MBA Gestão e Negócios – 100% online

O MBA em Gestão e Negócios tem 3 especializações de opção: Especialização em Marketing, Especialização em Economia Digital, Especialização em Gestão de Empresas.

Cumpre os requisitos previstos no Sistema de Acreditação da Formação Contínua para Engenheiros OE+AcCEdE

Objetivos

Dotar os participantes de competências técnicas e comportamentais em áreas fundamentais da gestão, apresentando conhecimentos e técnicas de aplicação no trabalho diário.

Metodologias

Serão aplicadas metodologias de ensino e aprendizagem essencialmente ativas, “sala de aula invertida” e “método de aprendizagem baseado em problemas”, com privilégio ao ensino tutorial, aberto em contexto empresarial, centrado no Estudante e no fomento do espírito de autonomia. Por outro lado, as Unidades Curriculares promovem a aplicação de conhecimentos, em conformidade com as concretas necessidades dos Estudantes e com os objetivos do Curso, permitindo percursos flexíveis e personalizados de aprendizagem.

Vantagens

Programa curricular de base que contribui para criar uma visão estratégia e global da área da gestão 

Oferece três áreas de especializações possíveis em Marketing, Economia Digital ou Gestão de Empresas que permite aprofundar conhecimentos e adquirir competências especificas na área de especialização escolhida 

Fomenta a aplicabilidade prática dos conceitos adquiridos às situações reais das organizações 

100% online, incluindo as avaliações, permitindo assim a flexibilidade de tempo e lugar 

Todas as sessões síncronas são gravadas e disponíveis para visualização em qualquer altura 

Conteúdos digitais e bibliográficos sempre disponíveis  

Cumpre os requisitos previstos no Sistema de Acreditação da Formação Contínua para Engenheiros OE+AcCEdE 

Perfil dos Participantes

  • Gestores de Empresas
  • Membros Associados da Ordem dos Engenheiros
  • Profissionais qualquer área de Engenharia

Estrutura Curricular

Estratégias Corporativas | 6 ECTS
Economia para Gestores | 6 ECTS
Gestão Emocional de Recursos Humanos | 6 ECTS
Estratégia nos Sistemas de Informação | 6 ECTS
Finanças Aplicadas | 6 ECTS
Marketing Estratégico | 6 ECTS
Oficina de Técnicas Criativas de Comunicação | 6 ECTS

UC Obrigatória

Casos de Estratégia Empresarial (Marketing)                     | 30 ECTS

UC Opção (a escolher 3)

Novas Tendências na Comunicação e no Marketing | 6 ECTS
Marketing de Serviços Aplicado | 6 ECTS
Marketing Internacional Avançado | 6 ECTS
Análise Estatística de Dados | 6 ECTS
Marketing Turístico Aplicado | 6 ECTS
Seminários de Gestão e Marketing | 6 ECTS

UC Obrigatória

Casos de Estratégia Empresarial (Economia Digital)           | 30 ECTS

UC Opção (a escolher 3)

Gestão da Inovação | 6 ECTS
Gestão de Projetos Aplicados | 6 ECTS
Gestão de Redes Empresariais | 6 ECTS
Novas Tendências na Comunicação e no Marketing | 6 ECTS
Economia Digital e Negócios na Internet | 6 ECTS
Seminários de Gestão e Economia Digital | 6 ECTS

UC Obrigatória

Casos de Estratégia Empresarial                     | 30 ECTS

UC Opção (a escolher 3)

Economia e Ecologia Empresarial | 6 ECTS
Análise Financeira Aplicada | 6 ECTS
Avaliação de Empresas | 6 ECTS
Contabilidade de Gestão Aplicada | 6 ECTS
Gestão da Inovação | 6 ECTS
Gestão de Projetos Aplicados | 6 ECTS
Gestão de Redes Empresariais | 6 ECTS
Motivação e Liderança | 6 ECTS
Marketing Internacional Avançado | 6 ECTS
Economia Digital e Negócios na Internet | 6 ECTS
Seminários de Gestão e Negócios | 6 ECTS

Total ECTS: 90


  • UC Obrigatórias/Base:
  • 42 ECTS
    90 horas síncronas
    244 horas assíncronas


  • UC Especialização:
  • 48 ECTS
    30 horas síncronas
    66 horas assíncronas

Regime

Online

Calendarização

Horas Síncronas: Terças e Sextas das 19h às 22h30 e Sábados das 09h30 às 13h00*

Início: Outubro 2024

Duração: 18 MESES

*Poderá sofrer alterações quanto aos dias da semana.

Investimento

Taxa de Candidatura: 100€
Taxa de Matrícula: 150€
Taxa de Inscrição: 200€
Propina Mensal: 340€ X 12 meses*

*O pagamento da Propina Mensal por Sistema de Débito Direto (SDD) beneficia de desconto de 5%

Corpo Docente e Coordenador

Eng.ª Paula Cristina Prata Pinto Hespanhol Coelho

MENSAGEM DA COORDENADORA
É um curso na área da gestão, especialmente desenhado e orientado para profissionais da área da engenharia que permite desenvolver soft skills necessárias em gestão empresarial. Inclui no programa curricular de base disciplinas como finanças, marketing, sistemas de informação, entre outras..., contribuindo para criar uma visão estratégia e global da área da gestão e oferece três especializações possíveis em Marketing, Economia Digital ou Gestão de Empresas, permitindo aprofundar conhecimentos e adquirir competências especificas na área de especialização escolhida. Com uma metodologia de ensino à distância baseada em aulas interativas on-line síncronas e no regime tutorial (síncrono e assíncrono), com recurso às mais modernas plataformas de e-Learning que permitem a organização e gestão dos espaços virtuais, assume como principal foco os Alunos, conferindo-lhes autonomia, responsabilidade e protagonismo. A vantagem desta modalidade e-Learning é a flexibilidade de tempo e de lugar que possibilita que os alunos possam desenvolver o seu percurso formativo ao ritmo que melhor se compatibiliza com a sua vida pessoal e profissional. Sendo um curso desenvolvido especificamente para engenheiros, apresenta ainda a vantagem de estar acreditado pela Ordem dos Engenheiros, cumprindo assim os requisitos previstos no Sistema de Acreditação da Formação Contínua para Engenheiros.

Antonieta Lima

  • Doutora em Gestão e Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico do ISVOUGA.  
  • Professora auxiliar na UPT e professora adjunta no ISVOUGA nas áreas de tributação e contabilidade.  
  • Mais de 20 anos de experiência em Finanças e é Diretora Executiva de uma empresa de consultoria. 
Vinculo: ID:
Tempo Parcial https://orcid.org/0000-0001-5171-1724

Amaro Correia

  • Doutor em Ciências da Informação – Sistemas e Tecnologias da Informação. 
  • Professor coordenador no Ensino Superior no curso de Licenciatura de Gestão e Negócios EaD (ensino á distância)  
  • Professor e Investigador nos domínios de Marketing, Sistemas de Informação de Gestão – Inovação e Empreendedorismo – Análise da Informação e Controlo de Riscos – Economia Digital e Negócios da Internet. 
Vinculo: ID:
Tempo Integral https://orcid.org/0000-0003-1546-891X

Borges Gouveia

  • Doutor em Ciências de Computação e Mestre em Engenharia Eletrônica e de Computadores 
  • Professor Catedrático 
  • Coordenador do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do CITCEM, FLUP 
Vinculo: ID:
Tempo Parcial https://orcid.org/0000-0002-2079-3234

Carlos Magno

  • Professor universitário nos domínios de comunicação social.  
  • Jornalista, professor de filosofia da comunicação e presidiu à Entidade Reguladora para a Comunicação de 2011 a 2017.  
  • Foi repórter, redator, editor e diretor em diversos órgãos de comunicação social. Começou na Rádio Universidade ainda como estudante da Faculdade de Letras do Porto, tendo trabalhado na RDP, Expresso, TSF, SIC, Diário de Notícias e colaborado também com a RTP e a TVI.  
  • Fez durante mais de uma década o programa de Rádio com Freud & Maquiavel com o psicanalista Carlos Amaral Dias e entrevistou toda a classe política portuguesa no programa Grande Júri da TSF. 
  • Dirigiu a revista Cinemania da Lusomundo e é atualmente publisher de uma revista de Design, além de ter um programa semanal na CNN Portugal. 
  • Fez conferências em todas as universidades portuguesas, na Gulbenkian e em Serralves, além de ter sido também orador em diversas cidades estrangeiras como Paris, Marselha, Londres, Barcelona, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Maputo, Nuakchote, Dili, Bandung, Quishinau, Tiblisi, Erevan, Santiago do Chile, Cidade do México, Bogotá, La valeta, Nicósia e algumas outras. 
Vinculo: ID:
Tempo Parcial

Henrique Diz

  • Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais. Licenciado em Química e graduação em Economia e Gestão.
  • Professor Catedrático da Universidade de Aveiro. Docente da Atlântico Business School.
  • Foi Professor Visitante da Sendai University (Japão) e da Laurea University of Applied Sciences (Finlândia).
  • Foi Coordenador da Unidade de Investigação GOVCOPP FCT, Gestor do Programa CIÊNCIA e Presidente do Programa EUREKA Portugal.
  • Foi Vice-Presidente da JNICT.
Vinculo: ID:
Tempo Parcial

Jorge Sequeira

  • Doutorado em Treino Mental e Superação Pessoal e Mestre em Psicologia 
  • Professor no Ensino Superior, no âmbito de diversos Masters, Pós-Graduações e MBA’s, tem colaborado com dezenas de Universidades, Institutos e Business Schools, lecionando disciplinas como Liderança, Gestão de Equipas e Comportamento Estratégico. 
  • No alto rendimento desportivo, trabalha no futebol profissional com alguns dos melhores treinadores mundiais. É ainda preletor nos cursos da FPF e UEFA, onde teve como formandos técnicos de prestígio internacional. 
  • Influente Keynote Speakers nacional. Ao longo dos últimos 20 anos, proferiu mais de mil palestras motivacionais, principalmente no contexto empresarial. Autor de vários artigos, crónicas e do livro “Dar ao Pedal”, que se tornou num best-seller. 
Vinculo: ID:
Tempo Parcial

Loic Pedras

  • Diplomado em empreendedorismo e economias emergentes pela Harvard Business School.
  • Professor Adjunto da Universidade Nova SBE e ABS, onde leciona as unidades curriculares de empreendedorismo, inovação e estratégia.
  • Investigador na área das organizações híbridas e suas respostas à complexidade. Ganhou o University Technology Sydney (UTS) Soul Award e foi indicado candidato aos prémios de ensino e de direitos humanos.
  • Doutorado em Gestão pela University Technology Sydney – UTS Business School, frequentou programa executivo em empreendedorismo social na INSEAD
  • Co-fundador da SportImpact, é mentor de várias start-ups em todo o mundo.
Vinculo: ID:
Tempo Parcial https://orcid.org/0000-0001-9542-7397

Miguel Magalhães

  • Doutor em Economia e Gestão, e MBA em Gestão e Direção de Empresas e Marketing, é Professor Coordenador do Ensino Superior.
  • Investigador no centro de investigação REMIT, é autor e co-autor de diversos artigos científicos nas áreas das ciências empresariais: estratégia, marketing e empreendedorismo.
  • Reviewer e membro da comissão organizadora da Conferencia Ibérica de Empreendedorismo.
  • Experiência profissional de 40 anos, sendo atualmente gestor e advisor e Data Protection Office em diversas instituições, é, também, o presidente do Conselho Fiscal da  Associação para a Inovação Organizacional, com vista à melhoria da gestão, da produtividade e bem-estar das pessoas.
  • Palestrante, Formador, Mentor da Rede Nacional do IAPMEI e Consultor certificado do IAPMEI e do CATIM sobre a Metodologia de Benchmarking e Boas Práticas.
Vinculo: ID:
Tempo Parcial https://orcid.org/0000-0002-7672-9805

Natercia Menezes

  • Doutora em Ciências da Informação no ramo: Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação.
  • Docente na Licenciaturas e Mestrados nos Cursos Engenharia em Informática e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – ISEP; TESP – Economia Digital e Negócios na Internet – ABS; Cursos Profissionais da componente tecnológica do Curso Técnico/a de Informática – Instalação e Gestão de Redes, Técnico/a de Sistemas, Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital, Técnico de Apoio à Gestão, Operador/a de CAD – Construção Civil, Operador/a de Distribuição e Comercio, Técnico/a assistente Administrativo/a; Técnico/a de Ação Educativa, Técnico/a de Madeira e Técnico/a de Jardinagem, Técnico/a Restaurante Bar, Técnico/a Auxiliar de Saúde, Técnico/a de Geriatria, Técnico/a trabalho social e orientação, – ADICE, CESAE, MARFORMAR, DYNAMIC, COMPETENCIAS.
  • Docente Investigadora nos domínios dos Sistemas de Informação de Gestão, – Economia Digital e Negócios da Internet – Marketing – Inovação e Empreendedorismo – Análise da Informação e Controlo de Riscos.
  • Consultora em Segurança Informática – CINFU, CGI.
  • Coordenadora de equipas em vários projetos – Edinfor e Logica; Turma do Curso Estratégias e Práticas de Internacionalização – ABS
Vinculo: ID:
Tempo Parcial https://orcid.org/0000-0001-6830-7752

Paula Santos

  • Professor Especialista em Gestão e Administração (Provas Públicas)
  • Mestre em Gestão e Negócios pela Atlântico Business School
  • Licenciada em Matemática Aplicada – ramo de Ciências de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • Vice-Presidente da Atlântico Business School.
  • Diretora Centro de Investigação NPME da Atlântico Business School
  • Presidente do Conselho Pedagógico da Atlântico Business School
Vinculo: ID:
Tempo Integral https://orcid.org/0000-0003-2980-8962

Paulo Alcarva

  • Licenciatura em Economia, Mestrado em Finanças e Pós-Graduado em Mercados de Capitais e Gestão de Portfólio pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).
  • Título de Especialista em Gestão – Finanças, Bancos e Seguros pelo IPP – Politécnico do Porto e Pós-Graduado em Fusões & Aquisições pela Católica Porto Business School.
  • Doutorando em Ciências Empresariais pela UPT.
  • Professor de Finanças na Católica Porto Business School e ISCAP.
  • Experiência de 20 anos em banca de empresas e de investimento.
  • Autor dos livros “A Banca e as PME” (Vida Económica, 2011), “O Financiamento Bancário de PME” (Almedina, 2017) e “Banca 4.0” (Almedina, 2018) e “Bitcoin e Blockchain” (Almedina, 2021).
  • Consultor Financeiro / Assessoria à Administração / Avaliação de Empresas / Operações de M&A e Fund Rising.
Vinculo: ID:
Tempo Integral https://orcid.org/0000-0002-1366-766X

Paulo Costa

  • Professor coordenador no Ensino Superior, lecionando nomeadamente em cursos na área do marketing, turismo e gestão no desporto 
  • Professor Especialista em Marketing e em Turismo (Provas Públicas) 
  • Investigador, formador e consultor nos domínios do Turismo, Marketing Territorial e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos 
Vinculo: ID:
Tempo Parcial https://orcid.org/0000-0003-2449-8555

Paulo Pintassilgo

  • Mestre em Finanças Empresariais pelo ISCAP e Especialista em Contabilidade e Fiscalidade pela ABS.
  • Economista, Contabilista Certificado e Docente do ensino superior nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade.
Vinculo: ID:
Tempo Integral https://orcid.org/0000-0002-7228-4255

Reinaldo Ferreira

  • Doutor em Informática na área da tecnologia Web.  
  • Professor e membro do Conselho Científico da Atlântico Business School e de várias conferências.  
  • Investigador em Sistemas de Informação e Tecnologia Web, participou em projetos de investigação nas áreas do E-learning, produtividade nas empresas, Economia Digital, Ciência da Web e Web semântica.  
  • Desenvolve software Web desde 1995 e criou a bang software, uma plataforma pioneira no desenvolvimento rápido de aplicações orientadas para os negócios.  
  • Autor de diversos artigos e co-autor do livro “Sistemas de Informação: Diagnósticos e Prospetivas”.  
Vinculo: ID:
Tempo Integral https://orcid.org/0000-0003-2020-0491

Silvio Stefani

  • Pós-Doutor em Gestão pela FEP – Universidade do Porto PT.
  • Pós-Doutor em Administração pela Univali BR.
  • Doutoramento em Administração pela Universidade de São Paulo BR. Professor do
  • Mestrado Profissional em Administração.
  • Mestrado e Doutoramento Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário BR. Tem experiência profissional na Banca Itaú BR (15 anos).
  • Docente e investigador da Atlântico Business School.
  • Cargos de diretor de Planeamento, diretor de Investigação e Pós-graduação na Unicentro.
  • Áreas de investigação: gestão com ênfase em estratégia e inovação, recursos humanos, competências e sustentabilidade, comportamento organizacional e ODS Agenda 2030.
Vinculo: ID:
Tempo Integral https://orcid.org/0000-0002-5871-8686

Formulário