Estratégias e Práticas de Internacionalização para PMEs

O curso visa a qualificação Técnico/a Superior Profissional em Estratégias e Práticas de Internacionalização para PMEs, apto a colaborar no departamento de comércio internacional, com competências específicas na área da negociação e gestão de vendas.

 

Atividades Principais

  • Interpretar os dados económicos de cada mercado e aplicá-los no plano estratégico de internacionalização de uma PME.
  • Selecionar e usar os métodos e técnicas de gestão de PMEs mais adequados a cada mercado, privilegiando sempre posturas de inovação
  • Selecionar os meios de comunicação adequados a cada mercado.
  • Utilizar técnicas de gestão emocional em equipas de vendas para a abordagem a novos mercados.
  • Compreender as diferenças entre o mercado digital e o offline.
  • Conceber estratégias de desenvolvimento internacional de PMEs, em geral, e do comércio internacional, em especial
  • Identificar e aplicar os instrumentos de apoio à Internacionalização de PMEs em geral, e do comércio em especial
  • Aplicar técnicas de “boas práticas” de comércio internacional a PMEs
  • Utilizar práticas de benchmarking relativas a casos de sucesso de Internacionalização de PMEs
  • Elaborar diagnósticos proactivos à gestão de uma PME
  • Interpretar o marketing-mix dos mercados atuais e dos mercados potenciais para PMEs
  • Elaborar planos de negócios que suportem modelos estratégicos para a área de comércio internacional de uma PME

 

Principais resultados da aprendizagem:

  • Identificar e avaliar as especificidades dos mercados-alvo
  • Aplicar ferramentas da gestão, incluindo a matemática financeira
  • Utilizar métodos e técnicas de pesquisa de mercado
  • Dominar as ferramentas da comunicação
  • Comunicar de diferentes formas e para diferentes públicos
  • Utilizar métodos e técnicas de vendas através do “digital business”
  • Elaborar um plano estratégico para a comercialização para o exterior e um plano de negócios para a suportar
  • Identificar e avaliar o risco potencial inerente a cada mercado
  • Formular uma estratégia de marketing-mix a cada mercado
  • Posicionar e ajustar o marketing-mix a cada mercado

Princípios e técnicas de gestão de empresas |3 ECTS

Inovação e Empreendedorismo | 3 ECTS

Matemática aplicada à gestão | 6 ECTS

Técnicas de Comunicação | 6 ECTS

Gestão Emocional e Dinâmicas de Grupo | 6 ECTS

Economia Digital e Negócios na Internet | 6 ECTS

Marketing | 6 ECTS

Marketing Internacional | 6 ECTS

Estratégias de Desenvolvimento Internacional | 6 ECTS

Estruturas e Instrumentos de Apoio à Internacionalização | 6 ECTS

Práticas e Técnicas de Comercio Internacional | 6 ECTS

Análise de Casos de Gestão Comercial e Internacionalização de PMEs | 30 ECTS

Formação em Contexto de Trabalho | 30 ECTS

Regime

  • Diurno
  • Pós-Laboral

Locais de Funcionamento

  • Vila Nova de Gaia
  • Porto

Coordenador Miguel Jorge Rodrigues de Magalhães