O Conselho Consultivo foi constituído para criar uma relação íntima entre a ABS e o meio empresarial e sistema financeiro, prosseguindo o objetivo contínuo de configurar a ABS como uma Business School na área da gestão, imbuída de uma forte inspiração empresarial, intimamente relacionada com o sector empresarial, o sistema financeiro e as autoridades financeiras e fiscais e claramente aberta à dimensão internacional.
Deste Conselho fazem parte personalidades de prestígio, que se mostraram disponíveis para contribuir com o seu saber e experiência para o enriquecimento da formação ministrada na ABS, e Empresas PME, associações e agentes locais e regionais.
O Núcleo de Apoio à Gestão de PMEs (NPME) é uma estrutura de caráter permanente que visa a promoção e coordenação de investigação aplicada na área da gestão e outras áreas do conhecimento, bem como a divulgação dos resultados.
São objetivos do Núcleo de Apoio à Gestão de PMEs:
- aprovar, promover e coordenar o conhecimento científico;
- inovar e difundir o conhecimento científico;
- coordenar as atividades de I&D da Escola Superior de Negócios Atlântico;
- promover a ligação entre as atividades formativas e as atividades de investigação, tanto para os Docentes como para os Estudantes
- desenvolver programas e projetos de investigação aplicada (I&D);
- afetar recursos humanos e materiais aos projetos;
- contribuir para o intercâmbio nacional e internacional entre organismos e departamentos ligados à investigação aplicada, nomeadamente a nível do estabelecimento de parcerias;
- prestar serviços às comunidades académica e educacional;
- contribuir para que os projetos de investigação, apresentados ao Núcleo de Apoio à Gestão de PMEs (NPME), sejam reconhecidos e apoiados por entidades nacionais e estrangeiras;
- promover a oferta de oportunidades de desenvolvimento profissional par docentes e investigadores;
- promover e apoiar a realização de ações de formação avançadas para investigadores e consultores.
- fomentar e apoiar a apresentação de projetos para financiamento concedido por entidades públicas ou privadas;
- desenvolver processos de investigação aplicada orientados para modelos de formação e desenvolvimento profissional;
- apoiar projetos de investigação aplicada conducentes a dissertações/relatórios de mestrado nas áreas de investigação da Escola Superior de Negócios Atlântico;
- apoiar os alunos no contacto com atividades de investigação, inovação e empreendedorismo;
- apoiar os alunos na elaboração de trabalhos sob a forma de artigos científicos, se possível para serem publicados;
- dinamizar a valorização económica do conhecimento;
- apoiar a apresentação e publicação de trabalhos científicos resultantes dos projetos desenvolvidos no seu âmbito, bem como dos projetos desenvolvidos pelos docentes da Escola nas áreas de investigação da Escola Superior de Negócios Atlântico;
- promover mecanismos que permitem obter informação sobre as necessidades e expectativas das diferentes partes interessadas em relação à qualidade das formações e serviços oferecidos;
- promover projetos e parcerias que lhe permitam obter receitas para as suas atividades.
Contribuição dos Docentes para a Missão da ABS
O corpo Docente da ABS contribui para a sua MISSÃO:
- na preparação dos estudantes, oferecendo-lhes uma formação relevante nas Ciências Empresariais, proporcionando-lhes uma exposição permanente à realidade das Empresas; a experiência profissional e os contactos no meio empresarial destes Docentes, conjugada com as diretrizes dos órgãos da ABS, permite que se integrem no projeto educativo e adotem metodologias de ensino e avaliação aplicadas, envolvendo trabalhos, visitas a empresas, contacto com empresários, e outras metodologias com uma componente prática muito forte; os diplomados dos cursos da ABS encontram-se assim em condições de ingressar no mercado de trabalho e contribuir para o crescimento das empresas em Portugal;
- no desenvolvimento de um esforço de Investigação Aplicada nos domínios das Ciências Empresariais, apoiando o processo de dotar as empresas com as competências necessárias para a inovação, a competitividade e a internacionalização; esse apoio efetua-se seja com os trabalhos aplicados desenvolvidos ao longo dos cursos, seja com os projetos de Investigação Aplicada para as empresas, realizados no NPME;
- apoiando as empresas na preparação dos seus Quadros; grande parte dos Docentes exerce atividades de Consultoria e Investigação Aplicada, participando nos diferentes projetos que a ABS desenvolve com o tecido empresarial, pela Consultoria e/ou desenvolvimento de estudos aplicados; desta forma, estes Docentes contribuem para o crescimento sustentado das empresas, apoiando-as no esforço de inovação, tornando-as mais competitivas; a este nível é de salientar a experiência de muitos dos Docentes ao nível da gestão de fundos comunitários, prestando um apoio muito importante na sua efetiva utilização pelas empresas do Ecossistema da ABS;
- apoiando o empreendedorismo, quer pelo seu ensino aos estudantes, quer pelo apoio à criação de empresas no final do curso, recorrendo sempre que necessário aos centros de incubação a que a ABS está ligada; muitos dos Docentes foram ou são empreendedores, estando ligados à criação de empresas, e com contactos com centros de incubação e outras instituições de apoio ao empreendedorismo; assim, podem ajudar de uma forma sustentada os estudantes que queiram lançar-se na criação da sua própria empresa, seja pela transmissão de conhecimentos, seja pela disponibilização da rede de contatos em que se inserem; mais uma vez, a experiência em fundos comunitários pode ter um papel determinante, desta vez ao nível do apoio aos estudantes empreendedores;
- na permanente ligação das unidades curriculares que lecionam à Comunidade local, colaborando com os atores locais na dinamização das atividades da região; o facto de todos os Docentes da ABS terem uma experiência profissional, dota-os de competências e de uma rede de contactos importante que permite o apoio aos projetos que a ABS mantem com a Comunidade local;
- na integração dos estudantes no Mundo, fazendo com que perspetivem o Mercado Global como o destino evidente das suas iniciativas e decisões empresariais; como se poderá verificar, muitos dos Docentes têm uma forte experiência ao nível dos processos de internacionalização, podendo transmitir essa experiência aos estudantes, dotando-os de uma visão alargada do mundo; nalguns casos essa experiência é associada a uma rede de contactos que poderá apoiar os estudantes quando, seja como empreendedores seja como quadros de empresas, liderem ou se integrem em processos de internacionalização.
A análise das Fichas Curriculares do Docentes mostra em equilíbrio notável entre a qualificação académica do Corpo Docente a sua experiência profissional. Estas características são normalmente antagónicas: um docente ou tem elevadas qualificações académicas ou é um profissional de sucesso, sendo poucos os que reúnem estas duas características. Na ABS, esse antagonismo não existe, nem em termos individuais, nem em termos globais.
Em termos globais, o Corpo Docente da ABS apresenta um elevado nível de qualificação académica, estando os rácios legais muito acima dos mínimos exigidos. Simultaneamente, é constituído por um conjunto de empresários e executivos com sucesso na sua via profissional, apresentando também a esse nível elevados “rácios” caso eles fossem exigidos.
Em termos individuais, todos os Docentes da ABS, seja qual for o seu nível de qualificação (Licenciado, Mestre, Especialista ou Doutorado), apresentam uma experiência vivida rica na área em que leciona.
Em concreto, é de realçar a Diversidade Do Corpo Docente tendo em consideração:
- a experiência em diferentes áreas da gestão, do marketing às finanças, passando pela economia digital e os sistemas de informação, pela gestão e pelo comércio internacional, pela gestão de vendas e pela gestão comercial, pelo direito empresarial, fiscalidade e contabilidade, ou pela gestão logística e gestão da qualidade;
- a experiência em empreendedorismo, seja pela criação de empresas próprias, seja pelo apoio em consultoria á sua criação, seja pela participação em associações e outras entidades fomentadoras do empreendedorismo, seja ainda pelo investimento em start ups;
- a experiência em diferentes cargos da gestão, normalmente em funções de liderança, indo da gestão comercial até à gestão financeira, da gestão de sistemas de informação à gestão de recursos humanos, da gestão internacional à gestão da qualidade, entre outras;
- a experiência em diferentes tipos de empresas, desde start ups e microempresas até grandes empresas e multinacionais;
- a experiência em gestão pública, em autarquias e em empresas públicas, com funções governativas ou em organismos reguladores e supervisores;
- experiência em processos de internacionalização, para diferentes tipos de mercado (Africano, americano, extremo-oriente, etc.), em diferentes tipos de produtos e serviços.
- experiência em diferentes associações empresariais, de âmbito nacional ou local, e em diferentes setores de atividade, como o setor têxtil o setor do mobiliário ou o setor do turismo.
Lista de Docentes
Docentes | Regime Contratual | Grau | Título | Categoria |
---|---|---|---|---|
Alexandre Manuel Gomes Sousa | Tempo Integral | Licenciado | Professor Adjunto | |
Adriano Fidalgo de Sousa | Tempo Integral | Doutor | Especialista Provas Públicas | Professor Adjunto |
Amândio Francisco Caridade da Silva | Tempo Parcial | Grau de Doutor ou equivalente obtido no estrangeiro | Especialista Provas Públicas | Professor Adjunto |
Amaro Fernando da Fonseca Correia | Tempo Integral | Doutor | Professor Adjunto | |
Ana Catarina Mourão Alves Ribeiro | Tempo Integral | Doutor | Docente Politécnico – Assistente | |
Ana Cristina Moreira Simões | Tempo Integral | Doutor | Professor Adjunto | |
Ana Paula Ramos Gala | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Ana Raquel Madalena Rodrigues | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Andrea da Silva Rocha | Tempo Parcial | Mestre | Docente Politécnico – Assistente | |
Andreia Marisa Esteves Pinto | Tempo Parcial | Mestre | Docente Politécnico – Assistente | |
Ângela Maria de Abreu Ornelas | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
António da Silva Rocha | Tempo Integral | Doutor | Professor Adjunto | |
António Joaquim Sequeira Choupina | Tempo Integral | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
António Pedro Seara Sequeira do Vale Peixoto | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
António Rui de Azevedo Gonçalves | Tempo Parcial | Licenciado | Professor Adjunto | |
Carlinda Manuela dos Santos Abreu | Tempo Integral | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Carlos Magno Castanheira | Tempo Parcial | DESE | Docente Politécnico – Assistente | |
Débora Alexandra Meireles Luz da Silva | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Diana Vanessa da Silva Oliveira | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Domingos José da Silva Ferreira | Tempo Integral | Doutor | Professor Adjunto | |
Elisabete Maria Magalhães Machado | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico / Universitário – Assistente | |
Elisabeth de Magalhães Serra | Tempo Integral | Doutor | Professor Coordenador | |
Emanuela Arguelo Bastos | Tempo Parcial | Bacharel | Docente Politécnico – Assistente | |
Estefânia da Costa Peixoto | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Fernanda Alice Lopes Ribeiro dos Santos da Silva Carneiro | Tempo Parcial | Mestre | Docente Politécnico – Assistente | |
Fernando António Correia Esperança | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico / Universitário – Assistente | |
Fernando Diogo Fernandes Gonçalves | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Flávia Vanessa Ferreira da Rocha | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Hélder Pedro Martins do Carmo | Tempo Integral | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Henrique Manuel Morais Diz | Tempo Integral | Doutor | Especialista CTC | Professor Coordenador |
Isabel Cristina Andrade do Couto | Tempo Integral | Mestre | Docente Politécnico / Universitário – Assistente | |
Isabel Dara Bastos Pires | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
João Paulo Seara Sequeira do Vale Peixoto | Tempo Integral | Mestre | Especialista Provas Públicas | Docente Politécnico – Professor coordenador |
Joaquina Alice Pereira Álvares da Cunha | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico / Universitário – Assistente | |
Jorge Amálio Basto Sobreira | Tempo Integral | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Jorge Manuel Pais Seara Rodrigues Sequeira | Tempo Integral | Doutor | Docente Politécnico – Professor Adjunto | |
José António Simões Machado | Tempo Integral | Doutor | Docente Politécnico – Professor adjunto | |
José Júlio Castro Guimarães de Carvalho Campos | Tempo Integral | Licenciado | Docente Politécnico – Professor adjunto | |
José Pedro de Almeida Arroja | Tempo Integral | Doutor | Professor Coordenador | |
José Teixeira Cardoso | Tempo Parcial | Mestre | Docente Politécnico / Universitário – Assistente | |
Josina dos Santos Rodrigues Magnant | Tempo Integral | Doutor | Professor Adjunto | |
Loic dos Santos Pedras | Tempo Integral | Doutor | Professor Adjunto | |
Mafalda Fleming de Oliveira de Araújo Lima e Silva | Tempo Parcial | Mestre | Docente Politécnico / Universitário – Assistente | |
Mafalda Sofia Almeida Cardoso | Tempo Integral | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Manuel António Rodrigues Lobão | Tempo Integral | Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares) | Docente Politécnico / Universitário – Assistente | |
Maria Cristina Neves Vila Real Nogueira Rodrigues | Tempo Integral | Mestre | Docente Politécnico / Universitário – Assistente | |
Maria de Fátima Ferreira Araújo | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Maria Francisca Carvalho de Lima Barros e Alves | Tempo Parcial | Mestre | Docente Politécnico – Assistente | |
Maria Manuela Reis Cardoso | Tempo Integral | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Maria Paula Galvão de Noronha Peres | Tempo Integral | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Miguel Jorge Rodrigues Magalhães | Tempo Parcial | Doutor | Professor Adjunto | |
Óscar Teixeira Ramada | Tempo Integral | Doutor | Professor Adjunto | |
Paula Alexandra de Magalhães Serra | Tempo Integral | Mestre | Docente Politécnico – Assistente | |
Paula Alexandra Magalhães Fleming de Oliveira | Tempo Integral | Mestre | Docente Politécnico – Assistente | |
Paula Cristina da Costa Santos | Tempo Integral | Mestre | Especialista Provas Públicas | Docente Politécnico – Professor adjunto |
Paula Cristina Prata Pinto Hespanhol Coelho | Tempo Parcial | Licenciado | Professor Adjunto | |
Paula Cristina Ribeiro do Vale Peixoto | Tempo Integral | Mestre | Docente Politécnico – Assistente | |
Paulo João Figueiredo Cabral Teles | Tempo Parcial | Doutor | Professor Coordenador | |
Paulo Jorge Fernandes Pintassilgo | Tempo Integral | Mestre | Docente Politécnico / Universitário – Assistente | |
Raquel Sofia Castelo Branco do Vale Peixoto | Tempo Integral | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Reinaldo Manuel Lopes Dias Ferreira | Tempo Integral | Doutor | Professor Coordenador | |
Ricardo Nuno Moreira Coutinho de Almeida Arroja | Tempo Parcial | Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares) | Especialista Provas Públicas | Professor Adjunto |
Sandra Vendas Ferreira Rodrigues | Tempo Parcial | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Silvio Roberto Stefani | Tempo Integral | Doutor | Professor Coordenador | |
Susana Bárbara Melo da Silva | Tempo Integral | Licenciado | Docente Politécnico – Assistente | |
Teresa Cristina Costa Leite Azevedo | Tempo Integral | Licenciado | Professor Adjunto | |
Teresa Salomé de Aguirre Mendes Camões de Azevedo | Tempo Integral | Mestre | Docente Politécnico / Universitário – Assistente | |
Vera Cecília Martins Fernandes | Tempo Integral | Licenciado | Docente Politécnico / Universitário – Assistente |
O Conselho para a Gestão da Qualidade (CGQ) é uma estrutura de caráter permanente que visa a promoção e monitorização de uma estratégia institucional para a qualidade e objetivos de qualidade, inserida no processo melhoria contínua. Gerido por regulamento próprio e integrando na sua composição o Presidente da Escola Superior de Negócios Atlântico, os responsáveis, internos e externos, do Sistema Interno de Gestão da Qualidade implementado, este órgão envolve ainda representantes relevantes das partes interessadas, tais como Docentes, Estudantes, Pessoal não Docente e Parceiros Externos.