Estratégias e Práticas de Internacionalização para PME

O curso visa a qualificação Técnico/a Superior Profissional em Estratégias e Práticas de Internacionalização para PME, apto a colaborar no departamento de comércio internacional, com competências específicas na área da negociação e gestão de vendas.

Atividades Principais

  • Interpretar os dados económicos de cada mercado e aplicá-los no plano estratégico de internacionalização de uma PME.
  • Selecionar e usar os métodos e técnicas de gestão de PMEs mais adequados a cada mercado, privilegiando sempre posturas de inovação
  • Selecionar os meios de comunicação adequados a cada mercado.
  • Utilizar técnicas de gestão emocional em equipas de vendas para a abordagem a novos mercados.
  • Compreender as diferenças entre o mercado digital e o offline.
  • Conceber estratégias de desenvolvimento internacional de PMEs, em geral, e do comércio internacional, em especial
  • Identificar e aplicar os instrumentos de apoio à Internacionalização de PMEs em geral, e do comércio em especial
  • Aplicar técnicas de “boas práticas” de comércio internacional a PMEs
  • Utilizar práticas de benchmarking relativas a casos de sucesso de Internacionalização de PMEs
  • Elaborar diagnósticos proactivos à gestão de uma PME
  • Interpretar o marketing-mix dos mercados atuais e dos mercados potenciais para PMEs
  • Elaborar planos de negócios que suportem modelos estratégicos para a área de comércio internacional de uma PME

Principais resultados da aprendizagem

  • Identificar e avaliar as especificidades dos mercados-alvo
  • Aplicar ferramentas da gestão, incluindo a matemática financeira
  • Utilizar métodos e técnicas de pesquisa de mercado
  • Dominar as ferramentas da comunicação
  • Comunicar de diferentes formas e para diferentes públicos
  • Utilizar métodos e técnicas de vendas através do “digital business”
  • Elaborar um plano estratégico para a comercialização para o exterior e um plano de negócios para a suportar
  • Identificar e avaliar o risco potencial inerente a cada mercado
  • Formular uma estratégia de marketing-mix a cada mercado
  • Posicionar e ajustar o marketing-mix a cada mercado

Carreiras

Algumas saídas profissionais:

  • Técnico Comercial especializado em Comércio Internacional
  • Técnico de Marketing especializado em Comércio Internacional
  • Técnico de organizações com departamentos internacionais, públicas ou privadas
Princípios e técnicas de gestão de empresas | 3 ECTS
Inovação e Empreendedorismo | 3 ECTS
Matemática aplicada à gestão | 6 ECTS
Técnicas de Comunicação | 6 ECTS
Gestão Emocional e Dinâmicas de Grupo | 6 ECTS
Economia Digital e Negócios na Internet | 6 ECTS
Marketing | 6 ECTS
Marketing Internacional | 6 ECTS
Estratégias de Desenvolvimento Internacional | 6 ECTS
Estruturas e Instrumentos de Apoio à Internacionalização | 6 ECTS
Práticas e Técnicas de Comercio Internacional | 6 ECTS
Análise de Casos de Gestão Comercial e Internacionalização de PME | 30 ECTS
Formação em Contexto de Trabalho | 30 ECTS

Ângela Ornelas
Teresa Mendes

Empregabilidade

A ABS, no âmbito do seu Sistema Interno de Garantia de Qualidade, monitoriza regularmente a situação face ao emprego dos seus diplomados, traduzindo-se os resultados no 2020-21 Relatório Diplomados – Empregabilidade.

O Portal InforCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso.

Progressão de Estudos

Os diplomados deste Curso Técnico Superior Profissional podem candidatar-se à(s) seguinte(s) licenciatura(s) com dispensa de prova de ingresso e com equivalências até 50%:

Regime de Funcionamento

  • Horário: Laboral

  • Edição 2023/24: Inicio outubro

Locais de Funcionamento

  • Porto

Pedido de Informação