Contabilidade e Fiscalidade para PMEs

O curso visa a qualificação Técnico/a Superior Profissional Contabilidade e Fiscalidade para PMEs apto a colaborar no departamento contabilístico e fiscal de uma PME, com competências quer ao nível da contabilidade geral, quer ao nível da contabilidade de gestão, conhecendo o enquadramento legal da atividade da PME e as implicações financeiras das decisões tomadas.

Atividades Principais

  • Planear, organizar e executar de forma autónoma a contabilidade financeira de uma PME
  • Planear, organizar e executar de forma autónoma a contabilidade gestão de uma PME
  • Preparar, apresentar e interpretar as principais peças de relato financeiro
  • Assegura os procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações fiscais
  • Participar no desenvolvimento de politicas de gestão fiscal numa PME
  • Implementar modelos de gestão de stocks numa empresa (contabilidade de gestão)
  • Implementar modelos de balanced scorecard numa PME
  • Participar na gestão económico financeira de uma PME
  • Elaborar um plano de negócios
  • Preparar a documentação necessária ao cumprimento das obrigações legais, incluindo a documentação necessária para auditorias contabilísticas e fiscais, de acordo com as orientações dos órgãos de gestão

 

Principais resultados da aprendizagem:

  • Colaborar nos diferentes processos de gestão de PMEs, incluindo os processos de inovação e o lançamento de novos projetos ou empreendimentos
  • Calcular taxas de financiamentos e investimentos
  • Utilizar a estatística e e análise de dados como ferramenta de gestão
  • Comunicar de diferentes formas e para diferentes públicos, incluindo a utilização de expressões internacionais na área da gestão e o recurso ás novas formas de comunicação na era digital
  • Aplicar as técnicas de controlo da ansiedade e stress e de gestão de emoções
  • Utilizar as técnicas facilitadoras do trabalho em equipa
  • Conhecer o enquadramento legal dos negócios de PMEs
  • Analisar uma PME do ponto de vista financeiro, incluindo a interpretação dos principais documentos financeiros
  • Estabelecer articulação das normas contabilísticas com as normas fiscais.
  • Identificar exigências fiscais associados às PMEs
  • Organizar, gerir e reportar informação relativa ao cumprimento das obrigações fiscais
  • Aplicar o Sistema Normalização Contabilística no registo das operações contabilísticas
  • Reportar o produto do processo contabilístico através da preparação adequada de um conjunto demonstrações financeiras
  • Utilizar aplicações informáticas especificas de contabilidade e fiscalidade
  • Aplicar os pressupostos e os modelos da contabilidade de gestão
  • Preparar os documentos necessários para auditorias contabilísticas e fiscais
  • Promover a gestão do conhecimento e a inovação numa PME
  • Elaborar um plano de negócios

Princípios e técnicas de gestão de empresas | 3 ECTS

Inovação e Empreendedorismo | 3 ECTS

Matemática aplicada à gestão | 6 ECTS

Técnicas de Comunicação | 6 ECTS

Gestão Emocional e Dinâmicas de Grupo | 6 ECTS

Contabilidade I | 6 ECTS

Contabilidade II  | 6 ECTS

Direito dos Negócios | 3ECTS

Finanças da Empresa | 3 ECTS

Gestão Fiscal (IRS) | 6 ECTS

Gestão Fiscal (IRC) | 6 ECTS

Gestão Fiscal (IVA)  | 6 ECTS

Análise de Casos em Contabilidade e Fiscalidade para PMEs | 30ECTS

Formação em Contexto de Trabalho | 30 ECTS

Regime

  • Diurno
  • Pós-Laboral

Locais de Funcionamento

  • Vila Nova de Gaia
  • Porto

Propinas

  • 115€ / mês

Coordenador Miguel Jorge Rodrigues de Magalhães