Licenciatura

Os ciclos de estudos de Licenciatura têm a duração de 3 anos (a que correspondem 180 ECTS) e têm como objetivo permitir aos alunos:

  • Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão numa área de formação
  • Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional;
  • Capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de formação e de construção e fundamentação da sua própria argumentação;
  • Capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na sua área de formação, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
  • Competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
  • Competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Estes cursos, uma vez concluídos, conferem o grau académico de licenciado de nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações.

 

O acesso e ingresso aos cursos de Licenciatura pode ser efetuado através de diferentes formas e está sujeito a regulamentação própria de acesso e ingresso no Ensino Superior – conhecer formas de ingresso aqui

 

A ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL oferece, atualmente, o curso de licenciatura em GESTÃO FINANCEIRA E FISCAL.

O curso de Licenciatura alia as caraterísticas básicas do ensino Business School às vantagens da adoção das recomendações emanadas pelo Processo de Bolonha.

Os alunos contam com o regime de tutoria, no qual docentes prestam todo o acompanhamento necessário ao longo da vida académica.

A licenciatura em Gestão Financeira e Fiscal confere aos alunos que pretendam habilitar-se à inscrição no exame da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) equivalência ao estágio profissional.

OBJETIVO Formar profissionais, com conhecimentos genéricos de gestão, e conhecimentos especializados na área de finanças e fiscalidade. A partir da formação obtida no ensino secundário, o estudante irá, progressivamente, explorá-la, adquirindo conhecimentos e técnicas cada vez mais avançados, tendo a possibilidade de, em componentes selecionadas na área de especialização escolhida, atingir níveis de conhecimento de ponta.

PROVAS DE INGRESSO Economia ou Matemática ou Português

SAÍDAS PROFISSIONAIS O Licenciado em “Gestão Financeira e Fiscal” detém fortes competências e conhecimentos no âmbito das Ciências Empresariais, com especial ênfase nas vertentes financeira e fiscal. Terminada a sua formação, o Licenciado saberá analisar problemas concretos na vida empresarial, com conhecimentos muito específicos ao nível financeiro e fiscal, será competente para investigar, selecionar e tratar informação relevante, quer no ambiente externo, quer no interior da organização em que exerce as suas funções, estará habilitado para fundamentar as suas decisões e pareceres publicamente, comunicando com grandes públicos e com audiências restritas, de especialistas ou não, mantendo a vontade e disponibilidade para continuar a aprendizagem ao longo da sua vida.

Ateliers de Comunicação

Gestão Emocional e Dinâmica de Grupo

Economia da Empresa

Contabilidade I

Gestão de Empresas

Marketing

Mercados Financeiros

Métodos e Técnicas em Economia e Finanças

Contabilidade II

Direito dos Negócios

Gestão Fiscal (IRS)

Finanças da Empresa

Contabilidade de Gestão

Análise da Informação e Controlo de Riscos

Disciplina de Opção

Gestão Fiscal (IRC)

Sistemas de Informação de Gestão

Gestão de Recursos Humanos

Gestão Financeira

Disciplina de Opção

DISCIPLINAS DE OPÇÃO

Gestão Fiscal IVA

Marketing de Serviços

Economia Digital e Negócios da Internet

Casos de Estratégia

Seminários

Análise Financeira

Gestão Comercial e Técnicas de Negociação

Avaliação de Empresas

Finanças Internacionais

Direito Internacional

Políticas Macroeconómicas

Comércio Internacional

Inovação e Empreendedorismo

Análise de Dados

Estruturas e Instrumentos de Apoio à Internacionalização

Estágio

O Curso está estruturado com a lógica de existirem:

  • Disciplinas de Suporte – fornecendo metodologias e técnicas em 3 áreas: cultura económica, áreas comportamentais e métodos quantitativos.
  • Disciplinas de Base – a estrutura central do curso, fornecendo a educação de base em todas as áreas necessárias para um gestor de empresas.
  • Disciplinas de Especialização na área financeira e fiscal:
    • disciplinas obrigatórias, na área da contabilidade, área das finanças e área da fiscalidade.
  • Estágio – culminando o processo de integração do aluno na área das finanças e fiscalidade essa integração vai sendo feita de forma crescente ao longo do curso, pelo desenvolvimento de trabalhos aplicados, visita a empresas e contacto com empresários convidados em diferentes disciplinas, e culmina com um ano de imersão na vida empresarial com o desenvolvimento de projetos, preparando o aluno para a gestão na área financeira; o Estágio é aceite pela OCC*, cumprindo os requisitos para efeitos de estágio em processos de admissão à OCC.
    • disciplinas de opção, permitindo aos alunos especializar-se nas áreas de sua preferência.

 

  • Coordenador   João Paulo Peixoto