Outros Órgãos

Conselho Consultivo foi constituído para criar uma relação íntima entre a ABS e o meio empresarial e sistema financeiro, prosseguindo o objetivo contínuo de configurar a ABS como uma Business School na área da gestão, imbuída de uma forte inspiração empresarial, intimamente relacionada com o sector empresarial, o sistema financeiro e as autoridades financeiras e fiscais e claramente aberta à dimensão internacional.

Deste Conselho fazem parte personalidades de prestígio, que se mostraram disponíveis para contribuir com o seu saber e experiência para o enriquecimento da formação ministrada na ABS, e Empresas PME, associações e agentes locais e regionais.

Núcleo de Apoio à Gestão de PMEs (NPME) é uma estrutura de caráter permanente que visa a promoção e coordenação de investigação aplicada na área da gestão e outras áreas do conhecimento, bem como a divulgação dos resultados.

São objetivos do Núcleo de Apoio à Gestão de PMEs:

  1. aprovar, promover e coordenar o conhecimento científico;
  2. inovar e difundir o conhecimento científico;
  3. coordenar as atividades de I&D da Escola Superior de Negócios Atlântico;
  4. promover a ligação entre as atividades formativas e as atividades de investigação, tanto para os Docentes como para os Estudantes
  5. desenvolver programas e projetos de investigação aplicada (I&D);
  6. afetar recursos humanos e materiais aos projetos;
  7. contribuir para o intercâmbio nacional e internacional entre organismos e departamentos ligados à investigação aplicada, nomeadamente a nível do estabelecimento de parcerias;
  8. prestar serviços às comunidades académica e educacional;
  9. contribuir para que os projetos de investigação, apresentados ao Núcleo de Apoio à Gestão de PMEs (NPME), sejam reconhecidos e apoiados por entidades nacionais e estrangeiras;
  10. promover a oferta de oportunidades de desenvolvimento profissional par docentes e investigadores;
  11. promover e apoiar a realização de ações de formação avançadas para investigadores e consultores.
  12. fomentar e apoiar a apresentação de projetos para financiamento concedido por entidades públicas ou privadas;
  13. desenvolver processos de investigação aplicada orientados para modelos de formação e desenvolvimento profissional;
  14. apoiar projetos de investigação aplicada conducentes a dissertações/relatórios de mestrado nas áreas de investigação da Escola Superior de Negócios Atlântico;
  15. apoiar os alunos no contacto com atividades de investigação, inovação e empreendedorismo;
  16. apoiar os alunos na elaboração de trabalhos sob a forma de artigos científicos, se possível para serem publicados;
  17. dinamizar a valorização económica do conhecimento;
  18. apoiar a apresentação e publicação de trabalhos científicos resultantes dos projetos desenvolvidos no seu âmbito, bem como dos projetos desenvolvidos pelos docentes da Escola nas áreas de investigação da Escola Superior de Negócios Atlântico;
  19. promover mecanismos que permitem obter informação sobre as necessidades e expectativas das diferentes partes interessadas em relação à qualidade das formações e serviços oferecidos;
  20. promover projetos e parcerias que lhe permitam obter receitas para as suas atividades.

Contribuição dos Docentes para a Missão da ABS

O corpo Docente da ABS contribui para a sua MISSÃO:

  • na preparação dos estudantes, oferecendo-lhes uma formação relevante nas Ciências Empresariais, proporcionando-lhes uma exposição permanente à realidade das Empresas; a experiência profissional e os contactos no meio empresarial destes Docentes, conjugada com as diretrizes dos órgãos da ABS, permite que se integrem no projeto educativo e adotem metodologias de ensino e avaliação aplicadas, envolvendo trabalhos, visitas a empresas, contacto com empresários, e outras metodologias com uma componente prática muito forte; os diplomados dos cursos da ABS encontram-se assim em condições de ingressar no mercado de trabalho e contribuir para o crescimento das empresas em Portugal;
  • no desenvolvimento de um esforço de Investigação Aplicada nos domínios das Ciências Empresariais, apoiando o processo de dotar as empresas com as competências necessárias para a inovação, a competitividade e a internacionalização; esse apoio efetua-se seja com os trabalhos aplicados desenvolvidos ao longo dos cursos, seja com os projetos de Investigação Aplicada para as empresas, realizados no NPME;
  • apoiando as empresas na preparação dos seus Quadros; grande parte dos Docentes exerce atividades de Consultoria e Investigação Aplicada, participando nos diferentes projetos que a ABS desenvolve com o tecido empresarial, pela Consultoria e/ou desenvolvimento de estudos aplicados; desta forma, estes Docentes contribuem para o crescimento sustentado das empresas, apoiando-as no esforço de inovação, tornando-as mais competitivas; a este nível é de salientar a experiência de muitos dos Docentes ao nível da gestão de fundos comunitários, prestando um apoio muito importante na sua efetiva utilização pelas empresas do Ecossistema da ABS;
  • apoiando o empreendedorismo, quer pelo seu ensino aos estudantes, quer pelo apoio à criação de empresas no final do curso, recorrendo sempre que necessário aos centros de incubação a que a ABS está ligada; muitos dos Docentes foram ou são empreendedores, estando ligados à criação de empresas, e com contactos com centros de incubação e outras instituições de apoio ao empreendedorismo; assim, podem ajudar de uma forma sustentada os estudantes que queiram lançar-se na criação da sua própria empresa, seja pela transmissão de conhecimentos, seja pela disponibilização da rede de contatos em que se inserem; mais uma vez, a experiência em fundos comunitários pode ter um papel determinante, desta vez ao nível do apoio aos estudantes empreendedores;
  • na permanente ligação das unidades curriculares que lecionam à Comunidade local, colaborando com os atores locais na dinamização das atividades da região; o facto de todos os Docentes da ABS terem uma experiência profissional, dota-os de competências e de uma rede de contactos importante que permite o apoio aos projetos que a ABS mantem com a Comunidade local;
  • na integração dos estudantes no Mundo, fazendo com que perspetivem o Mercado Global como o destino evidente das suas iniciativas e decisões empresariais; como se poderá verificar, muitos dos Docentes têm uma forte experiência ao nível dos processos de internacionalização, podendo transmitir essa experiência aos estudantes, dotando-os de uma visão alargada do mundo; nalguns casos essa experiência é associada a uma rede de contactos que poderá apoiar os estudantes quando, seja como empreendedores seja como quadros de empresas, liderem ou se integrem em processos de internacionalização.

A análise das Fichas Curriculares do Docentes mostra em equilíbrio notável entre a qualificação académica do Corpo Docente a sua experiência profissional. Estas características são normalmente antagónicas: um docente ou tem elevadas qualificações académicas ou é um profissional de sucesso, sendo poucos os que reúnem estas duas características. Na ABS, esse antagonismo não existe, nem em termos individuais, nem em termos globais.

Em termos globais, o Corpo Docente da ABS apresenta um elevado nível de qualificação académica, estando os rácios legais muito acima dos mínimos exigidos. Simultaneamente, é constituído por um conjunto de empresários e executivos com sucesso na sua via profissional, apresentando também a esse nível elevados “rácios” caso eles fossem exigidos.

Em termos individuais, todos os Docentes da ABS, seja qual for o seu nível de qualificação (Licenciado, Mestre, Especialista ou Doutorado), apresentam uma experiência vivida rica na área em que leciona.

Em concreto, é de realçar a Diversidade Do Corpo Docente tendo em consideração:

  • a experiência em diferentes áreas da gestão, do marketing às finanças, passando pela economia digital e os sistemas de informação, pela gestão e pelo comércio internacional, pela gestão de vendas e pela gestão comercial, pelo direito empresarial, fiscalidade e contabilidade, ou pela gestão logística e gestão da qualidade;
  • a experiência em empreendedorismo, seja pela criação de empresas próprias, seja pelo apoio em consultoria á sua criação, seja pela participação em associações e outras entidades fomentadoras do empreendedorismo, seja ainda pelo investimento em start ups;
  • a experiência em diferentes cargos da gestão, normalmente em funções de liderança, indo da gestão comercial até à gestão financeira, da gestão de sistemas de informação à gestão de recursos humanos, da gestão internacional à gestão da qualidade, entre outras;
  • a experiência em diferentes tipos de empresas, desde start ups e microempresas até grandes empresas e multinacionais;
  • a experiência em gestão pública, em autarquias e em empresas públicas, com funções governativas ou em organismos reguladores e supervisores;
  • experiência em processos de internacionalização, para diferentes tipos de mercado (Africano, americano, extremo-oriente, etc.), em diferentes tipos de produtos e serviços.
  • experiência em diferentes associações empresariais, de âmbito nacional ou local, e em diferentes setores de atividade, como o setor têxtil o setor do mobiliário ou o setor do turismo.

Lista de Docentes

Docentes Regime Contratual Grau Título Categoria
Alexandre Manuel Gomes Sousa Tempo Integral Licenciado Professor Adjunto
Adriano Fidalgo de Sousa Tempo Integral Doutor Especialista Provas Públicas Professor Adjunto
Amândio Francisco Caridade da Silva Tempo Parcial Grau de Doutor ou equivalente obtido no estrangeiro Especialista Provas Públicas Professor Adjunto
Amaro Fernando da Fonseca Correia Tempo Integral Doutor Professor Adjunto
Ana Catarina Mourão Alves Ribeiro Tempo Integral Doutor Docente Politécnico – Assistente
Ana Cristina Moreira Simões Tempo Integral Doutor Professor Adjunto
Ana Paula Ramos Gala Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Ana Raquel Madalena Rodrigues Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Andrea da Silva Rocha Tempo Parcial Mestre Docente Politécnico – Assistente
Andreia Marisa Esteves Pinto Tempo Parcial Mestre Docente Politécnico – Assistente
Ângela Maria de Abreu Ornelas Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico – Assistente
António da Silva Rocha Tempo Integral Doutor Professor Adjunto
António Joaquim Sequeira Choupina Tempo Integral Licenciado Docente Politécnico – Assistente
António Pedro Seara Sequeira do Vale Peixoto Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico – Assistente
António Rui de Azevedo Gonçalves Tempo Parcial Licenciado Professor Adjunto
Carlinda Manuela dos Santos Abreu Tempo Integral Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Carlos Magno Castanheira Tempo Parcial DESE Docente Politécnico – Assistente
Débora Alexandra Meireles Luz da Silva Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Diana Vanessa da Silva Oliveira Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Domingos José da Silva Ferreira Tempo Integral Doutor Professor Adjunto
Elisabete Maria Magalhães Machado Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico / Universitário – Assistente
Elisabeth de Magalhães Serra Tempo Integral Doutor Professor Coordenador
Emanuela Arguelo Bastos Tempo Parcial Bacharel Docente Politécnico – Assistente
Estefânia da Costa Peixoto Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Fernanda Alice Lopes Ribeiro dos Santos da Silva Carneiro Tempo Parcial Mestre Docente Politécnico – Assistente
Fernando António Correia Esperança Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico / Universitário – Assistente
Fernando Diogo Fernandes Gonçalves Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Flávia Vanessa Ferreira da Rocha Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Hélder Pedro Martins do Carmo Tempo Integral Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Henrique Manuel Morais Diz Tempo Integral Doutor Especialista CTC Professor Coordenador
Isabel Cristina Andrade do Couto Tempo Integral Mestre Docente Politécnico / Universitário – Assistente
Isabel Dara Bastos Pires Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico – Assistente
João Paulo Seara Sequeira do Vale Peixoto Tempo Integral Mestre Especialista Provas Públicas Docente Politécnico – Professor coordenador
Joaquina Alice Pereira Álvares da Cunha Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico / Universitário – Assistente
Jorge Amálio Basto Sobreira Tempo Integral Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Jorge Manuel Pais Seara Rodrigues Sequeira Tempo Integral Doutor Docente Politécnico – Professor Adjunto
José António Simões Machado Tempo Integral Doutor Docente Politécnico – Professor adjunto
José Júlio Castro Guimarães de Carvalho Campos Tempo Integral Licenciado Docente Politécnico – Professor adjunto
José Pedro de Almeida Arroja Tempo Integral Doutor Professor Coordenador
José Teixeira Cardoso Tempo Parcial Mestre Docente Politécnico / Universitário – Assistente
Josina dos Santos Rodrigues Magnant Tempo Integral Doutor Professor Adjunto
Loic dos Santos Pedras Tempo Integral Doutor Professor Adjunto
Mafalda Fleming de Oliveira de Araújo Lima e Silva Tempo Parcial Mestre Docente Politécnico / Universitário – Assistente
Mafalda Sofia Almeida Cardoso Tempo Integral Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Manuel António Rodrigues Lobão Tempo Integral Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares) Docente Politécnico / Universitário – Assistente
Maria Cristina Neves Vila Real Nogueira Rodrigues Tempo Integral Mestre Docente Politécnico / Universitário – Assistente
Maria de Fátima Ferreira Araújo Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Maria Francisca Carvalho de Lima Barros e Alves Tempo Parcial Mestre Docente Politécnico – Assistente
Maria Manuela Reis Cardoso Tempo Integral Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Maria Paula Galvão de Noronha Peres Tempo Integral Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Miguel Jorge Rodrigues Magalhães Tempo Parcial Doutor Professor Adjunto
Óscar Teixeira Ramada Tempo Integral Doutor Professor Adjunto
Paula Alexandra de Magalhães Serra Tempo Integral Mestre Docente Politécnico – Assistente
Paula Alexandra Magalhães Fleming de Oliveira Tempo Integral Mestre Docente Politécnico – Assistente
Paula Cristina da Costa Santos Tempo Integral Mestre Especialista Provas Públicas Docente Politécnico – Professor adjunto
Paula Cristina Prata Pinto Hespanhol Coelho Tempo Parcial Licenciado Professor Adjunto
Paula Cristina Ribeiro do Vale Peixoto Tempo Integral Mestre Docente Politécnico – Assistente
Paulo João Figueiredo Cabral Teles Tempo Parcial Doutor Professor Coordenador
Paulo Jorge Fernandes Pintassilgo Tempo Integral Mestre Docente Politécnico / Universitário – Assistente
Raquel Sofia Castelo Branco do Vale Peixoto Tempo Integral Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Reinaldo Manuel Lopes Dias Ferreira Tempo Integral Doutor Professor Coordenador
Ricardo Nuno Moreira Coutinho de Almeida Arroja Tempo Parcial Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares) Especialista Provas Públicas Professor Adjunto
Sandra Vendas Ferreira Rodrigues Tempo Parcial Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Silvio Roberto Stefani Tempo Integral Doutor Professor Coordenador
Susana Bárbara Melo da Silva Tempo Integral Licenciado Docente Politécnico – Assistente
Teresa Cristina Costa Leite Azevedo Tempo Integral Licenciado Professor Adjunto
Teresa Salomé de Aguirre Mendes Camões de Azevedo Tempo Integral Mestre Docente Politécnico / Universitário – Assistente
Vera Cecília Martins Fernandes Tempo Integral Licenciado Docente Politécnico / Universitário – Assistente

O Conselho para a Gestão da Qualidade (CGQ) é uma estrutura de caráter permanente que visa a promoção e monitorização de uma estratégia institucional para a qualidade e objetivos de qualidade, inserida no processo melhoria contínua. Gerido por regulamento próprio e integrando na sua composição o Presidente da Escola Superior de Negócios Atlântico, os responsáveis, internos e externos, do Sistema Interno de Gestão da Qualidade implementado, este órgão envolve ainda representantes relevantes das partes interessadas, tais como Docentes, Estudantes, Pessoal não Docente e Parceiros Externos.