Orgãos de Gestão

A Escola Superior de Negócios Atlântico (ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL) possui os seguintes órgãos de governo:

PRESIDENTE

O Presidente é o órgão singular de direção da atividade científica, pedagógica e cultural da ABS. O Presidente é designado pelo órgão máximo da entidade instituidora da ABS. O Presidente pode delegar qualquer uma das suas competências aos coordenadores de curso e a um ou mais Vice-presidentes. O Presidente pode nomear uma Direção, composta por membros dos diferentes órgãos, para, no exercício das suas funções individuais, gerirem o quotidiano da ABS, discutindo os diferentes assuntos e colaborando na sua resolução em equipa.

Contactar Presidente


Atualmente, o Presidente da ABS é o Professor Doutor José Pedro Arroja

Doutorado em Economia pela Univ. de Carleton, Canadá, Mestre em Economia pela Univ. de Ottawa e Licenciado em Economia pela FEP. Foi professor do MBA da University of Ottawa e no Institut des Hautes Études, Université d’État, Port-au-Prince, Haiti. Foi Consultor do Governo do Canadá e liderou projetos de instituições, como a AIP, Centro de Documentação e Estudos Europeus, Ministério das Finanças, IEFP, AEP e o Atlas Foundation Network. É Presidente da Pedro Arroja – SGPS, SA.

VICE-PRESIDENTE

Os Vice-Presidentes são nomeados livremente pelo Presidente. Cabe ao Presidente designar as funções que o Vice-presidente irá desempenhar, podendo delegar-lhe qualquer uma das suas competências.

Contactar Vice-Presidente


Atualmente, a Vice-Presidente da ABS é a Professora Dra. Ana Lisa Moutinho

Especialista por Provas públicas em Gestão e Administração pelo ISPGAYA, Mestre em Gestão e Negócios e Licenciada em Gestão de Instituições Financeiras. Tem uma Pós Graduação em Gestão Financeira Internacional, um Curso Avançado em Comércio Internacional e um Bacharel em Gestão de Banca e Seguros.
Consultora de Empresas em diversas áreas da Gestão (desde 1999).
Vice Presidente da Escola Superior de Negócios Atlântico, Responsável pelo Gabinete de Apoio ao Aluno, Gabinete de Apoio ao Docente, GIA – Gabinete de Inserção Ativa (estágios e intercâmbio com empresas) e Gabinete de Relações Internacionais com grande enfoque nos países PALOP.
Membro do Conselho Técnico e Científico (desde 2007) e Presidente do Conselho Pedagógico (de 2009 a 2013). Coordenadora do Projeto “Finanças para a Vida”, um projeto que ensina literacia financeira desde o 1º ano do 1º ciclo do ensino básico até ao 12º ano.

CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO (CTC)

O CTC é o órgão colegial de gestão científica e académica da ABS.

Contactar Conselho Técnico-Científico


Atualmente, Presidente do Conselho Técnico-Científico da ABS é o Engenheiro Reinaldo Ferreira

Doutorado em Informática pela Universidade Portucalense. Tem um curso Avançado de Management e é Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Coordenador da área de Sistemas de Informação Aplicados do NPME. É consultor de empresas, orador e investigador nas áreas da Informática, Tecnologias de Informação e Tecnologia Web, com trabalhos publicados e participações em conferências nacionais e internacionais. É Diretor de Marketing e Tecnologias de Informação do Boavista Futebol Clube.

CONSELHO PEDAGÓGICO (CP)

O Conselho Pedagógico é o órgão colegial de definição e coordenação da orientação pedagógica das atividades de ensino desenvolvidas pela ABS, e o garante da qualidade do ensino.

Contactar Conselho Pedagógico


Atualmente, o Presidente do Conselho Pedagógico da ABS é a Dra. Paula Santos

Mestre em Gestão e Negócios pela Atlântico Business School. Tem um curso Avançado de Management e é licenciada em Matemática Aplicada – ramo de Ciência dos Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Título de Especialista na área da Gestão e Administração, atribuído por provas públicas. Directora do Centro de Investigação NPME – Núcleo de Apoio à Gestão de PME. Gestora de projectos. Coordenadora dos programas de Formação-Acção da Associação ATLBC – Atlântico Business Center e da ADECE – Associação para o Desenvolvimento de Consultoria Aplicada em Ciências Empresariais. Vogal do Conselho Fiscal da Inovagaia – Centro Incubação Base Tecnológica de Vila Nova de Gaia.

Foi proclamada JEEP – Jovem Empresário de Elevado Potencial do Ano de 1998, distinção atribuída pela ANJE. Sócio-fundadora de um grupo de empresas que atuam na área das soluções baseadas em tecnologias de informação para empresas.

PROVEDOR DO ESTUDANTE

O Provedor do Estudante é designado pela Entidade Instituidora, e tem como missão promover e defender os direitos e interesses dos estudantes.

Contactar Provedor do Estudante


Atualmente, o Provedor do Estudante da ABS é Dra. Ângela Ornelas

Licenciada em Relações Internacionais, ramo Político-económico, pela Universidade Lusíada Porto. Responsável/Coordenadora de Formação em projetos financiados. Elemento da Coordenação do Gabinete de Apoio ao Aluno e do Gabinete de Inserção Ativa da Atlântico Business School; Coordenadora Pedagógica cursos TeSP. Provedora do Estudante da Atlântico Business School.

COORDENADOR DE CURSO

O Coordenador de cada Curso é nomeado pelo Conselho Técnico-Científico, sob proposta do Presidente da ABS.

As funções específicas do Coordenador estão definidas no Regulamento para a Coordenação dos Cursos da ABS, envolvendo: representar o curso junto dos órgãos de gestão da ABS e das entidades de supervisão; assegurar o normal funcionamento do curso; monitorizar o cumprimento e aplicação dos diversos regulamentos da ABS; definir estratégias de articulação com o meio envolvente, com especial realce para o meio empresarial; monitorizar a distribuição do serviço Docente; apreciar e resolver as questões postas e as pretensões apresentadas por Docentes e por alunos.

COMISSÃO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICA

A Comissão Científico-Pedagógica é um órgão que que tem como objetivo é apoiar o Coordenador de cada Curso e permitir aos alunos e Docentes participarem ativamente na gestão da ABS. A Comissão Científico-Pedagógica é constituída pelo Coordenador de Curso, por dois Docentes nomeados pelo CTC e por dois estudantes nomeados pela Associação de Estudantes. As funções específicas da Comissão Científico-Pedagógica estão definidas no Regulamento para a Coordenação dos Cursos da ABS.

NÚCLEO DE APOIO À GESTÃO DE PME (NPME)

O Núcleo de Apoio à Gestão de PME (NPME) é uma estrutura de caráter permanente que visa a promoção e coordenação de Investigação Aplicada na área da gestão e outras áreas do conhecimento, bem como a divulgação dos resultados. O NPME é também responsável pela gestão das duas Associações Empresariais com ligações à ABS (ADECE e ATLBC). O corpo de investigadores do NPME é constituído por Docentes da ABS, consultores, investigadores, alunos e outras personalidades de reconhecido mérito nas áreas de atuação do NPME. O NPME é coordenado por um Diretor, nomeado pelo Presidente da Escola.

Os principais objetivos do NPME são os seguintes: coordenar as atividades de I&D da ABS; desenvolver programas e projetos de Investigação Aplicada (IA); contribuir para o intercâmbio nacional e internacional entre organismos e departamentos ligados à Investigação Aplicada, nomeadamente a nível do estabelecimento de parcerias; fomentar e apoiar a apresentação de projetos para financiamento concedido por entidades públicas ou privadas; desenvolver processos de IA orientados para modelos de formação e desenvolvimento profissional; apoiar projetos de IA conducentes a dissertações/relatórios de mestrado nas áreas de investigação da Escola.