Ensino à Distância – o que é e como funciona?
O conceito de Ensino à Distância (EaD) implica a separação física entre estudantes e docentes, que se encontram em diferentes locais e cuja comunicação é feita através de suportes e plataformas tecnológicas.
O EaD é um modelo alternativo e eficaz para a qualificação superior de estudantes fora da idade de referência, o que contribui para a realização de uma outra prioridade do XXI Governo Constitucional, também consagrada no Programa do Governo: o investimento na qualificação da população portuguesa, designadamente a qualificação de adultos em ambiente de trabalho e em estreita colaboração com os empregadores.
Assume-se como uma alternativa de elevada qualidade à modalidade presencial e não apenas uma mera reprodução ou paralelo do mesmo.
A flexibilidade de tempo e de lugar proporcionada pelo EaD preconiza que os estudantes possam desenvolver o seu percurso formativo ao ritmo que melhor se compatibiliza com a sua vida pessoal e profissional. Este objetivo impõe uma nova abordagem pedagógica, que implica inovações a nível curricular que atendam às necessidades dos destinatários. Assim, a conceção de planos de estudos curriculares é orientada para assegurar uma elevada flexibilidade quanto à inscrição e frequência e a oferta efetiva de unidades curriculares optativas, tendo em vista a valorização de percursos de aprendizagem personalizados e adaptados às concretas necessidades de formação dos estudantes.
No ensino em regime de EaD são disponibilizados recursos e conteúdos especialmente construídos e adaptados a este tipo de ensino e aprendizagem.
O regime de EaD da ABS tem por base um Modelo Pedagógico, peça central do EaD, que está na base da gestão integral do curso de Licenciatura em Gestão e Negócios EaD.
Constitui-se como referencial para o EaD, contendo os pressupostos e as orientações pedagógicas fundamentais para o ensino e a aprendizagem, centrado no estudante e na valorização dos seus percursos de aprendizagem, através do diálogo, da interação e da colaboração entre pares e em comunidades, integrando, nos seus pressupostos básicos, a flexibilidade para aprender em qualquer momento e lugar e contemplando a inclusão e a participação digitais.
Objetivo Geral Licenciatura Gestão e Negócios EaD
A Licenciatura em Gestão e Negócios (EaD) permitirá Formar Profissionais de Gestão, com conhecimentos aprofundados para satisfazer necessidades empresariais, aptidões avançadas para resolver problemas complexos e competências pessoais e profissionais para participar nos processos de gestão e inovação.
As capacidades que os Estudantes desenvolvem com o Ensino à Distância (EaD) (autoestudo e pesquisa online, comunicação interativa, autonomia, confiança, proatividade,…) são essenciais na sua preparação para a intervenção no Mercado de Emprego. Assim, os conhecimentos aprofundados obtidos pelo autoestudo a partir das orientações bibliográficas, das discussões nas aulas síncronas interativas e do apoio tutorial na web, as aptidões avanças derivadas dos diversos projetos aplicados e trabalhos de grupo online, e as competências pessoais e profissionais adquiridas com os casos de estudo e o contacto via web com diferentes realidades empresariais, preparam o Estudante para o exercício de funções de responsabilidade em Gestão Financeira e Fiscal, Gestão Empresarial, Gestão de Sistemas de Informação, Marketing e Gestão de Recursos Humanos. Fornecerá igualmente aptidões avançadas e competências pessoais e profissionais para que intervenha e investigue na gestão de negócios das áreas referidas com autonomia, sentido ético e social.
Ensino e Investigação
- Corpo docente constituído por doutorados, especialistas e convidados altamente qualificados na área da gestão
- Participação em atividades de extensão científica e intervenção na comunidade: ciclos de palestras, seminários/workshops com especialistas convidados
- Durante o curso são desenvolvidas atividades de formação, investigação e desenvolvimento experimental de nível e qualidade reconhecidos, com publicações ou produção científica relevantes
- A resolução de casos práticos nas diferentes disciplinas do curso fomenta, simultaneamente, a investigação aplicada e sentido de autonomia do estudante, bem como a sua inserção e compreensão da realidade empresarial.
Carreiras
Algumas saídas profissionais:
- Gestão e Administração de Empresas
- Direção e Gestão das Áreas Contabilísticas e Financeiras
- Direção e Gestão das Áreas Comerciais e de Marketing
- Gestão de projetos Auditoria e Consultoria
- Empreendedorismo – criação do próprio negócio
A Licenciatura Gestão e Negócios EaD na Atlântico Business School
Empregabilidade
Este curso não tem estatísticas disponíveis uma vez que é um curso novo.
Prosseguimento de Estudos
Os diplomados deste curso de Licenciatura podem candidatar-se à(s) seguinte(s) a formação graduada:
Testemunhos
Estrutura Curricular
- Ateliers de Comunicação (6 ECTS)
- Gestão Emocional e Dinâmica de Grupo (6 ECTS)
- Economia para Gestores (6 ECTS)
- Contabilidade I (6 ECTS)
- Introdução à Gestão e aos Negócios (6 ECTS)
- Marketing (6 ECTS)
- Mercados Financeiros (6 ECTS)
- Métodos e Técnicas em Economia e Finanças (6 ECTS)
- Contabilidade II (6 ECTS)
- Direito dos Negócios (6 ECTS)
- Sistemas de Informação de Gestão (6 ECTS)
- Gestão de Recursos Humanos (6 ECTS)
- Finanças da Empresa (6 ECTS)
- Investigação Aplicada à Gestão e Negócios (6 ECTS)
- Estatística Aplicada (6 ECTS)
- Economia Digital (6 ECTS)
- Gestão Fiscal (IRC) (6 ECTS)
- Estratégia Empresarial (6 ECTS)
OPCIONAIS
- Análise de Dados (6 ECTS)
- Gestão e Sustentabilidade Empresarial (6 ECTS)
- Marketing Digital (6 ECTS)
- Psicossociologia das Organizações (6 ECTS)
- Técnicas de Comunicação Empresarial (6 ECTS)
- Gestão Financeira (6 ECTS)
- Contabilidade de Gestão (6 ECTS)
- Projeto 1 (6 ECTS)
- Análise Financeira (6 ECTS)
- Comercio Internacional (6 ECTS)
- Inovação e Empreendedorismo (6 ECTS)
- Políticas Macroeconómicas (6 ECTS)
- Casos de Estratégia em Gestão e Negócios (6 ECTS)
- Projeto 2 (6 ECTS)

Coordenador do Curso: Mestre João Paulo Peixoto
Presidente da Escola Superior de Negócios Atlântico – Atlântico Business School.
Mestre em Ciências Empresariais, MBA em Gestão de Empresas e Licenciado em Economia pela FEP, em 1987, premiado pela Melhor Média Final do curso.
Professor Especialista em Finanças, Banca e Seguros, conta com mais de 30 anos como Docente de Ensino Superior.
Especialista em mercados financeiros, foi responsável pela introdução dos Derivados (contratos de futuros e opções) em Portugal, liderando a criação da Bolsa de Derivados do Porto, sendo autor de diversas publicações na área, tendo fundado a FUTOP – Futuros e Opções, SA.

Coordenador Docentes: Professor Doutor Reinaldo Ferreira
Doutor em Informática na área da tecnologia Web
Membro da Comissão Científica de várias conferências e congressos internacionais, tais como do Congresso internacional “Multidimensional sustainability: transitionsandconvergences” e Atlântico Business Summit.
Investigador nas áreas da Inovação, Transformação Digital e Tecnologias de Informação com projetos de investigação nas áreas do E-learning, produtividade nas empresas, Economia Digital, Ciência da Web e Web semântica, entre outras.
Desenvolvedor de software Web desde 1995 e criou a software, uma plataforma pioneira no desenvolvimento rápido de aplicações orientadas para os negócios.
Autor de diversos artigos e co-autor do livro “Sistemas de Informação: Diagnósticos e Prospetivas” (2022).

Coordenador dos Estudantes: Professor Doutor Amaro Correia
Doutor (PhD), em Ciências da Informação – Sistemas e Tecnologias da Informação.
Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais na UM
Colaboração permanente dos Jornais Publituris e MaiaHoje
Direção de Comunicação e de Marketing da Empresa de Turismo, Iberobus
Docente ABS: Licenciatura e Cursos Técnico Superiores Profissionais nas áreas de Sistemas de Informação de Gestão – Inovação e Empreendedorismo – Análise da Informação e Controlo de Riscos – Economia Digital e Negócios da Internet.

Paulo Costa
- Professor coordenador no Ensino Superior, lecionando nomeadamente em cursos na área do marketing, turismo e gestão no desporto
- Professor Especialista em Marketing e em Turismo (Provas Públicas)
- Investigador, formador e consultor nos domínios do Turismo, Marketing Territorial e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos

Silvio Roberto Stefani
- Pós-Doutor em Gestão pela FEP – Universidade do Porto PT.
- Pós-Doutor em Administração pela Univali BR.
- Doutoramento em Administração pela Universidade de São Paulo BR. Professor do
- Mestrado Profissional em Administração.
- Mestrado e Doutoramento Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário BR. Tem experiência profissional na Banca Itaú BR (15 anos).
- Docente e investigador da Atlântico Business School.
- Cargos de diretor de Planeamento, diretor de Investigação e Pós-graduação na Unicentro.
- Áreas de investigação: gestão com ênfase em estratégia e inovação, recursos humanos, competências e sustentabilidade, comportamento organizacional e ODS Agenda 2030.

Loic dos Santos Pedras
- Diplomado em empreendedorismo e economias emergentes pela Harvard Business School.
- Professor Adjunto da Universidade Nova SBE e ABS, onde leciona as unidades curriculares de empreendedorismo, inovação e estratégia.
- Investigador na área das organizações híbridas e suas respostas à complexidade. Ganhou o University Technology Sydney (UTS) Soul Award e foi indicado candidato aos prémios de ensino e de direitos humanos.
- Doutorado em Gestão pela University Technology Sydney – UTS Business School, frequentou programa executivo em empreendedorismo social na INSEAD
- Co-fundador da SportImpact, é mentor de várias start-ups em todo o mundo.

Miguel Jorge Rodrigues de Magalhães
- Doutor em Economia e Gestão, e MBA em Gestão e Direção de Empresas e Marketing, é Professor Coordenador do Ensino Superior.
- Investigador no centro de investigação REMIT, é autor e co-autor de diversos artigos científicos nas áreas das ciências empresariais: estratégia, marketing e empreendedorismo.
- Reviewer e membro da comissão organizadora da Conferencia Ibérica de Empreendedorismo.
- Experiência profissional de 40 anos, sendo atualmente gestor e advisor e Data Protection Office em diversas instituições, é, também, o presidente do Conselho Fiscal da Associação para a Inovação Organizacional, com vista à melhoria da gestão, da produtividade e bem-estar das pessoas.
- Palestrante, Formador, Mentor da Rede Nacional do IAPMEI e Consultor certificado do IAPMEI e do CATIM sobre a Metodologia de Benchmarking e Boas Práticas.

Amaro Fernando da Fonseca Correia
- Doutor em Ciências da Informação – Sistemas e Tecnologias da Informação.
- Professor coordenador no Ensino Superior no curso de Licenciatura de Gestão e Negócios EaD (ensino á distância)
- Professor e Investigador nos domínios de Marketing, Sistemas de Informação de Gestão – Inovação e Empreendedorismo – Análise da Informação e Controlo de Riscos – Economia Digital e Negócios da Internet.

Paulo Alexandre dos Santos Alcarva
- Licenciatura em Economia, Mestrado em Finanças e Pós-Graduado em Mercados de Capitais e Gestão de Portfólio pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).
- Título de Especialista em Gestão – Finanças, Bancos e Seguros pelo IPP – Politécnico do Porto e Pós-Graduado em Fusões & Aquisições pela Católica Porto Business School.
- Doutorando em Ciências Empresariais pela UPT.
- Professor de Finanças na Católica Porto Business School e ISCAP.
- Experiência de 20 anos em banca de empresas e de investimento.
- Autor dos livros “A Banca e as PME” (Vida Económica, 2011), “O Financiamento Bancário de PME” (Almedina, 2017) e “Banca 4.0” (Almedina, 2018) e “Bitcoin e Blockchain” (Almedina, 2021).
- Consultor Financeiro / Assessoria à Administração / Avaliação de Empresas / Operações de M&A e Fund Rising.

Fernando António Correia Esperança
- Licenciatura em Gestão Financeira e Fiscal no IESF.
- Docente e formador nas áreas da Matemática, Contabilidade, Fiscalidade e informática.
- Consultor no âmbito da Academia PME.

António Pedro Seara Sequeira do Vale Peixoto
- Licenciado em Direito pela Universidade Portucalense.
- Sócio no escritório de Advogados PPP Associados.
- Formador em mais de 1500 horas em diversas áreas nomeadamente laboral, ética e deontologia, inovação e empreendedorismo, cidadania.

Reinaldo Ferreira
- Doutor em Informática na área da tecnologia Web.
- Professor e membro do Conselho Científico da Atlântico Business School e de várias conferências.
- Membro da Comissão Científica do Congresso internacional “Multidimensional sustainability: transitions and convergences”.
- Investigador em Sistemas de Informação e Tecnologia Web, participou em projetos de investigação nas áreas do E-learning, produtividade nas empresas, Economia Digital, Ciência da Web e Web semântica.
- Desenvolve software Web desde 1995 e criou a bang software, uma plataforma pioneira no desenvolvimento rápido de aplicações orientadas para os negócios.
- Autor de diversos artigos e co-autor do livro “Sistemas de Informação: Diagnósticos e Prospetivas”.

Paulo Jorge Fernandes Pintassilgo
- Mestre em Finanças Empresariais pelo ISCAP e Especialista em Contabilidade e Fiscalidade pela ABS.
- Economista, Contabilista Certificado e Docente do ensino superior nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade.

António Melo
- Doutoramento Internacional em Economia de Empresas no ramo de Comportamento de Mercados pela Universidade de Salamanca, Espanha.
- Consultor e investigador em gestão de serviços definindo, implementando e gerindo programas de excelência para equipas multidisciplinares.
- As suas áreas de investigação incluem serviços, eWOM, comportamento do consumidor, empreendorismo, desempenho de negócio e turismo.
- Docente nas áreas de Marketing, Marketing Digital e Turismo.

Vasco Marques
- Licenciado e mestre em Gestão e Negócios, pela Atlântico Business School.
- MBA com especialização em Sistemas de Informação e e-Business.
- Consultor, formador e docente em pós-graduações e formações executivas de referência. Fundou a empresa Web2Business, onde desenvolve soluções de Marketing Digital, consultoria e formação com certificação no regime online e presencial. Com mais de 15 anos de experiência, já realizou e participou em centenas de eventos relacionados com Marketing Digital, em todos os distritos de Portugal e em outros países. Autor dos livros Marketing Digital de A a Z, Marketing Digital 360, Redes Sociais 360, Vídeo Marketing e Agenda de Marketing e Redes Sociais.
Regime de Funcionamento
- Duração: 6 semestres
- Horário: Pós Laboral
- Edição 2022/23: Inicio setembro/outubro