Revista
A Atlântico Business Journal foi criada como ferramenta de um plano estratégico com vista à publicação e promoção de produção científica, não só da Escola Superior de Negócios Atlântico – Atlântico Business School, mas também de outros produtores de conhecimento sendo deste modo um instrumento não só de divulgação, mas também de promoção e dinamização dessa produção científica.
Desta forma, a revista científica que é revista por pares (double-blind peer review) com edições anuais, pretende crescer e ganhar nome na comunidade académica e empresarial como forma de divulgar a produção científica feita nas temáticas da gestão, empreendedorismo, turismo, marketing, recursos humanos e economia digital.
Livros
Em 2006, a Escola Superior de Negócios Atlântico, lançou a sua própria editora, a Espaço Atlântico – Publicações e Marketing, que pretende por um lado apoiar os alunos da instituição, por outro fomentar a investigação e as publicações e, ainda, assumir uma posição com reconhecido prestígio no meio académico e empresarial, através do desenvolvimento de uma linha editorial na área do Business and Economics.
Esta editora pretende, deste modo, ser um polo catalisador que agrega docentes e alunos na produção de conhecimento científico culminando na publicação de um livro com a chancela Espaço Atlântico – Publicações e Marketing.
Entre as publicações efetuadas, salientam-se as duas coleções produzidas por Estudantes e Docentes da ABS: a Coleção “Casos da ABS” e a Coleção “Estudos Aplicados da ABS”.
A Coleção “Casos da ABS” tem até ao momento dois títulos publicados
Coleção “Estudos Aplicados da ABS”
- Bulhosas O Futuro é Digital?
- Intertráfego Norte, Pensado Além Fronteiras…
- Bee Consulting
- IESF dinamizado pelo ecossistema Atlanticidades
- A internet como fator determinante na mudança dos investimentos em Marketing
- As Apps Móveis alteraram o acesso ao Fitness, à Saúde e ao Bem-estar geral. O impacto destas alterações para a Indústria do Fitness em Portugal.
- Caso CVCL
- B & Barbosa, SI ao serviço da gestão
- Autover: Objetivo Qualidade Total
- Manoel Poças Júnior – Vinhos, S.A.
- Ancestra Comunicação – Projeto DGREE
- Colégio Heliântia – Um Pilar na Comunidade
- Crescimento em tempo de contração económica
- Mário Luso, Uma tradição no século XXI
- Projeto de internacionalização para países lusófonos
- Internacionalização da Dermoestética para Angola
- Inovar para Competir
- Recuperar o mercado da Casa Académica
- Caso Marca FLUX
- Vias para a Internacionalização
- Captar e Reter Talento
- “A iluminar o Futuro” Caso: CEVE – Produção própria de energia
- Incrementar Visibilidade
- Diversificação de Mercados
- Atlântico Business Research: Produzir o Conhecimento para o Mundo
- Dinamização da Tecnologia Cloud
- Produção Científica na Atlântico Business School
- Adaptação à Lei Brasileira de Privacidade de Dados (LGPD)
A Coleção “Estudos Aplicados da ABS” tem até ao momento 28 Estudos publicados podendo ser consultadas mediante solicitação pelo preenchimento do seguinte formulário:
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Case Studies
O ESTUDO DE CASO faz parte da génese da ABS e esta metodologia assenta num desenho metodológico rigoroso, partindo de um problema iniciado com “porquê” ou “como” e onde estão muito claros os objetivos e o enquadramento teórico da investigação. O problema de seguida decompõe-se em proposições e estas, por sua vez, em questões orientadoras. Depois são ainda identificadas(s) unidade(s) de análise e é feito o desenho dos instrumentos de recolha da informação. Efetua-se à posteriori o necessário registo e classificação da informação a partir das múltiplas fontes de evidência, procede-se à triangulação da informação para dar resposta às questões orientadoras e, por fim, filtra-se criticamente a problemática estudada com os elementos conceptuais teóricos que fundamentaram o estudo.
A intervenção termina sempre com a análise retrospetiva dos conceitos e modelos, do avanço do Conhecimento conseguido, das implicações a nível Empresarial, das limitações do trabalho de investigação efetuado e de perspetivas de futuros desenvolvimentos de investigação.
Estas metodologias permitem estudar o objeto (caso) no seu contexto real, utilizando múltiplas fontes de evidência (qualitativas e quantitativas) e enquadra-se numa lógica de construção de Conhecimento, incorporando a subjetividade do investigador.
A aplicação da metodologia de Estudo de Caso atinge o seu apogeu na unidade curricular CASOS DE ESTRATÉGIA que finaliza todos os cursos da Escola e está na base de uma intensa dinâmica entre a ABS e o meio empresarial, constituindo um excelente exemplo das atividades de Investigação Aplicada da instituição.
A unidade curricular baseia-se na deteção e resolução de um Caso por um grupo de alunos, em conjunto com uma empresa, representada pelo Monitor, apoiados por Tutores/Docentes da ABS. Os alunos têm de detetar um Problema que a empresa tenha ou uma Oportunidade a aproveitar, e ajudar a empresa a resolver o Caso (propor soluções para o Problema ou estratégias para transformar a Oportunidade em ganhos efetivos para a empresa) e fornecer orientações em relação à implementação da resolução.
A unidade curricular tem várias etapas, durante as quais os Estudantes desenvolvem diferentes trabalhos de Investigação Aplicada e, no final, entre outros outputs, entregam um Relatório de Análise e Recomendações às Empresas. Tendo como objetivo uma reflexão sobre os conceitos e modelos estudados e sobre o Conhecimento gerado pela sua aplicação, os Estudantes têm também que desenvolver um Case Study onde, paralelamente com a resolução do Caso, apresentam as metodologias utilizadas, efetuam uma análise crítica da aplicabilidade dos modelos, refletem sobre o Conhecimento obtido e sobre a sua importância para a gestão Empresarial, apontando pistas para um eventual aprofundamento dos temas. No final, efetuam uma Apresentação Pública perante um júri composto por empresários e quadros de empresas.
Além disso, têm de preparar a participação da Empresa numa Feira de Empresas, e representá-la durante a Feira, discutindo o seu Caso com um Júri de avaliação externo ao ESNA, composto por empresários e quadros de Empresas. No final, as Empresas elaboram um “Testemunho Escrito” e em Vídeo com a sua opinião sobre o projeto.
Ao abrir-se desta forma, a ABS passa a funcionar em Ciclo Aberto, sujeitando-se à avaliação e validação externa. A interação com o meio empresarial serve, simultaneamente, para adequar o ciclo de estudos e as suas atividades à evolução do contexto Empresarial e para validar as metodologias adotadas e os resultados dos processos de aprendizagem.
Os Relatórios e CASE STUDIES – consultar lista de Case Studies aqui – foram distribuídos por uma centena Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior e Centros de Investigação, podendo ser consultadas mediante solicitação pelo preenchimento do seguinte formulário:
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Atas do Atlântico Business Summit
- Ata do Atlântico Business Summit – 2017
- Ata do Atlântico Business Summit – 2018
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- Ata do Atlântico Business Summit – 2020
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