O MBA em Gestão e Negócios tem 3 especializações de opção: Especialização em Marketing, Especialização em Economia Digital, Especialização em Gestão de Empresas.
Cumpre os requisitos previstos no Sistema de Acreditação da Formação Contínua para Engenheiros OE+AcCEdE
Objetivos
Dotar os participantes de competências técnicas e comportamentais em áreas fundamentais da gestão, apresentando conhecimentos e técnicas de aplicação no trabalho diário.
Metodologias
Serão aplicadas metodologias de ensino e aprendizagem essencialmente ativas, “sala de aula invertida” e “método de aprendizagem baseado em problemas”, com privilégio ao ensino tutorial, aberto em contexto empresarial, centrado no Estudante e no fomento do espírito de autonomia. Por outro lado, as Unidades Curriculares promovem a aplicação de conhecimentos, em conformidade com as concretas necessidades dos Estudantes e com os objetivos do Curso, permitindo percursos flexíveis e personalizados de aprendizagem.
Vantagens
Programa curricular de base que contribui para criar uma visão estratégia e global da área da gestão
Oferece três áreas de especializações possíveis em Marketing, Economia Digital ou Gestão de Empresas que permite aprofundar conhecimentos e adquirir competências especificas na área de especialização escolhida
Fomenta a aplicabilidade prática dos conceitos adquiridos às situações reais das organizações
100% online, incluindo as avaliações, permitindo assim a flexibilidade de tempo e lugar
Todas as sessões síncronas são gravadas e disponíveis para visualização em qualquer altura
Conteúdos digitais e bibliográficos sempre disponíveis
Cumpre os requisitos previstos no Sistema de Acreditação da Formação Contínua para Engenheiros OE+AcCEdE
Perfil dos Participantes
- Gestores de Empresas
- Membros Associados da Ordem dos Engenheiros
- Profissionais qualquer área de Engenharia
Estrutura Curricular
Estratégias Corporativas | | 6 ECTS |
Economia para Gestores | | 6 ECTS |
Gestão Emocional de Recursos Humanos | | 6 ECTS |
Estratégia nos Sistemas de Informação | | 6 ECTS |
Finanças Aplicadas | | 6 ECTS |
Marketing Estratégico | | 6 ECTS |
Oficina de Técnicas Criativas de Comunicação | | 6 ECTS |
Casos de Estratégia Empresarial | | 30 ECTS |
Seminários | | 6 ECTS |
Novas Tendências na Com. e no Marketing | | 6 ECTS |
Marketing de Serviços Aplicado | | 6 ECTS |
Marketing Internacional Avançado | | 6 ECTS |
Análise Estatística de Dados | | 6 ECTS |
Marketing Turístico Aplicado | | 6 ECTS |
Gestão da Inovação | | 6 ECTS |
Gestão de Projetos Aplicados | | 6 ECTS |
Gestão de Redes Empresariais | | 6 ECTS |
Novas Tendências na Com. e no Marketing | | 6 ECTS |
Economia Digital e Negócios na Internet | | 6 ECTS |
Economia e Ecologia Empresarial | | 6 ECTS |
Análise Financeira Aplicada | | 6 ECTS |
Avaliação de Empresas | | 6 ECTS |
Contabilidade de Gestão Aplicada | | 6 ECTS |
Gestão da Inovação | | 6 ECTS |
Gestão de Projetos Aplicados | | 6 ECTS |
Gestão de Redes Empresariais | | 6 ECTS |
Motivação e Liderança | | 6 ECTS |
Marketing Internacional Avançado | | 6 ECTS |
Economia Digital e Negócios na Internet | | 6 ECTS |
ECTS: 90
- UC Obrigatórias/Base:
- 100 horas síncronas
254 horas assíncronas
- UC Especialização:
- 20 horas síncronas
56 horas assíncronas
Regime
Online
Calendarização
INICIO: 29 de novembro
Horas Síncronas: Terças e Sextas das 19h às 22h30 e Sábados das 09h30 às 13h00*
Duração: 18 MESES
*Poderá sofrer alterações quanto aos dias da semana.
Investimento
Oferta da taxa de matrícula.
Taxa de Candidatura: 100€
Taxa de Matrícula: 150€
Taxa de Inscrição: 200€
Propina Mensal: 340€ X 12 meses*
*O pagamento da Propina Mensal por Sistema de Débito Direto (SDD) beneficia de desconto de 5%
Corpo Docente e Coordenador

Eng.ª Paula Cristina Prata Pinto Hespanhol Coelho
MENSAGEM DA COORDENADORA
É um curso na área da gestão, especialmente desenhado e orientado para profissionais da área da engenharia que permite desenvolver soft skills necessárias em gestão empresarial. Inclui no programa curricular de base disciplinas como finanças, marketing, sistemas de informação, entre outras..., contribuindo para criar uma visão estratégia e global da área da gestão e oferece três especializações possíveis em Marketing, Economia Digital ou Gestão de Empresas, permitindo aprofundar conhecimentos e adquirir competências especificas na área de especialização escolhida. Com uma metodologia de ensino à distância baseada em aulas interativas on-line síncronas e no regime tutorial (síncrono e assíncrono), com recurso às mais modernas plataformas de e-Learning que permitem a organização e gestão dos espaços virtuais, assume como principal foco os Alunos, conferindo-lhes autonomia, responsabilidade e protagonismo. A vantagem desta modalidade e-Learning é a flexibilidade de tempo e de lugar que possibilita que os alunos possam desenvolver o seu percurso formativo ao ritmo que melhor se compatibiliza com a sua vida pessoal e profissional. Sendo um curso desenvolvido especificamente para engenheiros, apresenta ainda a vantagem de estar acreditado pela Ordem dos Engenheiros, cumprindo assim os requisitos previstos no Sistema de Acreditação da Formação Contínua para Engenheiros.

Antonieta Lima
- Doutora em Gestão e Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico do ISVOUGA.
- Professora auxiliar na UPT e professora adjunta no ISVOUGA nas áreas de tributação e contabilidade.
- Mais de 20 anos de experiência em Finanças e é Diretora Executiva de uma empresa de consultoria.

Reinaldo Ferreira
- Doutor em Informática na área da tecnologia Web.
- Professor e membro do Conselho Científico da Atlântico Business School e de várias conferências.
- Investigador em Sistemas de Informação e Tecnologia Web, participou em projetos de investigação nas áreas do E-learning, produtividade nas empresas, Economia Digital, Ciência da Web e Web semântica.
- Desenvolve software Web desde 1995 e criou a bang software, uma plataforma pioneira no desenvolvimento rápido de aplicações orientadas para os negócios.
- Autor de diversos artigos e co-autor do livro “Sistemas de Informação: Diagnósticos e Prospetivas”.

Amaro Correia
- Doutor em Ciências da Informação – Sistemas e Tecnologias da Informação.
- Professor coordenador no Ensino Superior no curso de Licenciatura de Gestão e Negócios EaD (ensino á distância)
- Professor e Investigador nos domínios de Marketing, Sistemas de Informação de Gestão – Inovação e Empreendedorismo – Análise da Informação e Controlo de Riscos – Economia Digital e Negócios da Internet.

Paulo Costa
- Professor coordenador no Ensino Superior, lecionando nomeadamente em cursos na área do marketing, turismo e gestão no desporto
- Professor Especialista em Marketing e em Turismo (Provas Públicas)
- Investigador, formador e consultor nos domínios do Turismo, Marketing Territorial e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos

Jorge Sequeira
- Doutorado em Treino Mental e Superação Pessoal e Mestre em Psicologia
- Professor no Ensino Superior, no âmbito de diversos Masters, Pós-Graduações e MBA’s, tem colaborado com dezenas de Universidades, Institutos e Business Schools, lecionando disciplinas como Liderança, Gestão de Equipas e Comportamento Estratégico.
- No alto rendimento desportivo, trabalha no futebol profissional com alguns dos melhores treinadores mundiais. É ainda preletor nos cursos da FPF e UEFA, onde teve como formandos técnicos de prestígio internacional.
- Influente Keynote Speakers nacional. Ao longo dos últimos 20 anos, proferiu mais de mil palestras motivacionais, principalmente no contexto empresarial. Autor de vários artigos, crónicas e do livro “Dar ao Pedal”, que se tornou num best-seller.

Carlos Magno
- Professor universitário nos domínios de comunicação social.
- Jornalista, professor de filosofia da comunicação e presidiu à Entidade Reguladora para a Comunicação de 2011 a 2017.
- Foi repórter, redator, editor e diretor em diversos órgãos de comunicação social. Começou na Rádio Universidade ainda como estudante da Faculdade de Letras do Porto, tendo trabalhado na RDP, Expresso, TSF, SIC, Diário de Notícias e colaborado também com a RTP e a TVI.
- Fez durante mais de uma década o programa de Rádio com Freud & Maquiavel com o psicanalista Carlos Amaral Dias e entrevistou toda a classe política portuguesa no programa Grande Júri da TSF.
- Dirigiu a revista Cinemania da Lusomundo e é atualmente publisher de uma revista de Design, além de ter um programa semanal na CNN Portugal.
- Fez conferências em todas as universidades portuguesas, na Gulbenkian e em Serralves, além de ter sido também orador em diversas cidades estrangeiras como Paris, Marselha, Londres, Barcelona, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Maputo, Nuakchote, Dili, Bandung, Quishinau, Tiblisi, Erevan, Santiago do Chile, Cidade do México, Bogotá, La valeta, Nicósia e algumas outras.

Borges Gouveia
- Doutor em Ciências de Computação e Mestre em Engenharia Eletrônica e de Computadores
- Professor Catedrático
- Coordenador do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do CITCEM, FLUP