD 2023/2024

Testemunhos

Foto Fernando

O Ensino à Distância, tal como o teletrabalho, é hoje uma realidade incontornável que ganhou força após a pandemia da COVID 19. E ainda bem que assim foi. 

Hoje em dia, há licenciaturas, pós-graduações e mestrados 100% online que beneficiam, sobretudo, quem trabalha e pretende estudar em simultâneo. 

Honestamente, nunca fui crente em cursos EaD e no trabalho online até que, por força da pandemia e da necessidade de trabalhar à distância, de fazer formações e reuniões online e até encontros de amigos, passei a render-me a este recurso, tão importante e agora imprescindível nas nossas vidas.  

Hoje, no plano profissional e não só, evitam-se muitas viagens, poupa-se tempo e dinheiro e agilizam-se processos à distância. Com isto, não quero dizer que não hajam circunstâncias em que é importante estar presencialmente, “face to face”, pelo contrário, acho que há casos em que é mesmo necessário estar pessoalmente. 

O importante é sabermos gerir da melhor forma o que nos é mais favorável e aproveitarmos as ferramentas que temos ao nosso dispor de forma a otimizarmos tempo e custos. 

Após o período da pandemia, comecei a ponderar retomar a ideia de tirar uma licenciatura em gestão, tendo a consciência que já tinha abandonado esse desígnio por falta de disponibilidade de tempo para o conciliar com o lado profissional, familiar e cívico. Mas após comentar esta ideia com a minha mulher, não me deixou pensar muito e incentivou-me a avançar com este projeto que tinha ficado pelo caminho há uns largos anos atrás.  

Era imperativo conciliar a vida pessoal, familiar e profissional com os estudos, portanto teria que ser sempre num horário pós-laboral. Após várias pesquisas na internet, surgiu-me a Licenciatura em Gestão e Negócios EaD, da Atlântico Business School, que me suscitou curiosidade. 

Procurava uma licenciatura em que não fizesse um investimento de tempo e dinheiro em vão e, depois de pesquisar melhor, soube que esta seria a primeira no regime EaD a ter a acreditação A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Esse fator foi preponderante para avançar; tinha encontrado o curso que procurava, com a credibilidade que é imprescindível e com a possibilidade de conciliar com a vida que tenho. 

Se bem pensei, melhor o fiz. Tem sido um percurso enriquecedor que me tem permitido crescer a todos os níveis, tenho adquirido muitos conhecimentos importantes para o meu dia a dia e ganhei amizades para o resto da vida. Reparem, neste “pormenor”, ganhei amizades para o resto da vida, estando juntos à distância! É verdade, parece estranho, mas é uma experiência incrível, podermos construir laços tão importantes desta forma, até mesmo com alguns Docentes.  

O que nos uniu foi o caminho comum e a vontade de superar todos os obstáculos que foram surgindo no percurso, nunca esquecerei a frase que tantas vezes dizíamos desde o início:  

– “Aqui, ninguém fica para trás!” E assim tem sido, somos todos finalistas e quase família.  

Esta licenciatura é exigente, desengane-se quem pense optar por esta modalidade de ensino na procura de facilidades, é um curso trabalhoso que exige muito de nós, mas não podia ser de outra forma. A grande vantagem é a poupança de tempo nas deslocações e a possibilidade de faltar a uma ou outra aula e poder ver posteriormente a gravação. Disse uma ou outra aula propositadamente, porque acho importante assistir ao maior número de aulas possível, até para termos a oportunidade de nelas participar.  

Se dissesse que tem sido fácil conciliar tudo, seria desonesto da minha parte. Houve momentos menos bons, mas tenho noção que não há desafios sem momentos menos bons, o mais importante é que levo deste curso muitos momentos bons e uma boa preparação para prosseguir o percurso académico, se assim entender. 

Portanto, se me perguntarem se valeu a pena, respondo sem hesitações, valeu muito a pena! 

Fernando Camelo Almeida
Aluno do 3º ano da Licenciatura Gestão e Negócios EaD (100% Online) 2023/2024

Foto Sandra Cristelo

Decidi inscrever-me no ensino superior para realização pessoal e profissional no sentido de obter mais qualificações para gerir o meu negócio. 

Já anteriormente tentei conciliar o estudo académico com o meu negócio e a gestão familiar mas acabei por desistir devido à pressão de ter um negócio próprio em que muitas vezes não tem um horário fixo e no padrão habitual. 

Com esta nova licenciatura EAD tenho a disponibilidade certa para conciliar tudo a nível profissional, familiar e a vida académica, uma vez que nos permite a nós enquanto alunos fazer a gestão do nosso tempo da melhor forma, conciliando as aulas, a matéria a estudar e os trabalhos a entregar adaptados à nossa disponibilidade. 

Sandra Cristelo
Aluna 1º ano de Licenciatura de Gestão e Negócios EaD 2021/2022

Elisabete Balula__

Conciliar a minha vida pessoal/familiar, com o trabalho/estudo requer organização e resiliência. É uma jornada de equilíbrio constante, mas procuro garantir que cada área recebe a atenção e o tempo necessário.
Para manter este equilíbrio, procuro estabelecer prioridades, delegar tarefas e pedir ajuda, sempre que possível, mas também aprendi a não ser tão perfeccionista e a aceitar as minhas falhas como uma parte do processo.
Com uma atitude positiva, consigo enfrentar os desafios diários e desfrutar de uma vida plena e realizada, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Elisabete Balula
Aluna da Licenciatura em Gestão e Negócios EaD (Ensino à Distância) 2023/2024

1014_RUI RAMOS_SEDE

Vindo de uma pandemia que nos limitou a liberdade de movimentos a um nível sem precedentes, tivemos que nos adaptar rapidamente, tal como é exigido neste mundo acelerado, a novas realidades e novos conceitos. As empresas foram forçadas a alterar muitos dos seus paradigmas e hesitações em permitir que os seus colaboradores trabalhassem fora do local habitual, percebendo que isso poderia ser benéfico para ambos os lados. Alguns custos de exploração e operação poderiam ser otimizados, e a poupança seria significativa. Por outro lado, muitos colaboradores viram isto como uma oportunidade para melhorar as suas condições de trabalho e alcançar um equilíbrio mais significativo entre trabalho e vida pessoal. 

Durante o mesmo período, as escolas e as academias enfrentaram um enorme desafio ao adaptarem-se a esta nova realidade. Nas escolas, com mais ou menos dificuldade, foi possível adaptar-se, mas nas universidades, essa missão era, sem dúvida, mais complicada. Consideremos um sistema que tem sido pouco ou nada alterado, uma forma muito concreta de avaliar os conhecimentos. Bem sabemos da aversão à mudança que o ser humano possui, e neste aspecto, essa resistência é ainda maior. Mas a mudança era necessária e mais do que isso, desejável, pois as empresas, dínamos que movem a economia, assim o exigiam. 

Assim como hoje é possível estar presente numa reunião, independentemente da distância física entre as partes, não será possível que o Ensino à Distância (EaD) se realize nesses mesmos canais, independentemente da distância? Há algum tempo que desejava voltar aos estudos, para concluir algo que tive de deixar a meio caminho por situações pessoais e profissionais que me impediram de continuar. Informei-me sobre este novo conceito de ensino e questionei-me: Porque não? E atirei-me de cabeça, como se tivesse sido tomado por um impulso que me levou a abraçar esta decisão. 

As aulas começaram, muito a medo, na verdade não conhecia ninguém, mas além disso, questionava-me sobre como decorreriam as aulas e os trabalhos, se não havia contacto físico com os demais. Estas dúvidas e inquietações pairavam sobre a minha cabeça e seguramente também sobre a dos meus colegas. Aqui, a mente aberta dos alunos, aliada à experiência dos professores, foi fundamental para que o sucesso surgisse, depois de trabalho árduo. 

Desengane-se quem pensa que o EaD é mais fácil; a facilidade termina quando podemos assistir a uma aula depois de ela ter acontecido. As dificuldades são imensas quando é necessário ter a disciplina de preparar a matéria que será ministrada pelo professor e levar dúvidas que possam contribuir para o sucesso das nossas aprendizagens. A conciliação entre o trabalho, a família e os estudos é um ponto de dor significativo neste modelo de aprendizagem. Um aspecto essencial para se ter sucesso é, sem dúvida, a organização. Na minha humilde opinião, para que o sucesso seja maior, falta que algumas áreas da academia compreendam que à distância também se pode produzir conhecimento. 

Para além do conhecimento valioso que pude consolidar em certos casos e adquirir noutros, o que mais valioso que levo desta experiência são as pessoas que ficarão para o resto da minha vida no meu coração. 

Rui Ramos
Aluno 3º ano da Licenciatura Gestão e Negócios EaD 2023/2024