Investigação-ação na ABS (POAT)

No âmbito do Programa Operacional Assistência Técnica, a Atlântico Business School foi selecionada para integrar a avaliação dos FEEI (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento), de forma a melhorar a sua aplicação para o desenvolvimento competitivo, sustentado e resiliente.

O projeto Investigação-ação na ABS pretende envolver diferentes protagonistas do universo da ABS para capacitar a avaliação em contexto de mudança nas competências digitais e de coesão tendo como resultado final a elaboração de dois estudos-piloto de investigação-ação que esclareçam as questões relativas à eficácia da participação das empresas e dos ativos mais qualificados nos programas cofinanciados que cumpram os objetivos de resiliência e de especialização inteligente.

Para a definição de projetos competitivos, as competências digitais e de sustentabilidade e inclusão são críticas em todo o sistema de investimento público e nos seus impactos para o desenvolvimento. Tal como a compreensão do meio, dos atores e dos recursos disponíveis. Serão estes aspetos que a ABS (Atlântico Business School) vai tornar objeto de estudo numa avaliação ongoing, em contexto de imprevisibilidade e complexidade.

Este projeto encontra-se alinhado com o POAT, nos seus princípios (como Utilidade, Transparência, Aprendizagem), objetivos, prioridades e desafios, contribuindo para a execução, com conhecimento acerca dos indicadores de contexto, de resultado e de impacto, ao fornecer instrumentos de investigação, capacitação e divulgação que reforçam a capacidade do POAT, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão e dos participantes.

Através da investigação-ação, o projeto visa responder a questões como:

  1. Em que medida os programas correspondem às necessidades dinâmicas e de projeto dos participantes e da comunidade em contexto complexo de mudança e crise, maximizando a capacidade daqueles atores se autonomizarem nas múltiplas dimensões pela autoavaliação?
  2. Que condicionantes (motivacionais, conhecimento) e efeitos (de controlo, comunicação e mudança) tornam os beneficiários mais competentes perante a avaliação?
  3. Quais os meios de comunicação, capacitação e apoio mais eficientes na mudança de comportamentos dos beneficiários?
  4. A mudança de comportamentos numa cultura de avaliação para um paradigma de resiliência, sustentabilidade e competitividade precisa de seguimento, ou são duráveis?

ÂMBITO

Os testes de gestão por objetivos serão implementados no âmbito das empresas participantes nas ações de formação-acão (10 empresários) e dos cursos superiores da ABS nas disciplinas promotoras de comportamento empreendedor (50 participantes), por se caracterizarem pela sua transversalidade, necessidade de gerir o risco, e forte exposição à  competitividade e sustentabilidade, podendo ambos vir a ser multiplicadores de boas práticas. O âmbito territorial e temporal da avaliação (em simulação) obedecerá às prioridades dos objetivos dos protagonistas, podendo abranger qualquer programa, ou quadro comunitário que seja pertinente dentro da aplicação dos FEEI.

METODOLOGIA

A operação vai avaliar através de simulações virtuais em ambiente de elearning, o impacto de três dinâmicas inovadoras de Aprendizagem, Cidadania e Profissionalismo, com técnicas de observação (participante e não participante), de inquérito online. Na avaliação de impacto no relatório final, com o método quase-experimental, vai aferir-se o contributo do projeto para os ganhos efetivos, onde o grupo de estudantes /empresas da ABS que não participa nesta operação servirá de grupo de controlo, sendo os inputs as variáveis independentes dos testes.

Agradecemos que nos indique os seus contactos caso pretenda participar neste projeto