Orgãos de Gestão

A Escola Superior de Negócios Atlântico (ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL) possui os seguintes órgãos de governo:

PRESIDENTE

O Presidente é o órgão singular de direção da atividade científica, pedagógica e cultural da ABS. O Presidente é designado pelo órgão máximo da entidade instituidora da ABS. O Presidente pode delegar qualquer uma das suas competências aos coordenadores de curso e a um ou mais Vice-presidentes. O Presidente pode nomear uma Direção, composta por membros dos diferentes órgãos, para, no exercício das suas funções individuais, gerirem o quotidiano da ABS, discutindo os diferentes assuntos e colaborando na sua resolução em equipa.

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Atualmente, o Presidente da ABS é o Professor Doutor José Pedro Arroja

Doutorado em Economia pela Univ. de Carleton, Canadá, Mestre em Economia pela Univ. de Ottawa e Licenciado em Economia pela FEP. Foi professor do MBA da University of Ottawa e no Institut des Hautes Études, Université d’État, Port-au-Prince, Haiti. Foi Consultor do Governo do Canadá e liderou projetos de instituições, como a AIP, Centro de Documentação e Estudos Europeus, Ministério das Finanças, IEFP, AEP e o Atlas Foundation Network. É Presidente da Pedro Arroja – SGPS, SA.

CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO (CTC)

O CTC é o órgão colegial de gestão científica e académica da ABS.

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Atualmente, Presidente do Conselho Técnico-Científico da ABS é o Engenheiro Reinaldo Ferreira

Doutorado em Informática pela Universidade Portucalense. Tem um curso Avançado de Management e é Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Coordenador da área de Sistemas de Informação Aplicados do NPME. É consultor de empresas, orador e investigador nas áreas da Informática, Tecnologias de Informação e Tecnologia Web, com trabalhos publicados e participações em conferências nacionais e internacionais. É Diretor de Marketing e Tecnologias de Informação do Boavista Futebol Clube.

CONSELHO PEDAGÓGICO (CP)

O Conselho Pedagógico é o órgão colegial de definição e coordenação da orientação pedagógica das atividades de ensino desenvolvidas pela ABS, e o garante da qualidade do ensino.

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Atualmente, o Presidente do Conselho Pedagógico da ABS é a Dra. Paula Santos

Mestre em Gestão e Negócios pela Atlântico Business School. Tem um curso Avançado de Management e é licenciada em Matemática Aplicada – ramo de Ciência dos Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Título de Especialista na área da Gestão e Administração, atribuído por provas públicas. Directora do Centro de Investigação NPME – Núcleo de Apoio à Gestão de PME. Gestora de projectos. Coordenadora dos programas de Formação-Acção da Associação ATLBC – Atlântico Business Center e da ADECE – Associação para o Desenvolvimento de Consultoria Aplicada em Ciências Empresariais. Vogal do Conselho Fiscal da Inovagaia – Centro Incubação Base Tecnológica de Vila Nova de Gaia.

Foi proclamada JEEP – Jovem Empresário de Elevado Potencial do Ano de 1998, distinção atribuída pela ANJE. Sócio-fundadora de um grupo de empresas que atuam na área das soluções baseadas em tecnologias de informação para empresas.

PROVEDOR DO ESTUDANTE

O Provedor do Estudante é designado pela Entidade Instituidora, e tem como missão promover e defender os direitos e interesses dos estudantes.

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Atualmente, o Provedor do Estudante da ABS é Dra. Andreia Esteves-Pinto

Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISMAI, com especialização em Orientação Vocacional e em Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Possuí, ainda, uma Pós-graduação em Consulta Psicológica e Psicoterapia e um MBA em Gestão de Recursos Humanos.

COORDENADOR DE CURSO

O Coordenador de cada Curso é nomeado pelo Conselho Técnico-Científico, sob proposta do Presidente da ABS.

As funções específicas do Coordenador estão definidas no Regulamento para a Coordenação dos Cursos da ABS, envolvendo: representar o curso junto dos órgãos de gestão da ABS e das entidades de supervisão; assegurar o normal funcionamento do curso; monitorizar o cumprimento e aplicação dos diversos regulamentos da ABS; definir estratégias de articulação com o meio envolvente, com especial realce para o meio empresarial; monitorizar a distribuição do serviço Docente; apreciar e resolver as questões postas e as pretensões apresentadas por Docentes e por alunos.

COMISSÃO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICA

A Comissão Científico-Pedagógica é um órgão que que tem como objetivo é apoiar o Coordenador de cada Curso e permitir aos alunos e Docentes participarem ativamente na gestão da ABS. A Comissão Científico-Pedagógica é constituída pelo Coordenador de Curso, por dois Docentes nomeados pelo CTC e por dois estudantes nomeados pela Associação de Estudantes. As funções específicas da Comissão Científico-Pedagógica estão definidas no Regulamento para a Coordenação dos Cursos da ABS.

NÚCLEO DE APOIO À GESTÃO DE PME (NPME)

O Núcleo de Apoio à Gestão de PME (NPME) é uma estrutura de caráter permanente que visa a promoção e coordenação de Investigação Aplicada na área da gestão e outras áreas do conhecimento, bem como a divulgação dos resultados. O NPME é também responsável pela gestão das duas Associações Empresariais com ligações à ABS (ADECE e ATLBC). O corpo de investigadores do NPME é constituído por Docentes da ABS, consultores, investigadores, alunos e outras personalidades de reconhecido mérito nas áreas de atuação do NPME. O NPME é coordenado por um Diretor, nomeado pelo Presidente da Escola.

Os principais objetivos do NPME são os seguintes: coordenar as atividades de I&D da ABS; desenvolver programas e projetos de Investigação Aplicada (IA); contribuir para o intercâmbio nacional e internacional entre organismos e departamentos ligados à Investigação Aplicada, nomeadamente a nível do estabelecimento de parcerias; fomentar e apoiar a apresentação de projetos para financiamento concedido por entidades públicas ou privadas; desenvolver processos de IA orientados para modelos de formação e desenvolvimento profissional; apoiar projetos de IA conducentes a dissertações/relatórios de mestrado nas áreas de investigação da Escola.