Método de Ensino

As metodologias adotadas são típicas de uma Escola de Negócios construída de acordo com a filosofia emanada das práticas correntes nas melhores Escolas na União Europeia e nos Estados Unidos. Os órgãos de gestão da escola mantêm uma proatividade assinalável no que diz respeito à preocupação com os formatos e metodologias do Ensino praticado na ABS, evidenciando o seu carácter de Business School, sempre virada para a aplicabilidade, em ambiente empresarial, das competências adquiridas pelos estudantes ao longo do seu percurso académico.

ESTUDO DE CASOS

O Estudo de Caso é um método que assenta no estudo de situações reais no mundo dos negócios, servindo para demonstrar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos à realidade. Muitas das unidades curriculares recorrem a este método. A ABS foi pioneira nesta área, tendo sido a primeira a utilizar em Portugal a metodologia ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning) da prestigiada Escola de Harvard.

PROJETOS

A maior parte das unidades curriculares englobam, de uma forma mais ou menos intensa, a realização de projetos de diferentes naturezas, que complementam o conteúdo académico de algumas unidades curriculares. No final de todos os cursos, existe uma disciplina estruturante, com a duração de pelo menos um Semestre, visando a aplicação de projetos num ambiente de imersão empresarial, num trabalho conjunto entre os alunos organizados em grupo, os docentes e responsáveis das empresas onde os projetos são realizados.

ELABORAÇÃO DE TRABALHOS

A maior parte das unidades curriculares obriga à elaboração de trabalhos individuais ou em grupo.

SIMULAÇÕES

Algumas das unidades curriculares recorrem a jogos de simulação que permitem o contacto direto com as empresas, numa tentativa de simular problemas concretos do quotidiano empresarial e dos mercados financeiros.

VISITAS A EMPRESAS

Em algumas das unidades curriculares, os alunos deslocam-se a empresas para se aperceberem, in loco, do seu funcionamento e das suas especificidades. A realização de projetos no âmbito das disciplinas estruturantes de final de curso culmina o processo da integração gradual e progressiva no ambiente empresarial.

VISITAS DE EMPRESÁRIOS

Algumas das unidades curriculares envolvem a visita de quadros e empresários à escola, transmitindo os seus saberes e competências aos alunos dos diferentes cursos.

SEMINÁRIOS

Ao longo dos diferentes cursos, os alunos beneficiam de sessões de trabalho sobre temas específicos, ministradas por especialistas nacionais e estrangeiros.