A Espaço Atlântico (EA) foi criada em 1990, no âmbito do então Grupo Banco Português do Atlântico (BPA), com o objetivo de se constituir como uma Escola de Negócios no estilo anglo-saxónico, vocacionada para as áreas Financeira, Fiscal e de Comércio Internacional, com especial preocupação na qualidade e na modernidade do Ensino. Sedeada no Norte do País, esta Escola de Negócios deveria funcionar como polo aglutinador de competências académicas e empresariais, promovendo um salto qualitativo para o tecido empresarial português, tendo granjeado uma reputação de excelência e rigor sob a liderança do Dr. Miguel Cadilhe.
Atualmente, a EA pretende ser uma Escola Total de Gestão, constituindo-se num espaço familiar onde a aprendizagem contínua se estende ao longo da vida.
A empresa tem como Missão oferecer formação de forma modular e planeada, no sentido de permitir que cada aluno, ao longo da vida, possa escolher aquilo que quer aprender e de que forma pretende aprender, em que momento quer aprender e com quem pretende aprender, sendo todo o processo de aprendizagem feito de forma absolutamente sinergética e integrada.
Como Princípios delineadores da sua atividade a EA procura:
- Dinamizar um ecossistema baseado no poder de interatividade e de cooperação do e-Business;
- Fomentar uma cultura organizacional de e-Business sustentada em valores de confiança e em estratégias de inovação;
- Desenvolver uma estratégia de e-Business inspirada e focalizada no Cliente;
- Implementar processos e sistemas de e-Business para transformar os dados em informação, conhecimento e estratégias de excelência;
- Construir uma arquitetura tecnológica para suportar e dinamizar a estratégia de e-Business.
Os Valores assentam em quatro pressupostos chave: Excelência, Rigor e Qualidade na formação ministrada, Inovação e Responsabilidade.
Hoje, a Espaço Atlântico desenvolve-se em torno de quatro vetores essenciais, com um funcionamento autónomo, mas sinergético:
- A Formação de caráter Académico, conducente a Grau ou profissionalizante, corporizada na ABS (Escola Superior de Negócios Atlântico – Atlântico Business School);
- A Consultoria e Investigação Aplicada, incluindo as atividades de I&D, centralizada no NPME (Núcleo de Apoio a PME), o Centro de Investigação da ABS;
- O 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário, no CH (Colégio Heliântia);
- A Qualificação e a Formação, estruturante e especializada, não conducente a Grau, destinada a pessoas individuais ou a empresas e seus quadros, organizada em torno do CDC (Centro de Desenvolvimento de Competências);
ESQUEMA DAS ÁREAS DE ATIVIDADE DA ESPAÇO ATLÂNTICO
O Projeto Educativo Científico e Cultural da Escola Superior de Negócios Atlântico (ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL) baseia-se na FILOSOFIA BUSINESS SCHOOL, na linha das melhores tradições anglo saxónicas, com dois caracteres distintivos:
- Business School: a estrutura curricular, os objetivos de aprendizagem, as metodologias de ensino e avaliação, caracterizam-se por serem essencialmente práticos, vocacionais e técnicos, orientados profissionalmente e focalizados na realidade, no “saber fazer”, na inovação e resolução de problemas concretos; existe, naturalmente, um suporte teórico, mas o objetivo final do processo é essencialmente aplicado, com vista ao exercício de atividades de gestão e à aplicação desses conhecimentos às atividades do respetivo perfil profissional, e, nos seus estágios mais avançados, à obtenção de uma especialização de natureza profissional;
- PME: apesar das técnicas da gestão serem genéricas, podendo ser aplicadas tanto a multinacionais como a microempresas, procura-se preparar os jovens para se inserirem na Comunidade e no ambiente empresarial que os rodeia, constituído essencialmente por PME.
A qualidade distintiva do Ensino e da Investigação na ABS está patente no funcionamento real da Escola, na efetiva reputação dos seus Cursos, mas também:
- nos meios, recursos e formatos ao dispor de Professores, Investigadores e Estudantes;
- na capacidade de acolhimento da comunidade académica, em instalações atraentes e com significado, que proporcionem o conforto e a adaptação às necessidades mais prementes que os mais avançados métodos de ensino exigem;
- na oferta de meios tecnológicos e científicos modernos e eficazes;
- no prestígio, saber e disponibilidade dos Professores, Orientadores e Investigadores;
- na ligação permanente e manifesta entre Docentes e Estudantes, permitindo a troca sã de pontos de vista e uma auscultação permanente da recetividade de medidas e decisões;
- nas metodologias utilizadas, replicando casos concretos em organizações reais, convidando o Aluno à inovação e a um trabalho constante de análise crítica e de aplicação na realidade dos conceitos apreendidos e das técnicas desenvolvidas, de acordo com a sua vocação e interesse;
- na permanente presença de uma forte componente de Estágio ou de Projetos de Investigação concretos nos curricula académicos, reforçando a componente aplicada da aprendizagem;
- na ligação efetiva às Empresas, patente na celebração de protocolos de cooperação com as Empresas mais representativas da Região e do País, em todos os domínios da atividade;
- na Investigação Aplicada (IA) da ABS, que se destina sempre a proporcionar às Empresas ferramentas e capacidades acrescidas para a competitividade e a inovação, contribuindo assim para a sua sustentabilidade económica, social e ecológica;
- na ligação efetiva às Instituições Académicas mais inovadoras do País e do Mundo, mantendo a troca de experiências e a construção de projetos concretos;
- na ligação à Comunidade e nas preocupações de índole cultural, em permanente contacto com as forças vivas da região em que se insere, procurando dinamizar e contribuir para a sua evolução saudável;
- no contacto com outras realidades e experiências académicas e empresariais do Mundo, em geral, e da diáspora portuguesa, em especial.
Pretende-se que os Estudantes da ABS saibam analisar problemas concretos na vida empresarial, sejam competentes para investigar, selecionar, tratar e analisar de forma crítica a informação relevante, estejam habilitados para fundamentar as suas decisões e pareceres publicamente, e mantenham uma constante vontade e disponibilidade para continuar a aprendizagem ao longo da sua vida. Os Estudantes deverão também desenvolver competências de gestão emocional e relacionamento interpessoal, contribuindo decisivamente para a melhoria das dinâmicas de grupo na empresa e para a eficiência da gestão.
Embora os OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM variem de curso para curso, pretende-se de uma forma geral que os Estudantes desenvolvam capacidades para:
- Conhecer com detalhe a estruturação da informação numa Organização, promover a eficácia na utilização dessa Informação, tomando decisões e formulando juízos próprios, fundamentados nos conhecimentos obtidos ao longo da sua formação académica e numa análise crítica permanente, mantendo-se permeável, quer à experiência colhida, quer ao conhecimento contínuo dos melhores saberes e práticas em uso.
- Pensar estrategicamente sobre um Negócio ou Empresa, incluindo conhecer os formatos de elaboração de Diagnósticos sobre as situações que se lhe deparam, recorrendo às metodologias mais avançadas, construir cenários prospetivos assentes e estruturados, propondo alterações de rumo consistentes.
- Atuar com desenvoltura no ambiente empresarial, utilizando os conhecimentos obtidos num processo e inovação constante, mantendo o rigor científico na IA.
- Utilizar com proficiência as ferramentas informáticas mais avançadas, disponíveis para o exercício das atividades da Gestão, incluindo instrumentos colaborativos e de produtividade.
- Agir no interesse dos seus clientes, dos seus empregadores e dos seus negócios, gerindo empresas e investimentos, no respeito pela Lei, valorizando o trabalho honesto e remunerado com justiça.
- Dirigir-se a públicos vastos ou restritos, de especialistas ou não, utilizando linguagem apropriada, fundamentando as suas opiniões ou decisões em sólidos argumentos de carácter técnico, científico e empírico.
- Conhecer as implicações económicas e sociais dos fenómenos e acontecimentos nacionais e internacionais, projetando efeitos sobre a sua própria atividade, as atividades dos seus clientes e empregadores, emitindo opiniões e pareceres fundamentados sobre esses acontecimentos e implicações.
- Reconhecer que a aprendizagem não se esgota em determinado período formativo, estando consciente que os conhecimentos obtidos durante o seu Curso podem e devem ser atualizados, aprofundados ao longo da sua vida, quer através do prosseguimento de estudos académicos, quer através de formação contínua de carácter profissional e especializada.
A Escola Superior de Negócios Atlântico (ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL) é um agente dinamizador do conhecimento científico no âmbito das Ciências Empresariais. A sua MISSÃO fundamental, presente em toda a atividade académica e formativa, consiste em contribuir ativamente para o Crescimento Económico e o Bem-estar social, promovendo a Sustentabilidade das Empresas, ao nível Económico, Social e Ecológico.
Os principais contributos da ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL para este desígnio residem:
- na vontade e no esforço permanente em dotar o Tecido Empresarial Português de Quadros Superiores, detentores de uma formação estruturada, de qualidade e relevante nas Ciências Empresariais, comportando uma sólida componente científica, aliada a uma real componente prática, alicerçada na exposição permanente do Aluno à realidade das Empresas;
- na capacidade de oferecer às Empresas os resultados de um esforço de Investigação Aplicada nos domínios das Ciências Empresariais, com a finalidade de contribuir para dotar as Empresas, sobretudo as PME que se situam no Norte de Portugal, com a robustez e as competências necessárias para a inovação, a competitividade e a internacionalização;
- na preparação dos seus Estudantes, Docentes e Investigadores para a intervenção, através da Investigação Aplicada e da Consultoria, nos modos de funcionamento das Empresas, colocando o seu saber e experiência ao serviço da inovação e competitividade;
- no impulso do Empreendedorismo, enquanto motor para o crescimento económico, do emprego, da geração de riqueza e do bem-estar social;
- na permanente ligação à Comunidade local, assumindo-se como um centro de saberes e competências, colaborando com os atores locais (Câmaras, Associações, Empresas, etc.) na dinamização das atividades da região;
- na incorporação de princípios de conexão com o Mundo, procurando constituir-se como elo de ligação à diáspora portuguesa no mundo, de uma forma geral, e aos PALOP, de uma forma especial, perspetivando o Mercado Global como o destino evidente das iniciativas e decisões empresariais dos Quadros formados pela ABS e das empresas do seu Ecossistema.
No desempenho do seu papel de agente dinamizador do conhecimento científico aplicado no âmbito da gestão, a ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL desenvolveu um sistema de ensino orientado à promoção de Pessoas com competências úteis para satisfazer necessidades, desafios e oportunidades empresariais. A inserção na Comunidade, com preocupações de índole cultural, e a orientação para a realidade do tecido empresarial, incluindo a criação de um Ecossistema Empresarial, constituem a sua preocupação fundamental. Essa contínua Focalização no Cliente-empresa demonstra-se diariamente nos formatos do ensino, essencialmente vocacional e técnico, no trabalho dos estudantes, na atividade de Consultoria e Investigação Aplicada, baseada na ligação efetiva às empresas e à Comunidade através de protocolos e laços concretos.
A orientação para a realidade das Empresas, que acentua um carácter de aplicabilidade constante da aprendizagem e do saber, constitui o traço distintivo mais forte da ABS, sustentado de forma assumida no conceito de ESCOLA DE NEGÓCIOS (BUSINESS SCHOOL).
A ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL posiciona-se como um agente dinamizador do conhecimento científico no âmbito das Ciências Empresariais, de acordo com as orientações estratégicas traçadas pela entidade instituidora.
Nestes termos, a ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL prossegue, entre outros, os seguintes objetivos específicos:
- A formação humana, cultural, científica e técnica, em geral, e, em especial, a formação científica e técnica de gestores e quadros superiores das e para as empresas e outras organizações, através de ciclos de estudo de graduação, especialização e pós-graduação, de acordo com as necessidades reais e específicas do País;
- A elaboração de diagnósticos para empresas e consequente elaboração e execução de planos de formação adequados;
- A adoção de programas inovadores de ensino e de estruturas curriculares adequadas às necessidades de desenvolvimento do País;
- A realização de investigação orientada, a publicação de trabalhos e a divulgação dos conhecimentos e da inovação científica nas áreas que constituem o objeto da sua atividade;
- A prestação de serviços à comunidade;
- A transferência de conhecimento para a sociedade em que se insere e com a qual colabora, em especial para o setor empresarial;
- A promoção e concretização do intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras;
- A cooperação internacional, designadamente no espaço europeu e dos países de língua oficial portuguesa.
Na prossecução dos objetivos enunciados, a ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL adota as práticas necessárias ao constante aperfeiçoamento das suas realizações, nos domínios da investigação, ensino e formação, tendo em vista a consolidação da sua atividade de estabelecimento de Ensino Superior Politécnico não integrado em ligação direta e dinâmica com as empresas e demais organizações.