Pós-Graduação em Serviço Social de Empresa

Curso em parceria com a CooUP – Cooperativa de Solidariedade Social

Objetivos

A 1ª Formação Avançada em Serviço Social de Empresa e Organizacional tem como objetivo principal capacitar os Assistentes Sociais para intervirem de forma qualificada e especializada no contexto empresarial, promovendo o bem-estar dos trabalhadores, a responsabilidade social corporativa e a gestão de casos sociais dentro das organizações. Esta formação inovadora pretende fortalecer o papel do Serviço Social no setor empresarial, promovendo a inclusão social e o suporte às dinâmicas laborais. 

  • Desenvolver competências teóricas e práticas para a atuação em empresas de diferentes dimensões (pequenas, médias e grandes); 
  • Capacitar para a intervenção em regime de contrato direto com empresas ou outsourcing, tanto em regime presencial como online; 
  • Formar profissionais para realizar atendimentos, consultas e entrevistas em contexto empresarial, de segunda a sábado, até às 23h; 
  • Proporcionar experiência prática através de um estágio supervisionado em empresas privadas e organizações do setor público; 
  • Sensibilizar para a importância da responsabilidade social empresarial e a inclusão de boas práticas sociais nas organizações; 
  • Dotar os estudantes de ferramentas para prevenção e resolução de conflitos no local de trabalho; 
  • Promover a gestão de casos sociais e a mediação entre os trabalhadores e a entidade patronal. 

Vantagens

O que distingue o programa:

  • Formação inovadora e pioneira em Portugal no domínio do Serviço Social Empresarial e Organizacional; 
  • Abordagem teórico-prática com elevado número de horas de estágio supervisionado; 
  • Possibilidade de atuação em diferentes regimes laborais, incluindo contrato direto com empresas ou outsourcing; 
  • Flexibilidade de horários, permitindo a conciliação da formação com a vida profissional e pessoal; 
  • Contacto com especialistas e docentes com experiência na área do Serviço Social Empresarial; 
  • Desenvolvimento de competências para a intervenção social no contexto laboral, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e para o fortalecimento da responsabilidade social corporativa. 

Esta pós-graduação representa uma oportunidade única para Assistentes Sociais ampliarem o seu campo de atuação profissional e responderem às novas exigências do mercado de trabalho, contribuindo para uma maior valorização da profissão no contexto empresarial. 

Perfil dos Participantes

Esta pós-graduação destina-se exclusivamente a Assistentes Sociais, profissionais e licenciados ou com outros cursos superiores em Serviço Social que pretendam aprofundar os seus conhecimentos e práticas no âmbito empresarial e organizacional. O curso é ideal para aqueles que desejam expandir a sua atuação profissional para o setor privado, adquirindo competências específicas para o trabalho em empresas de diferentes segmentos e dimensões. 

Estrutura Curricular

Introdução ao Serviço Social nas empresas/organizações | 3 ECTS
Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional | 3 ECTS
Políticas e Processos Organizacionais | 3 ECTS
ESG e Serviço Social | 3 ECTS
Planeamento Estratégico organizacional | 3 ECTS
Serviço Social Clínico e bem-estar social nas empresas | 3 ECTS
Saúde mental nas empresas | 3 ECTS
Programa de apoio ao trabalhador em Outsoursing | 3 ECTS
Qualidade de Vida no Trabalho | 3 ECTS
Diversidade e Inclusão nas empresas | 3 ECTS
Competências e Habilidades para atuação nas empresas | 3 ECTS
Gestão de Indicadores de Serviço Social | 3 ECTS
Gestão Integrada de Recursos Humanos e Serviço Social | 3 ECTS
Artigo e/ou formação em contexto de trabalho Graduado em Serviço Social | 3 ECTS

Regime

Online

Calendarização

Horário: Sextas das 18h às 21h e Sábados das 09h às 16h

Início:  Maio 2025

Duração: 270 horas formação teórica e teórico-prática / 80 horas projeto ou estágio
(Maio 2025 a Fevereiro 2026)

*Poderá sofrer alterações quanto aos dias da semana.

Corpo Docente e Coordenador

Foto Dalva Ordiz

Dalva Ortiz

Foto Cláudia Monteiro

Cláudia Monteiro

Alfredo Toscano

  • Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta
  • Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática – ABMP Nacional
  • Psiquiatra do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador “André Grabois” da Secretaria da Saúde da Prefeitura de São Paulo
  • Ex-Assessor de Saúde Mental da Secretaria da Saúde da Prefeitura de São Paulo, autor e coordenador do Projeto da Rede de Atenção à Dependência de Drogas
  • Ex-Diretor do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas – CRATOD, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
  • Médico contratado para atuação em projetos de pesquisa na Unidade de Dependência de Drogas – UDED, do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP no período de 1996 a 2002
  • Prêmio Jabuti de 2002 na categoria Ciências Naturais e Ciências da Saúde como coeditor e autor do livro “Dependência de Drogas”

Cláudia Monteiro

  • Licenciada em Serviço Social
  • Pós graduada em Gestão de Pessoas
  • Pós graduada em Economia e Gestão de Recursos Humanos
  • 25 anos de experiência em contexto empresarial
  • Gestora de empresa de serviços de saúde e gestão de benefícios disponibilizados a colaboradores
  • Assessora da Administração para os Recursos Humanos

Dalva Ortiz

  • Assistente Social com mais de 15 anos de atuação em empresas, dedicada ao bem-estar, saúde física e mental dos trabalhadores.
  • Formada em Serviço Social pelo Centro Universitário Nilton Lins- Manaus/AM.
  • Pós-graduação em Psicologia Organizacional e Trabalho pela FMU- São Paulo/SP.
  • Especialização Multiprofissional em Saúde Mental e Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas de São Paulo- USP.
  • Curso de Gestão de Diversidade nas Organizações pela PUC-SP, reforçando meu compromisso com a inclusão e o bem-estar no trabalho.
  •  Fundadora do Canal Atento à Mente no YouTube.
  •  Mentora e Palestrante.

Daniel Miranda

  • Assistente Social Clínico | Especialista em Educação e Orientação Familiar | Mestrado em Família, Educação e Desenvolvimento
  • Assistente Social Clínico com experiência em intervenção psicossocial, terapias focadas na solução e trabalho com populações diversas.
  • Professor universitário de graduação e pós-graduação na Universidade Antonio Nariño, onde lecionou disciplinas de graduação e pós-graduação sobre género, migração, cuidados paliativos e modelos teóricos de serviço social.
  • Diretor e CEO do Instituto Colombiano de Serviço Social Clínico, coordenador do Grupo de Apoio Laboratório do Amor de Cladsoterapia e professor do Diploma em Serviço Social Clínico da Colômbia.
  • Ministrou formações na Colômbia, Equador, Argentina, México, Portugal, Panamá e Peru.
  • Investigador e autor em estudos sobre género, diversidade e violência, com publicações em revistas académicas.
  • A sua formação inclui um Mestrado em Família, Educação e Desenvolvimento, uma Especialização em Educação e Orientação Familiar e múltiplos diplomas em socioterapia, intervenção clínica e atendimento a vítimas. CVLAC CvLAC – RG

Esser Jorge Silva

  • Doutorado em Estudos de Comunicação – Tecnologia, Cultura e Sociedade. Mestre em Sociologia das Organizações. Licenciado em Sociologia. 
  • Investigador integrado no Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias. 
  • Integrou a equipa de avaliadores do Impacto Social e Económico de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.  
  • Integrou o projeto “Roadmap das Empresas Familiares Portuguesas”. 
  • Dedica-se ao estudo de Organizações e Trabalho, especificamente o Impacto das Novas Tecnologias e da Aceleração nas Organizações e Trabalho. 

Inmaculada Figols Costa

  • Assistente Social e Consultora na área de Serviço Social, Terceiro Setor e Organizacional, com mais de 25 anos de Experiência
  •  Graduação em Administração de Recursos Humanos
  •  Mestre em Psicologia pesquisando Qualidade de Vida no Trabalho – QTV.
  •  Professora Universitária de graduação e pós-graduação há mais de 20 anos nas áreas: Serviço Social, Políticas Públicas e Sociais; Gestão de Projetos Sociais; Metodologia e Pesquisa; Saúde Mental e Saúde Pública; Gestão Estratégica de Pessoas pela Business School – BBS, módulos ministrados em São Paulo e Luanda-Angola;
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social Brasil – SUAS;
  •  Serviço Social na Atenção Domiciliar – Home CARE, entre outros.
  •  Coordenadora de cursos em Serviço Social e  Palestrante e Consultora nas áreas de Serviço Social, Terceiro Setor e Organizacional.
  •  Assistente Social na área da Saúde, em HomeCare, no Terceiro Setor e na área Empresarial em empresas metalúrgicas (COFAP e FORD do BRASIL) e petroquímica – PETROBRAS por 12 anos
  •  Participou do Grupo de Estudos de Drogas e Álcool da Faculdade de Medicina do ABC, como Assistente Social/Pesquisadora.  Participou do conselho Técnico da Revista Gestão-Plus e Conselho Editorial RH em Síntese.  Participou da Rede de Estudos de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho na Universidade de São Paulo – USP/PROGEP/FEA/FIA, (Coordenado pela Profa. Dra. Ana Cristina Limongi França.

Jorge Fernando Neto

  • Mestre em Gênero e Políticas Públicas pela Universidade Tiradentes
  • Especialista em Cuidados Paliativos pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
  • Especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário CESMAC
  • Especialista em Gestão de Assistência Social pela Universidade Tiradentes
  • MBA Gestão em Saúde pelo Centro Universitário UNINTER
  • Tecnólogo em Gestão de Pessoas pela Faculdade Alagoana de Tecnologia
  • Atua na Docência do Ensino Superior há mais de 10 anos
  • Gestor em Serviços de Saúde
  • Experiência consolidada em Programas de Diversidade e Inclusão, Qualidade de Vida no ambiente Organizacional desde 2012.

Jonathan Regalado

  • Assistente Social Clínico e Doutor em Psicologia. 
  • Mentor clínico acreditado pelo Centro Europeu de Serviço Social Clínico.
  • Diretor do Instituto Espanhol de Serviço Social Clínico e do Mestrado em Serviço Social Clínico.

Marcos Pinheiro

  • Formado em Comunicação Social em 2007 pela PUC-Rio de Janeiro, atua na área socioambiental há 22 anos
  • Formou-se em Gestão ESG: sustentabilidade e negócios (Insper)
  • Conquistou CFA em ESG Investing pelo CFA Institute, de Londres
  • Certificado em relatórios de sustentabilidade pela Global reporting Initiative (GRI)
  • Top Voice no LinkedIn em Sustentabilidade e ESG

Norberta Moreira

  • Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho. 
  • Mais de 30 anos de experiência em Gestão Integrada de Recursos Humanos no setor privado e no setor público. 
  • Experiência profissional como Assistente Social no setor privado. 
  • Integrou os Órgãos Sociais da Associação Portuguesa de Management. 
  • Integrou o grupo de membros fundadores da Associação de Mestres em Gestão de Recursos Humanos, Universidade do Minho. 
Rosângela Biano de Souza

Rosângela Souza

  • Mais de 19 anos dedicados à área de Serviço Social, Aprendizagem Educacional e Qualidade de Vida e Bem-Estar.
  • Pós Graduação em SGI – Gestão Integrada da Qualidade, Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social
  • Pós Graduação em Saúde Mental e Psiquiatria
  • Prática solidificada em   EAP- Employee Assistance Program / Programa de Apoio ao empregado – Serviço Social Outsorcing
  • Especializações em Gestão de Projetos Sociais
  • Especialista em Emprego Apoiado e Diversidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência.
  • Especialista em Concepções Atuais de Educação Profissional, Mediadora em Orientação Profissional e Empregabilidade e Técnicas de Trabalho em Equipe e Colaboração.

Informações