Unidades e Núcleos de Investigação

Há mais de 25 anos que, paralelamente ao ensino, a Atlântico Business School desenvolve uma intensa atividade de consultoria empresarial tendo criado uma rede de empresas (ecossistema empresarial) que, dada a solidez e qualidade do trabalho efetuado, associados aos numerosos eventos realizados na Escola (Seminários, Feira de Empresas, Jantares-Debate, etc.), criaram uma ligação forte e sustentável de onde fazem parte inúmeras empresas e Associações da região norte.

Em 2004, a atividade de consultoria da Atlântico Business School e a sua interação com as empresas foram centralizados num Centro de Estudos denominado NPME – Núcleo de Apoio à Gestão de PMEs. O NPME funcionava como um Centro Autónomo, com estatutos e órgãos de gestão próprios. A gestão do NPME foi entregue a um grupo de docentes com competências multidisciplinares, conjugando a competência académica com uma forte experiência profissional.

Em determinado momento os responsáveis dessas empresas foram desafiando os docentes responsáveis pelo NPME para corporizarem a relação numa entidade autónoma da Atlântico Business School, onde todas as empresas pudessem intervir. Surgiu então a ideia de criar uma Associação que centralizasse toda esta intensa atividade.

Em 2015, perante essas solicitações, com a anuência e o apoio da Direção da Atlântico Business School, os docentes autonomizaram o Núcleo e projetaram a Associação “ATLBC – Centro de Investigação Aplicada para a Inovação e Sustentabilidade em PMEs”. Esta Associação tem como associados os docentes da Atlântico Business School, ligados ao NPME e as Empresas que fazem parte dessa rede.

Simultaneamente, foi criada a “ADECE – Associação para o Desenvolvimento de Consultoria Aplicada em Ciências Empresariais”, congregando empresas do ecossistema da ABS; centralizando parte dos projetos financiados da atividade de Investigação e Consultoria.

A ATLBC e a ADECE são Associações que têm por objetivo apoiar a atividade empresarial, em geral, e a sustentabilidade das empresas, em particular, estimulando a iniciativa privada, o empreendedorismo, a inovação, a investigação e a formação, promovendo o desenvolvimento da economia de mercado, a criação de riqueza e uma melhor prestação de contributos à comunidade em todos os aspetos socioeconómicos da atividade empresarial.

A ABS é ainda responsável pela gestão dos 2 ninhos de Empresas e é sócio e membro da Direção da “INOVAGAIA – Centro de Incubação de Base Tecnológica” de Vila Nova de Gaia, uma associação de direito privado sem fins lucrativos.

A INOVAGAIA é uma instituição de referência no fomento do empreendedorismo e no apoio ao tecido económico de Vila Nova de Gaia. No Centro de Incubação de Empresas, no Parque Tecnológico de S. Félix da Marinha, a INOVAGAIA apoia, pela via da incubação, os candidatos a empreendedores, com potencial de crescimento, proporcionando-lhes um ambiente propício à concretização dos seus projetos empresariais. Simultaneamente, dá grande atenção ao tecido empresarial já instalado em Vila Nova de Gaia, tanto na vertente de desenvolvimento nacional, como no apoio à internacionalização, utilizando as ferramentas de aconselhamento de gestão e financeiras de que dispõe. A captação de investimento estrangeiro para o concelho é, também, uma das prioridades da INOVAGAIA.