O curso visa a qualificação Técnico/a Superior Profissional em Estratégias e Práticas de Internacionalização para PME, apto a colaborar no departamento de comércio internacional, com competências específicas na área da negociação e gestão de vendas.
Atividades Principais
- Interpretar os dados económicos de cada mercado e aplicá-los no plano estratégico de internacionalização de uma PME.
- Selecionar e usar os métodos e técnicas de gestão de PMEs mais adequados a cada mercado, privilegiando sempre posturas de inovação
- Selecionar os meios de comunicação adequados a cada mercado.
- Utilizar técnicas de gestão emocional em equipas de vendas para a abordagem a novos mercados.
- Compreender as diferenças entre o mercado digital e o offline.
- Conceber estratégias de desenvolvimento internacional de PMEs, em geral, e do comércio internacional, em especial
- Identificar e aplicar os instrumentos de apoio à Internacionalização de PMEs em geral, e do comércio em especial
- Aplicar técnicas de “boas práticas” de comércio internacional a PMEs
- Utilizar práticas de benchmarking relativas a casos de sucesso de Internacionalização de PMEs
- Elaborar diagnósticos proactivos à gestão de uma PME
- Interpretar o marketing-mix dos mercados atuais e dos mercados potenciais para PMEs
- Elaborar planos de negócios que suportem modelos estratégicos para a área de comércio internacional de uma PME
Principais resultados da aprendizagem
- Identificar e avaliar as especificidades dos mercados-alvo
- Aplicar ferramentas da gestão, incluindo a matemática financeira
- Utilizar métodos e técnicas de pesquisa de mercado
- Dominar as ferramentas da comunicação
- Comunicar de diferentes formas e para diferentes públicos
- Utilizar métodos e técnicas de vendas através do “digital business”
- Elaborar um plano estratégico para a comercialização para o exterior e um plano de negócios para a suportar
- Identificar e avaliar o risco potencial inerente a cada mercado
- Formular uma estratégia de marketing-mix a cada mercado
- Posicionar e ajustar o marketing-mix a cada mercado
Carreiras
Algumas saídas profissionais:
- Técnico Comercial especializado em Comércio Internacional
- Técnico de Marketing especializado em Comércio Internacional
- Técnico de organizações com departamentos internacionais, públicas ou privadas
Princípios e técnicas de gestão de empresas | | 3 ECTS |
Inovação e Empreendedorismo | | 3 ECTS |
Matemática aplicada à gestão | | 6 ECTS |
Técnicas de Comunicação | | 6 ECTS |
Gestão Emocional e Dinâmicas de Grupo | | 6 ECTS |
Economia Digital e Negócios na Internet | | 6 ECTS |
Marketing | | 6 ECTS |
Marketing Internacional | | 6 ECTS |
Estratégias de Desenvolvimento Internacional | | 6 ECTS |
Estruturas e Instrumentos de Apoio à Internacionalização | | 6 ECTS |
Práticas e Técnicas de Comercio Internacional | | 6 ECTS |
Análise de Casos de Gestão Comercial e Internacionalização de PME | | 30 ECTS |
Formação em Contexto de Trabalho | | 30 ECTS |
Ângela Ornelas
Teresa Mendes
Empregabilidade
A ABS, no âmbito do seu Sistema Interno de Garantia de Qualidade, monitoriza regularmente a situação face ao emprego dos seus diplomados, traduzindo-se os resultados no 2020-21 Relatório Diplomados – Empregabilidade.
O Portal InforCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso.
Progressão de Estudos
Os diplomados deste Curso Técnico Superior Profissional podem candidatar-se à(s) seguinte(s) licenciatura(s) com dispensa de prova de ingresso e com equivalências até 50%:
Regime de Funcionamento
- Horário: Laboral
- Edição 2023/24: Inicio outubro
Locais de Funcionamento
- Porto