Gestão de Vendas e Marketing PMEs

O curso visa a qualificação Técnico/a Superior Profissional de Gestão de Vendas e Marketing para PMEs apto a colaborar no departamento comercial de uma PME, com competências específicas para a liderança e gestão de equipas de vendas e a condução de processos negociais.

Atividades Principais

  • Promover o enquadramento legal dos negócios de PMEs no âmbito nacional e internacional.
  • Colaborar nos diferentes processos de gestão de equipas de vendas em PMEs, com realce para a criação de mecanismos que potenciam a inovação
  • Implementar sistemas de comunicação de PMEs adequados ao mercado
  • Aplicar as técnicas de venda e negociação.
  • Gerir com diferenciação produtos de serviços.
  • Aplicar ferramentas motivacionais flexíveis a uma força de vendas em PMEs
  • Gerir atividades de marketing estratégico e operacional para PMEs
  • Conceber uma política de marketing e vendas a nível nacional e internacional para PMEs e acompanhar a sua aplicação.
  • Colaborar nos processos de internacionalização de uma PME, incluindo a elaboração de um Plano de Negócios de suporte a estratégias comerciais

 

Principais resultados da aprendizagem:

  • Colaborar nos diferentes processos de gestão de equipas de vendas
  • Realizar atividades de planificação de marketing estratégico e operacional
  • Implementar sistemas de comunicação orientados ao mercado
  • Aplicar as atuais técnicas de venda e negociação
  • Gerir com diferenciação produtos de serviços
  • Compreender e aplicar nos seus comportamentos os princípios de liderança e motivação
  • Comunicar de diferentes formas e para diferentes públicos
  • Liderar equipas de vendas, tendo em consideração a dimensão emocional, incutindo uma postura de inovação
  • Identificar o enquadramento legal dos negócios de PMEs no âmbito nacional e internacional
  • Colaborar nos processos de internacionalização de uma PME, em especial na área comercial
  • Calcular taxas de financiamento e investimento
  • Utilizar a estatística e a análise de dados como instrumento de gestão
  • Colaborar nos diferentes processos de gestão de PMEs, incluindo a elaboração de planos de negócios

Princípios e técnicas de gestão de empresas | 3 ECTS

Inovação e Empreendedorismo | 3 ECTS

Matemática aplicada à gestão | 6 ECTS

Técnicas de Comunicação | 6 ECTS

Gestão Emocional e Dinâmicas de Grupo | 6 ECTS

Gestão de Equipas de Vendas | 6 ECTS

Técnicas de Venda e Negociação | 6 ECTS

Marketing de Serviços | 6 ECTS

Marketing Internacional | 6 ECTS

Marketing Relacional | 6 ECTS

Motivação e Liderança | 6 ECTS

Análise de Casos em Gestão de Vendas e Marketing para PMEs | 30 ECTS

Formação em Contexto de Trabalho | 30 ECTS

Regime

  • Diurno
  • Pós-Laboral

Locais de Funcionamento

  • Vila Nova de Gaia
  • Porto

Coordenador Elizabeth de Magalhães Serra