Gestão de Vendas e Marketing PME

O curso visa a qualificação Técnico/a Superior Profissional de Gestão de Vendas e Marketing para PME apto a colaborar no departamento comercial de uma PME, com competências específicas para a liderança e gestão de equipas de vendas e a condução de processos negociais.

Atividades Principais

  • Promover o enquadramento legal dos negócios de PMEs no âmbito nacional e internacional.
  • Colaborar nos diferentes processos de gestão de equipas de vendas em PMEs, com realce para a criação de mecanismos que potenciam a inovação
  • Implementar sistemas de comunicação de PMEs adequados ao mercado
  • Aplicar as técnicas de venda e negociação.
  • Gerir com diferenciação produtos de serviços.
  • Aplicar ferramentas motivacionais flexíveis a uma força de vendas em PMEs
  • Gerir atividades de marketing estratégico e operacional para PMEs
  • Conceber uma política de marketing e vendas a nível nacional e internacional para PMEs e acompanhar a sua aplicação.
  • Colaborar nos processos de internacionalização de uma PME, incluindo a elaboração de um Plano de Negócios de suporte a estratégias comerciais

Principais resultados da aprendizagem

  • Colaborar nos diferentes processos de gestão de equipas de vendas
  • Realizar atividades de planificação de marketing estratégico e operacional
  • Implementar sistemas de comunicação orientados ao mercado
  • Aplicar as atuais técnicas de venda e negociação
  • Gerir com diferenciação produtos de serviços
  • Compreender e aplicar nos seus comportamentos os princípios de liderança e motivação
  • Comunicar de diferentes formas e para diferentes públicos
  • Liderar equipas de vendas, tendo em consideração a dimensão emocional, incutindo uma postura de inovação
  • Identificar o enquadramento legal dos negócios de PMEs no âmbito nacional e internacional
  • Colaborar nos processos de internacionalização de uma PME, em especial na área comercial
  • Calcular taxas de financiamento e investimento
  • Utilizar a estatística e a análise de dados como instrumento de gestão
  • Colaborar nos diferentes processos de gestão de PMEs, incluindo a elaboração de planos de negócios

Carreiras

Algumas saídas profissionais:

  • Apoio às Direções de Departamentos Comerciais e de Marketing
  • Técnico Comercial
  • Assistente de Marketing
  • Gestor de Equipas de Vendas
  • Empreendedorismo – criação do próprio negócio
Princípios e técnicas de gestão de empresas | 3 ECTS
Inovação e Empreendedorismo | 3 ECTS
Matemática aplicada à gestão | 6 ECTS
Técnicas de Comunicação | 6 ECTS
Gestão Emocional e Dinâmicas de Grupo | 6 ECTS
Gestão de Equipas de Vendas | 6 ECTS
Técnicas de Venda e Negociação | 6 ECTS
Marketing de Serviços | 6 ECTS
Marketing Internacional | 6 ECTS
Marketing Relacional | 6 ECTS
Motivação e Liderança | 6 ECTS
Análise de Casos em Gestão de Vendas e Marketing para PME | 30 ECTS
Formação em Contexto de Trabalho | 30 ECTS

Ângela Ornelas
Teresa Mendes

Empregabilidade

A ABS, no âmbito do seu Sistema Interno de Garantia de Qualidade, monitoriza regularmente a situação face ao emprego dos seus diplomados, traduzindo-se os resultados no 2020-21 Relatório Diplomados – Empregabilidade

Portal InforCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso.

Progressão de Estudos

Os diplomados deste Curso Técnico Superior Profissional podem candidatar-se à(s) seguinte(s) licenciatura(s) com dispensa de prova de ingresso e com equivalências até 50%:

Regime de Funcionamento

  • Horário: Laboral

  • Edição 2023/24: Inicio outubro

Locais de Funcionamento

  • Porto

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