A estrutura do SGQ está documentada no Manual da Qualidade, disponível na Intranet interna da ABS e na plataforma de apoio ao ensino, acessível a Docentes e Estudantes. Todo o sistema está sustentado numa plataforma em SharePoint, com diferentes sites, secções, menus e funcionalidades, integrando um sistema de gestão documental que permite um controlo completo de todas as intervenções e permissões. Todos os procedimentos e normas estão disponíveis nessa plataforma, estando os mais importantes também no site de apoio ao ensino.
Existe um Consultor Externo, especialista na Qualidade, responsável pela implementação dos mecanismos de garantia da qualidade, zelando pela implementação e manutenção do sistema. Contudo, na ABS, a Qualidade é uma RESPONSABILIDADE PARTILHADA por todos os colaboradores. A Qualidade deve ser uma preocupação constante de todos os colaboradores, competindo a cada um, na medida do seu envolvimento no Sistema de Gestão da Qualidade, o cumprimento das determinações do SGQ e colaborar na sua melhoria. Assim, compete a cada um, na medida do seu envolvimento no SGQ, o cumprimento dos requisitos definidos através dos requisitos legais e entidades reguladoras da atividade do ensino superior e através das disposições definidas pelo próprio SGQ, e colaborar na sua melhoria.
O facto de as metodologias e procedimentos estarem interiorizados faz com que diretores, colaboradores, Docentes, investigadores e estudantes, participem no sistema de forma contínua, sem estarem conscientes de que estão a participar no SGQ.
Estão também definidos MECANISMOS DE AUDITORIA INTERNA E EXTERNA de forma a garantir o cumprimento do disposto para as atividades relacionadas com o ensino superior. Anualmente, o SGQ é auditado para confirmar que:
- está de acordo com todos os requisitos da norma e com os requisitos legais;
- a organização aplicou as disposições planeadas;
- o sistema é capaz de atingir os objetivos da política da organização.
A recolha de informação, acompanhamento e avaliação periódica do ciclo de estudos, é feita dia-a-dia no decurso das atividades letivas e em momentos definidos pela equipa de trabalho, documentada em processos e procedimentos. Estão estabelecidos processos como “Gerir a Melhoria”, “Suporte organizacional das atividades escolares”, “Suporte científico pedagógico das atividades escolares” e “Gerir Recursos humanos” que descrevem a forma como as atividades do ciclo de estudos são desenvolvidas e estão inter-relacionadas.
Para que estes processos estejam de acordo com os requisitos normativos e legais, estão descritas as METODOLOGIAS utilizadas para regular as diferentes atividades inerentes à avaliação e melhoria das mesmas: “Conceção e desenvolvimento”, “Recrutamento e seleção de Professores”, “Controlo de documentos e registos”, “Contratação de colaboradores”, “Formação interna”, “Não conformidades ações corretivas e preventivas”, “Avaliação da satisfação e reclamações de clientes”.
Pelo menos uma vez por ano, é efetuada uma REVISÃO AO SGQ, tendo como entrada todas as informações recolhidas no ano. Como saídas são definidas ações de melhoria, de forma a manter a qualidade do ciclo de estudos continuamente. É efetuado um planeamento com a definição das atividades a serem desenvolvidas, a alocação dos recursos, as estratégias operacionais, os objetivos e responsabilidades a serem conferidas e cronogramas de realização.
Todas as atividades planeadas relacionadas com o curso são MONITORIZADAS ao longo do ano pelos vários intervenientes no desenvolvimento dos cursos. Dessa monitorização também podem ser definidas novas ações de melhoria. Associados a estas atividades existem indicadores bem definidos e metas a atingir.
Todas as informações recolhidas através de inquéritos, reclamações ou outros meios são analisadas e tratadas sendo definidas ações de melhoria, que por sua vez são monitorizadas de forma a confirmar a sua eficácia conforme atrás descrito.